Um sistema de gestão é um programa de computador que lhe ajuda a cuidar das atividades da sua empresa.
Em tempos tecnológicos, esse recurso precisa fazer parte da evolução de um negócio. Afinal, na medida em que a empresa vai crescendo, algumas necessidades aparecem exigindo a adoção de novas tecnologias.
O uso de um bom software, por sua vez, auxilia na realização de funções diárias dentro do ambiente corporativo, incluindo nos negócios online. Sendo assim, vou explicar a importância do uso de um bom sistema de gestão e dar algumas dicas.
Por que a sua empresa precisa de um sistema de gestão?
Assim como em qualquer outro modelo de negócio, o dia a dia de uma loja online contém vários processos. Seja o gerenciamento financeiro, estoque de produtos, divulgação da marca ou entregas.
Em e-commerces com um grande volume de vendas dar conta manualmente de todas as atividades diárias é um grande desafio.
Por isso, aconselho automatizar alguns processos com sistemas especializados. Por meio deles é possível agilizar demandas, integrar setores e coletar informações precisas que aumentarão a produtividade.
O que esse sistema deve apresentar?
Existem alguns pontos a serem considerados na escolha de um software de gestão. Tais pontos devem ser analisados com cuidado na hora de escolher o melhor programa.
Primeiro, preze pela segurança de dados, atente-se à estrutura necessária para instalação dele e faça uma análise sobre o custo benefício.
Certifique-se também de que o software é responsivo e verifique se a interface é de fácil operação. Caso contrário, será necessário dar um treinamento aos colaboradores.
Além disso, um bom sistema de gestão deve integrar:
- Controles financeiro e de estoque;
- Cadastro e controle de clientes e fornecedores;
- Relatórios de vendas, contábeis, etc.
- Emissão de NF-e, NFS-e e NFC-e.
Como fazer a escolha de um bom software?
Digamos que você vende produtos de paisagismo e quer aumentar as vendas de alguns deles — como certas ferramentas de jardinagem, pedras para jardim ou ornamentos de decoração. Afinal, você identificou que eles estão parados no estoque.
Essa identificação ocorreu porque o software da loja mostrou os indicadores do estoque que são registrados mensalmente. Portanto, a escolha do software deve se atentar a tal recurso.
O ideal é buscar um programa que mastigue o conteúdo necessário e o transforme em relatórios financeiros detalhados, sem a necessidade de fazer cálculos. Assim, os custos de contratar uma assessoria contábil para fazer esse serviço são descartados mesmo no começo do negócio.
Busque pelo sistema ERP
O Enterprise Resource Planning (ERP) são softwares de gestão capazes de tornar quase toda a sua rotina no escritório automatizada. Imagine as inúmeras planilhas financeiras e os cálculos tributários que existe dentro de uma empresa, havendo, muitas vezes, a necessidade da terceirização do financeiro?
Um bom sistema de gestão anula este gasto. Com o ERP é possível acessar e atualizar dados de todos os setores da empresa em tempo real. Ele pode ser usado em várias áreas e também é super adaptável a diferentes realidades de cada negócio online.
Além disso, a implantação de um software ERP auxilia em processos de gestão da folha de pagamento, administrar contas a pagar e a receber, monitorar vendas, fazer a relação de cargas tributárias e auxiliar o RH na gestão do departamento.
Tudo isso por meio de um controle remoto e integrado.
Utilização de ferramentas CRM
Customer Relationship Management (CRM) são ferramentas voltadas à gestão do relacionamento com o cliente. Elas organizam e fornecem informações importantes sobre o cliente que você já possui. Com essas ferramentas, é possível saber:
- Quanto o seu cliente comprou;
- Quais são os produtos ou os serviços que ele consome;
- Com qual frequência ele compra;
- Quais são os clientes inadimplentes e as formas de pagamentos.
Esses softwares permitem um atendimento mais personalizado e focado nas necessidades do cliente. Consequentemente, é mais fácil atender plenamente aos seus desejos e também oferecer novos serviços.
Utilização de aplicativos
Como estou falando sobre a importância de implantar bons softwares no seu e-commerce, o ideal é utilizar aplicativos que possam lhe ajudar nas vendas, no marketing e facilite a acessibilidade do cliente.
Uma das principais ideias de um aplicativo é auxiliar o cliente em casos de preenchimento de formulários, por exemplo. Aqui, vale pesquisar por uso de aplicativos que possam te ajudar nisso e que sejam ligados ao seu sistema de gestão.
Outro exemplo são as mídias sociais. Sim, elas podem ser reconhecidas como ferramentas de gestão a partir do momento em que contribuem para a divulgação e expansão do seu negócio.
Sendo assim, elas podem e devem ser contempladas pelos recursos do software de gestão.
Procure colocar essas ideias em prática!
Antes de escolher a melhor opção de sistema é necessário fazer um estudo aprofundado sobre programas, softwares e aplicativos. E, só então, entender aquele que se encaixa dentro do seu e-commerce.
Seja criativo e tenha em mente que hoje em dia estamos todos conectados — e existem formas mais práticas de desenvolver trabalhos e projetos. Por isso, incorpore a simplicidade nas suas atividades.
O post Entenda a importância dos sistemas de gestão para o seu negócio online apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Entenda a importância dos sistemas de gestão para o seu negócio online. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário