Instagram está de cara nova e valoriza ainda mais o e-commerce

Neste ano o Instagram completou 10 anos. E para celebrar a nova idade em grande estilo — e também para não perder mais espaço para o TikTok —, a rede social ganhou novas funcionalidades e passou por várias alterações de layout que favorecem ainda mais o e-commerce.

De novos formatos de anúncio à atualizações da Loja do Instagram, o app está constantemente apresentando novos recursos para as marcas e influenciadores digitais.

Mas, o que será que motivou todo esse investimento? Simples: a possibilidade de ganhar mais dinheiro! O Instagram é uma empresa que visa lucro. Quanto mais tempo os usuários gastam dentro da plataforma, e quanto mais receita eles geram, melhor.

Além disso, o Instagram também percebeu o óbvio: a pandemia mudou tudo. Nos últimos meses, aumentamos o uso de internet e redes sociais, passamos a trabalhar em casa e alteramos completamente nosso jeito de comprar. 

Instagram de cara nova

Em novembro a tela inicial do aplicativo ficou de cara nova, ganhou novos ícones, abas, recursos e se tornou uma nova modalidade de eShop.

A vantagem de todas essas atualizações é que cada vez mais as empresas podem divulgar e vender seus produtos, utilizando, por exemplo, o Instagram Shopping, algo semelhante ao Google Shopping.

Acompanhe as principais mudanças que ocorreram no mês passado.

1 – As guias Reels e Loja na tela inicial

Um redesenho da tela inicial do Instagram agora adiciona uma guia Reels e Shopping ao menu inferior, substituindo a câmera e os atalhos de atividade para todos os usuários. O acesso a essas opções foi movido para o topo da tela inicial, ao lado do ícone Instagram Direct. 

A guia Reels replica uma experiência semelhante ao TikTok, abrindo automaticamente em um vídeo postado por qualquer conta pública. A atualização reflete a oferta do Instagram para oferecer aos criadores mais exposição e promover o formato de vídeo curto.

2 – Tags de produto disponíveis para anúncios 

Agora as marcas já podem adicionar tags de produtos às postagens do Instagram, além de poder adicioná-los também aos anúncios. Quando clicadas, essas tags permitem que as pessoas vejam detalhes do produto, adicionem-no em uma lista de desejos ou façam uma compra através do Instagram Checkout (por enquanto a opção está disponível apenas nos Estados Unidos). 

3 – Instagram expande limite de lives

A última atualização do Instagram Live permite que os criadores de conteúdo e as marcas transmitam por até quatro horas ininterruptas e dá a eles até 30 dias para salvar a gravação. Uma seção denominada “Ao vivo agora” também aparecerá em breve na guia Explorar.

4 – Instagram Guias chega para todos

O recurso lembra um pouco um blog post e permite a criação de um espaço de curadoria no perfil, com a possibilidade de reunir publicações, produtos ou lugares de um tema específico e organizá-los em um único arquivo. A nova ferramenta foi lançada em maio de 2020 para instituições de saúde mental e bem-estar selecionados, mas só em novembro ele ficou disponível para todos os celulares Android e iPhone (iOS).

O novo ícone, assim como IGTV e Reels, aparece no perfil apenas depois da criação do primeiro Guia. A imagem de capa das pastas são personalizáveis. Antes de clicar, é possível ver o nome e a quantidade de publicações, locais ou produtos indicados no post. O conteúdo também pode ser compartilhado via Stories ou Direct. Além disso, as coleções destinadas a recomendações de produtos podem figurar em um espaço exclusivo no Instagram Shop ou uma seção de destaque na aba Explorar.

Adaptação

E apesar da resistência de muitas pessoas, as atualizações estão aí e o jeito é se adaptar. Especula-se que todas essas mudanças podem acabar afastando os usuários mais antigos. Principalmente porque postar suas fotos e memórias no feed do seu perfil passou a ser uma tarefa mais complicada visualmente. 

E então, qual será a sua estratégia para aproveitar todas essas novas funcionalidades, divulgar corretamente a sua marca através das redes sociais e fazer negócios através do Instagram?

O post Instagram está de cara nova e valoriza ainda mais o e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Instagram está de cara nova e valoriza ainda mais o e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages