Formulário de Captura: saiba como aumentar a conversão das suas landing pages

Você sabia que o formulário de captura pode influenciar diretamente na conversão das suas landing pages?

Isso acontece pois essa é uma das partes mais sensíveis da sua página de captura. 

Quando o assunto são os dados pessoais do seu visitante, é comum que ele hesite no primeiro momento. 

O que de fato vai fazer com que ele prossiga com o preenchimento do seu formulário é a certeza de que ele está em um ambiente seguro e que essas informações são realmente necessárias.

Se você está se perguntando como aumentar a conversão das suas landing pages a resposta é muito simples. 

Você pode começar montando um formulário eficiente e bem estruturado. 

Dessa forma, você consegue os dados necessários para nutrir o seu visitante e futuramente convertê-lo em lead, sem criar objeções por pedir informações desnecessárias ou muito pessoais. 

Nesse artigo, eu te conto o que você precisa saber para criar um formulário de captura que irá te ajudar no aumento da conversão da sua landing page. 

Você vai ver: 

  • O que é um formulário de captura;

  • Dicas para um formulário eficiente;

  • Como criar um formulário de captura.

Tudo o que você precisa fazer é continuar lendo esse artigo até o final. 

Vamos?

O que é um formulário de captura?

Imagine a seguinte situação:

Você está navegando pela internet e encontra um site que te promete um e-book com todos os segredos do marketing digital, por exemplo, de forma 100% gratuita. 

A única coisa que você precisa fazer é preencher alguns campos no site e pronto, você será redirecionado para uma página de download ou receberá um e-mail com o link para baixar o material. 

É uma situação bem comum hoje em dia, não é mesmo? 

Esses campos que você acabou de preencher compõe o formulário de captura de leads na landing page, que serve justamente para coletar dados que futuramente serão utilizados para conversão dos leads adquiridos em clientes.

E após preencher esses campos, o usuário tem acesso liberado ao conteúdo prometido. 

É como uma moeda de troca, o visitante do site informa os dados e recebe um conteúdo exclusivo como recompensa.

Com os dados cedidos pelo visitante, você poderá nutri-lo aos poucos enviando materiais similares ao ofertado anteriormente para que no futuro você o converta em um cliente do seu negócio.  

Essa é uma estratégia muito utilizada para ofertar e-books, vídeos e outros conteúdos ricos exclusivos.   

Na prática, o formulário de captura é bem simples e não exige que dados muito pessoais sejam apresentados. 

Mas, se você deseja fazer com que o seu visitante preencha seu formulário é importante prestar atenção em alguns detalhes que são fundamentais para que ele tome essa decisão. 

Agora que você já entendeu o que é um formulário de captura, vou te contar o que você precisa saber para não cometer erros nessa etapa tão importante para a atração do seu público alvo. 

7 dicas para um formulário de captura mais eficiente 

Muita gente gasta mais tempo se esforçando para deixar a sua landing page visualmente atrativa, trabalha uma boa CTA, mas acabam se esquecendo de que o formulário é a parte mais sensível da conversão.

Todo usuário da internet que já quis consumir um conteúdo gratuíto, em algum momento, passou por um formulário de captura. 

A grande questão aqui é… esse usuário foi adiante ou desistiu do conteúdo? 

O objetivo do seu formulário é adquirir dados relevantes do seu lead para que, futuramente, você possa nutrí-lo e transformá-lo em cliente.  

Para te auxiliar nessa etapa,  listei abaixo algumas dicas vão te ajudar na hora de montar um formulário de captura mais eficiente. Confira:

1. Informe a recompensa de forma clara

Por mais que a chamada já tenha informado o objetivo da sua landing page e o que o seu usuário irá ganhar como recompensa por preencher o formulário, é importante deixar bem claro na página de conversão qual é o benefício que o lead irá receber e como ele irá receber. 

Por exemplo, se você está ofertando um e-book é importante ilustrar a sua página com a capa deste material, informar qual é a finalidade dele, deixar claro qual é o meio de entrega e o formato (pdf, epub, entre outros).   

2. Peça apenas informações essenciais para a qualificação do seu lead

No exemplo acima, podemos ver uma ótima descrição da recompensa que o lead irá receber e como ele irá receber. 

No entanto, o formulário utilizado não é o mais indicado para garantir a conversão do seu visitante. 

Na hora de criar o seu formulário, é importante estar atento às informações que serão solicitadas já que esse é o primeiro passo no processo de aproximação do seu negócio com um potencial cliente. 

Pense comigo…

No início de toda boa relação, seja ela pessoal ou profissional, é importante saber respeitar o tempo das coisas. 

Esse é o primeiro contato do seu lead, por isso é importante que o seu formulário pergunte realmente o essencial. 

Suponhamos que você está oferecendo um e-book. Certamente você não vai precisar de mais informações do que o nome do visitante e o e-mail de contato para poder enviar o material com uma mensagem personalizada. 

Qualquer um que visitar a sua landing page, não irá se importar de ceder essas informações. 

Agora, veja bem… você acha realmente necessário solicitar o telefone de contato, cpf ou endereço residencial para que o usuário receba um e-book via e-mail? 

Esse excesso de informações desnecessárias podem assustar o seu visitante fazendo com que ele desista de concluir o cadastro. 

Lembre-se: quanto mais campos houver no formulário, maior as chances do seu lead desistir de preenchê-lo. 

3. Dê uma resposta imediata após o preenchimento do formulário

Se o seu formulário promete entregar um conteúdo exclusivo, envie o e-mail com o link para download do conteúdo imediatamente após o preenchimento do formulário.

4. Deixe claro para o seu lead que você não deseja enviar spam

Ninguém gosta de receber spam. Esse é um dos motivos pelo qual o usuário pode desistir de preencher o seu formulário. 

Por isso, é importante deixar claro as suas intenções ao pedir o e-mail do seu visitante. 

Junto ao formulário de captura, é necessário deixar um aviso de que você se compromete a não usar aquelas informações de contato para outros fins, muito menos para o envio de spam. 

Com a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é recomendado criar uma opção no seu formulário onde o visitante do seu site ateste o consentimento no uso desses dados para a finalidade alí esclarecida. 

Além atestar para o seu lead que você tem um compromisso para com os dados informados por ele no ato de preenchimento do formulário, você garante que esse é um ambiente seguro e ainda ganha pontos no relacionamento com esse possível cliente. 

Dica: escreva esse aviso de forma curta, clara e objetiva. Não é obrigatório incluir na sua página uma política de privacidade, apenas deixe claro qual é o seu objetivo com esses dados para tranquilizar o seu visitante. 

5. Evite fazer com que o usuário pense muito para preencher o formulário

Evite inserir campos de texto com perguntas abertas onde o usuário precisa pensar muito para responder. O ideal é fazer um formulário com perguntas objetivas onde ele não gaste muito tempo preenchendo.

Como ilustrado no exemplo abaixo, para que o visitante receba o checklist de criação de landing pages, nós só pedimos que ele informe o e-mail de contato. É bem simples. 

 

6. Atenção na usabilidade da sua página

Existem alguns erros de usabilidade que são comuns, mas que podem atrapalhar a conversão. 

Muita gente se preocupa com a parte estética da página de conversão e acaba ignorando, mesmo que inconscientemente, detalhes que fazem a diferença na hora do seu visitante tomar a decisão final.

Esteja atento aos detalhes para não perder a conversão: 

  • Opte por fontes de fácil leitura e compreensão;

  • Na hora de criar os campos deste formulário, reflita sobre a necessidade de cada um deles;

  • Crie uma chamada atraente para o botão da CTA. Essa é a sua chance final de garantir o cadastro do seu lead. 

7. Crie uma CTA atrativa

Além de um formulário objetivo, pensar em uma boa Call to Action que irá auxiliar na conversão da sua página é de extrema importância para garantir que o seu lead conclua o cadastro e garanta a recompensa. 

Confira o exemplo: 

 

Preparado para criar o seu próprio formulário de captura? 

Como criar um formulário de captura eficiente? 

Agora que você já entendeu o que é um formulário de captura e o que não pode faltar nele, está na hora de aprender na prática como criar um utilizando o Kicksend

Após acessar a sua conta no Klicksend, você deverá clicar no campo formulário. 

Depois, você deverá clicar na opção “novo formulário”. 

Agora, você deverá preencher os campos indicados na imagem abaixo.

No campo nome, você deverá adicionar o nome do seu formulário para que fique mais fácil de encontrá-lo na hora de mensurar os dados de conversão da sua página.

Tags são etiquetas que você coloca virtualmente nas pessoas da sua lista de contatos e que permitem que você as use como critério de segmentação. Nesse campo você deverá adicionar uma tag criada anteriormente

Para os campos página de confirmação pendente e página de confirmação de inscrição, o Klicksend cria páginas automáticas.

Caso você já tenha as suas próprias páginas criadas, basta clicar na opção exibir minha própria página e informar o link.

 Depois de realizar as configurações, você deverá clicar no botão “salvar e continuar”. 

Agora que você já salvou as suas configurações, o Klicksend te encaminha para a tela de customização dos campos do formulário. 

Aqui você irá escolher quais as perguntas que estarão no formulário da sua landing page. 

Lembre-se: escolha as perguntas que de fato são interessantes para esse momento e que irão auxiliar na conversão do visitante do seu site.

Depois disso, a página atualiza e te leva para a tela edição do e-mail de confirmação da inscrição com o conteúdo ofertado. Sendo possível utilizar o modelo padrão oferecido pela plataforma ou criar o seu próprio e-mail de confirmação. 

Depois de configurar o seu formulário, é preciso copiar o código que o Klicksend gera e incluí-lo na sua landing page

Para acessar o código, basta clicar no botão “ver código do formulário” e copiar o código que aparecerá na sua tela. 

Agora o seu formulário de captura está pronto. 

Viu como é fácil? 

Mão na massa

Nesse artigo eu te expliquei o que é um formulário de captura, te dei dicas do que não pode faltar no seu formulário e quais erros você deve evitar, além do passo a passo de como fazer um formulário. 

Agora é a hora de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos aqui colocando eles em prática. 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Formulário de Captura: saiba como aumentar a conversão das suas landing pages. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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