Entenda a importância dos sistemas de gestão para o seu negócio online

Um sistema de gestão é um programa de computador que lhe ajuda a cuidar das atividades da sua empresa. 

Em tempos tecnológicos, esse recurso precisa fazer parte da evolução de um negócio. Afinal, na medida em que a empresa vai crescendo, algumas necessidades aparecem exigindo a adoção de novas tecnologias. 

O uso de um bom software, por sua vez, auxilia na realização de funções diárias dentro do ambiente corporativo, incluindo nos negócios online. Sendo assim, vou explicar a importância do uso de um bom sistema de gestão e dar algumas dicas.

Por que a sua empresa precisa de um sistema de gestão?

Assim como em qualquer outro modelo de negócio, o dia a dia de uma loja online contém vários processos. Seja o gerenciamento financeiro, estoque de produtos, divulgação da marca ou entregas.

Em e-commerces com um grande volume de vendas dar conta manualmente de todas as atividades diárias  é um grande desafio. 

Por isso, aconselho automatizar alguns processos com sistemas especializados. Por meio deles é possível agilizar demandas, integrar setores e coletar informações precisas que aumentarão a produtividade.  

O que esse sistema deve apresentar?

Existem alguns pontos a serem considerados na escolha de um software de gestão. Tais pontos devem ser analisados com cuidado na hora de escolher o melhor programa.

Primeiro, preze pela segurança de dados, atente-se à estrutura necessária para instalação dele e faça uma análise sobre o custo benefício.

Certifique-se também de que o software é responsivo e verifique se a interface é de fácil operação. Caso contrário, será necessário dar um treinamento aos colaboradores.

Além disso, um bom sistema de gestão deve integrar:

  • Controles financeiro e de estoque;
  • Cadastro e controle de clientes e fornecedores;
  • Relatórios de vendas, contábeis, etc.
  • Emissão de NF-e, NFS-e e NFC-e.

Como fazer a escolha de um bom software?

Digamos que você vende produtos de paisagismo e quer aumentar as vendas de alguns deles — como certas ferramentas de jardinagem, pedras para jardim ou ornamentos de decoração. Afinal, você identificou que eles estão parados no estoque.

Essa identificação ocorreu porque o software da loja mostrou os indicadores do estoque que são registrados mensalmente. Portanto, a escolha do software deve se atentar a tal recurso.

O ideal é buscar um programa que mastigue o conteúdo necessário e o transforme em relatórios financeiros detalhados, sem a necessidade de fazer cálculos. Assim, os custos de contratar uma assessoria contábil para fazer esse serviço são descartados mesmo no começo do negócio. 

Busque pelo sistema ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP) são softwares de gestão capazes de tornar quase toda a sua rotina no escritório automatizada. Imagine as inúmeras planilhas financeiras e os cálculos tributários que existe dentro de uma empresa, havendo, muitas vezes, a necessidade da terceirização do financeiro?

Um bom sistema de gestão anula este gasto. Com o ERP é possível acessar e atualizar dados de todos os setores da empresa em tempo real. Ele pode ser usado em várias áreas e também é super adaptável a diferentes realidades de cada negócio online.

Além disso, a implantação de um software ERP auxilia em processos de gestão da folha de pagamento, administrar contas a pagar e a receber, monitorar vendas, fazer a relação de cargas tributárias e auxiliar o RH na gestão do departamento. 

Tudo isso por meio de um controle remoto e integrado. 

Utilização de ferramentas CRM

Customer Relationship Management (CRM) são ferramentas voltadas à gestão do relacionamento com o cliente. Elas organizam e fornecem informações importantes sobre o cliente que você já possui. Com essas ferramentas, é possível saber:

  • Quanto o seu cliente comprou;
  • Quais são os produtos ou os serviços que ele consome;
  • Com qual frequência ele compra;
  • Quais são os clientes inadimplentes e as formas de pagamentos.

Esses softwares permitem um atendimento mais personalizado e focado nas necessidades do cliente. Consequentemente, é mais fácil atender plenamente aos seus desejos e também oferecer novos serviços.

Utilização de aplicativos

Como estou falando sobre a importância de implantar bons softwares no seu e-commerce, o ideal é utilizar aplicativos que possam lhe ajudar nas vendas, no marketing e facilite a acessibilidade do cliente.

Uma das principais ideias de um aplicativo é auxiliar o cliente em casos de preenchimento de formulários, por exemplo. Aqui, vale pesquisar por uso de aplicativos que possam te ajudar nisso e que sejam ligados ao seu sistema de gestão.

Outro exemplo são as mídias sociais. Sim, elas podem ser reconhecidas como ferramentas de gestão a partir do momento em que contribuem para a divulgação e expansão do seu negócio.

Sendo assim, elas podem e devem ser contempladas pelos recursos do software de gestão. 

Procure colocar essas ideias em prática!

Antes de escolher a melhor opção de sistema é necessário fazer um estudo aprofundado sobre programas, softwares e aplicativos. E, só então, entender aquele que se encaixa dentro do seu e-commerce.

Seja criativo e tenha em mente que hoje em dia estamos todos conectados — e existem formas mais práticas de desenvolver trabalhos e projetos. Por isso, incorpore a simplicidade nas suas atividades.

O post Entenda a importância dos sistemas de gestão para o seu negócio online apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Entenda a importância dos sistemas de gestão para o seu negócio online. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages