9 estratégias para e-commerces venderem mais no Natal

Para um e-commerce, descobrir como vender mais no Natal passa por duas ações-chave: planejamento e estratégia. Mesmo sendo um período em que os consumidores já estão mais dispostos a comprar, você pode turbinar as vendas implementando novidades, promoções e investindo em divulgação e na experiência do usuário.

Para este ano, em um contexto de pandemia, o Natal do e-commerce deve ter números mais surpreendentes do que os anteriores. Afinal, o brasileiro descobriu como é simples e prático comprar online.

Você já começou a se preparar para vender mais neste Natal? Para ver os índices de 2020 apresentarem crescimento nominal, reuni algumas dicas práticas que podem aumentar as vendas no seu e-commerce. Confira nove estratégias!

1 – Mudanças visuais no e-commerce

Pequenas mudanças do site são uma das táticas para aumentar as vendas. Considere adicionar banners sobre a data na página principal e nas de categorias, assim como inserir alguma menção natalina no seu logo.

A ideia da otimização do layout é tornar a navegação simplificada, permitir que os clientes encontrem rapidamente os produtos e incentivar a recompra.

2 – Banner de contagem regressiva

O banner de contagem regressiva no site funciona bem no varejo online. Isso porque desperta o senso de urgência do consumidor. Essa sensação do cronômetro girando pode ser o que faltava para turbinar as vendas no final de ano.

Outro gatilho de urgência é comunicar sobre a escassez do produto. Lembre-se que raridade implica valor. Portanto, quando você informa que restam poucas unidades de um item, o cliente associa a promoção à uma oportunidade imperdível e se torna mais propenso a converter.

3 – Promoção ‘compre e ganhe’

Brindes são um estímulo para a compra. Afinal, funcionam como uma forma de fidelização e valorizam o produto. Você pode presentear clientes antigos e novos, compras acima de um valor ou pedidos de produtos de uma marca específica.

4 – Descrições de produtos

Reescreva as descrições dos produtos relacionados ao Natal e inclua referências de artigos que sejam interessantes para presentear. Para fazer isso, procure palavras-chave que tenham relação com a data.

Crie uma lista com as palavras que seus potenciais clientes buscariam no Google para as compras de Natal. Leve em consideração os produtos que você terá em estoque para a data.

5 – Mobile first

Adapte toda a navegação do site para que o acesso via mobile seja fluido, descomplicado e sem interrupções. Reduza o número de banners e imagens para deixar o site leve e elimine os pop-ups, que tendem a atrapalhar o usuário.

6 – Avaliações dos clientes

As avaliações dos produtos feitas por clientes auxiliam na credibilidade do site e na tomada de decisão do consumidor. Por isso, estimule os compradores a escreverem suas opiniões. Você pode automatizar um e-mail para ser enviado alguns dias depois que pedido tiver sido entregue.

7 – Campanhas de e-mail

O e-mail marketing vai funcionar para comunicar o lançamento de produtos e ofertas; enviar cupons de desconto; pedir um feedback sobre uma compra; ser um lembrete para artigos deixados no carrinho; e oferecer conteúdos de valor que auxiliam o cliente na jornada de compra.

Crie campanhas que envolvam o seu público e estimulem a compra. Neste caso, o tom de voz pode ter um pouco de humor ou mexer com a emoção — tudo vai depender da sua persona.

8 – Campanhas com influenciadores

marketing de influência pode trazer ótimo retorno para a sua marca. Analise quem os seus consumidores admiram, de quais produtores de conteúdo consomem informações e como é o engajamento do público com o influenciador.

Tenha um objetivo claro para a sua campanha (conversão, branding, lançamento de produto) para mensurar o retorno do investimento.

9 – Guia de presentes

Um guia de compras natalinas é uma ideia ótima e útil para o consumidor. Para que essa estratégia funcione, produza um conteúdo rico e completo que realmente auxilie o cliente nas compras.

O foco do conteúdo deve estar alinhado com a sua persona. Você pode trabalhar com temas sobre faixas de preços de presentes, categorias de produtos e perfil da pessoa presenteada.

Todas essas dicas têm potencial para fazer o seu e-commerce vender mais no Natal. Faça um planejamento, combine duas ou mais ideias e prepare-se para o sucesso!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 9 estratégias para e-commerces venderem mais no Natal. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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