E-mail marketing para restaurantes: 6 dicas para começar 🍴

Aprender como usar e-mail marketing para restaurantes é uma das formas de manter contato com seus clientes, ampliar a experiência deles com a sua empresa e gerar melhores taxas de fidelização para seu negócio.

Com um ROI de $38 para cada $1 investido, muita gente acredita que o e-mail marketing funciona apenas para negócios B2B ou lojas online, entretanto, quando bem construída essa também é uma boa estratégia para restaurantes e outros tipos de empresa.

Por meio desse canal é possível criar um relacionamento contínuo com clientes e potenciais clientes, compartilhando informações como:

  • promoções, 
  • novidades sobre o cardápio, 
  • campanhas, 
  • eventos, 
  • datas especiais, 
  • descontos e mais. 

Mas, como usar todo o potencial do e-mail marketing a favor da sua empresa?  A seguir, apresentamos um passo a passo de como criar campanhas de e-mail marketing para restaurantes que sejam eficazes. Confira e anote nossas dicas. 

Email marketing para restaurantes

Para começar uma campanha de e-mail marketing para restaurante seis passos são fundamentais:

  1. Crie uma base de contatos
  2. Conheça seu público ideal e quais assuntos interessam a ele
  3. Defina uma periodicidade de envio das campanhas
  4. Conheça os diferentes tipos de e-mail marketing 
  5. Atenção ao conteúdo de cada e-mail
  6. Use uma ferramenta de disparo de e-mails

1. Crie uma base de contatos

O primeiro passo para qualquer empresa começar uma campanha de e-mail marketing é estabelecer canais de conversão de contatos, ou seja, espaços em que um potencial cliente poderá se cadastrar para receber suas mensagens. 

Em um universo em que 2 bilhões de emails são enviados diariamente, é importante que você ofereça razões suficientes para que seu cliente tenha interesse em se cadastrar para receber o seu conteúdo (isso sem falar no esforço que você deve fazer para que ele abra o seu e-mail, entre tantas mensagens recebidas ao longo de um dia). 

Entre as ações para gerar leads que você pode criar estão: 

  • geração de leads pelo Facebook,
  • criar conteúdos relevantes e compartilhá-los em landing pages em troca do contato do cliente. Esse conteúdo deve ser rico e relacionado ao seu negócio, bem como interessar ao cliente que frequenta, ou vai frequentar, seu restaurante (você pode fazer um manual da harmonização entre cerveja e tipos de carne, por exemplo), 
  • crie cupons de desconto que podem ser retirados mediante cadastro, 
  • no restaurante solicite que o cliente realize um breve cadastro para ser informado sobre as novidades do local, ofereça algo em troca, como uma sobremesa ou uma bebida por conta da casa, e mais. 

Essas são apenas algumas ideias de como conseguir mais leads para iniciar o envio de email marketing. 

Observação: evite formulários muito longos. Nome e email são suficientes para iniciar um relacionamento. Ao longo do contato com o cliente você pode buscar mais informações sobre ele em pesquisas, por exemplo. 

2. Conheça seu público ideal e quais assuntos interessam a ele

Entender quem é o seu público é o primeiro passo para qualquer campanha de marketing. É a definição do público que vai ajudar você a se comunicar de maneira eficiente sabendo o que falar, quando falar ou por onde falar. 

Mais do que dados demográficos como sexo e idade, preocupe-se em gerar informações sobre comportamentos e interesses. 

É bastante comum ouvir de donos de restaurantes que todo mundo é cliente em potencial porque, afinal, todo mundo come e bebe. 

Entretanto, esse tipo de discurso não vai te ajudar a criar uma comunicação efetiva com o público que realmente vai fazer sua cozinha trabalhar. Para te ajudar a definir seu público indicamos que acesse o artigo, Como criar personas para o seu negócio”. 

Vale a pena também assistir ao vídeo abaixo:

3. Defina uma periodicidade de envio das campanhas

Cuidado para não encher seus contatos de e-mails nem para perder o timming do relacionamento com eles. 

Para ter resultado com e-mail marketing é preciso dosar bem a periodicidade de envio de mensagens.

Considere o perfil de cliente e o valor das mensagens que você tem a compartilhar.

4. Conheça os diferentes tipos de e-mail marketing 

Existem diferentes tipos de e-mail marketing que podem ser usados para diferentes objetivos de comunicação com seus cliente, entre eles: 

  • email transacional, por exemplo, um e-mail de confirmação de reserva, 
  • compartilhamento de conteúdos relevantes, por exemplo, um e-mail com dicas para escolher o vinho ideal para um jantar entre amigos ou uma receita do seu restaurante para o cliente tentar replicar em casa ou ainda um vídeo de um dia na sua cozinha, 
  • e-mails promocionais com cupons de desconto, promoções como indicar um amigo, cartão fidelidade e mais. 

Isso tudo para dizer que no e-mail marketing para restaurantes não existe apenas um tipo de e-mail e que seus clientes estão interessados em conteúdos que vão além das suas promoções.

5. Atenção ao conteúdo de cada e-mail

Falando em conteúdo, é fundamental criar um e-mail marketing para restaurantes que siga as boas práticas na criação de email marketing. Entre elas estão:

  • a necessidade de criar títulos/assuntos atraentes para gerar maiores taxas de abertura de e-mail,
  • use boas imagens de produtos, afinal, você trabalha com comida e uma imagem fala mais que mil palavras, 
  • não coloque textos em formato de imagem pois pode dificultar a abertura do conteúdo,
  • inclua um CTA claro, único e atrativo, como “reserve sua mesa e ganhe um chopp”.

Se você está iniciando um trabalho de e-mail marketing para sua empresa ou para seus clientes, indicamos que conheça também nosso guia gratuito: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”

6. Use uma ferramenta de disparo de e-mails

Agora é hora de usar um disparador de e-mail marketing para o restaurante para enviar sua campanha com facilidade. 

Os softwares de automação de email são utilizados por 82% das empresas B2B e B2C e 320% mais receita é gerada por e-mails automatizados.

É por isso que a nossa dica é que você invista na contratação de uma ferramenta de automação de envio de e-mail marketing. 

Além de permitir que você crie uma campanha completa e muito eficiente, também otimiza o dia a dia da equipe para que ela possa gerar mias resultados. 

A ferramenta da LAHAR oferece uma série de funcionalidades para que você faça a gestão de leads e de clientes.

Confira como funciona a ferramenta de automação de e-mail marketing da LAHAR, no vídeo abaixo e entre em contato para saber o que podemos fazer pela sua empresa. 

O post E-mail marketing para restaurantes: 6 dicas para começar 🍴 apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre E-mail marketing para restaurantes: 6 dicas para começar 🍴. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages