SEO para e-commerce como vantagem competitiva

O SEO, ou melhor, a aplicação de técnicas de SEO continuamente para qualquer tipo de negócio que tenha presença online (como o sua loja virtual) é muito importante para melhorar ou manter o posicionamento do site nos resultados das ferramentas de busca como o Google ou Bing.

Ok, isso é fato e você já sabe. Será? Então responda primeiramente a essas 3 perguntas:

  • Você ou alguém da sua empresa pratica diariamente ações voltadas para SEO?
  • Age diariamente, nem que por alguns minutos, no intuito de conseguir links para seu site?
  • Realiza uma auditoria SEO a cada X meses para entender a atual situação do site e tomar ações de correção ou melhorias?

Se você pensa no SEO do seu site todos os dias você está no caminho certo.

Se você não tem tempo ou não tem pessoal para fazer isso TODOS os dias, você vai ficar para trás pois diversos concorrentes seus estão fazendo, tenha certeza. Quem sabe seja hora de buscar ajuda de uma consultoria em SEO. É apenas uma sugestão.

SEO ajudando na sustentabilidade do negócio

Incrivelmente, ainda em 2020 muitos empresários do e-commerce ainda não caíram na realidade e praticamente ignoram (ou não dão a devida atenção) a ferramenta mais importante (minha opinião) para a sustentabilidade do negócio digital no longo prazo: o SEO.

Obviamente se a ideia do negócio, a operação, custos, etc, não forem ideais, não é o SEO que vai salvar sua empresa. Porém, se tudo já estiver alinhado, ele pode ajudar muito. Afinal, quem está na frente nos resultados de busca tem vantagem gigante perante os concorrentes e colhe muitos frutos ($$$$$) diariamente.

Quando se fala em “sustentabilidade” do negócio se fala em fazer mais com menos. Resumindo, lucrar mais gastando menos (dinheiro, tempo ou mão de obra).

Depois de ter ajustando seu negócio (business) e arrumando a casa (SEO do site – principalmente nas categorias do ecommerce) você vai partir para a segunda fase, que é a de desenvolver conteúdo de qualidade para atrair links para seu site:

  • Artigos especiais no blog;
  • Guias e produtos bem específicos e incrivelmente completos;
  • Disponibilizar ferramentas grátis que tragam muito valor para quem for utilizar.

Estas são 3 formas básicas para preparar seu site para receber muitos links. Isso trará autoridade para seu domínio, possivelmente colocando seu site mais acima nos resultados de busca.

Então, qual a relação do SEO com a sustentabilidade do negócio?

É uma relação direta. Faça um trabalho bem pensado, trazendo real valor para as pessoas, que muitos sites vão apontar links para seus artigos, para suas ferramentas, trazendo benefício enorme no rankeamento, ou seja, fazendo você faturar muito mais com muito menos esforço.

Alguns cases SEO interessantes

Aqui no Brasil temos diversos casos de ótimos trabalhos desenvolvidos em SEO no e-commerce. Muitas vezes ocorre em nichos menores, mas que conseguem se destacar pelo belo trabalho realizado.

Um exemplo nacional interessante, dentre muitos outros, é da Cissa Magazine. De anos para cá, mesmo sendo uma empresa relativamente pequena (se comparada com as gigantes que dominam o setor), conseguiu avançar em nichos bem competitivos do mercado online — como celulares e eletrônicos em geral. Realizaram um ótimo trabalho de SEO onpage e offpage. Vale à pena dar uma olhada no site deles.

Existem muitos cases sobre SEO e um dos mais famosos, apesar de não ser de e-commerce, é o case SEO da Canva. Com ele podemos tirar algumas ricas lições e exemplos valiosos de como táticas SEO podem ajudar uma empresa a se tornar um gigante online.

Que estratégia fantástica a deles! Desde o início da empresa tiveram o SEO como pilar para seu crescimento sustentável.

Imaginem que vantagem competitiva gigantesca eles têm hoje, pois receberam e recebem links numa quantidade enorme e com alta frequência.

Lembre-se que links são “ativos” da sua empresa no mundo online. Eles valem muito no longo prazo!

Outro exemplo nacional é do site de panelas As Panelas. Adotando uma estratégia de ótimo conteúdo, avançou bastante perante gigantes do mercado nacional em um nicho extremamente competitivo — como é o de panelas e utilidades domésticas.

Ainda um case interessante de ferramenta grátis que gerou muitos backlinks devido à praticidade gerada ao usuário é o caso da UmZap — também vale a inspiração!

Use sua criatividade, coloque-a com uma ótima ideia de uma ferramenta legal, grátis e fácil de usar, e conseguirá muitos links para seu negócio.

SEO local para pontos de retirada de pedidos

Se o seu e-commerce possui loja física, não deixe de oferecer a retirada de produtos na loja e atender muito bem seu cliente durante esse atendimento, essa retirada. Isso pode trazer ótimos benefícios já no curto prazo — afinal, um percentual (mesmo que pequeno) pode acabar comprando algo mais durante a visita. Além do mais, é uma oportunidade única de reter o cliente atendendo-o com carinho e simpatia.

Como muitas lojas virtuais ainda não aplicam técnicas de SEO local para seu ponto físico, uma dica é começar a aplicar urgentemente. Se quase ninguém faz, isso pode se tornar uma vantagem competitiva também.

Se tiver interesse no assunto, este artigo que escrevi explica um pouco mais sobre SEO local para pequenos negócios. Ele traz técnicas básicas usadas para padronizar seus dados locais com a finalidade de melhorar a identificação por parte do Google e outras ferramentas de busca.

O SEO bem feito é difícil de ser batido

Quando você faz um bom trabalho de SEO constante, bem feito, bem planejado, com objetivos claros e pensamento no longo prazo, você terá uma grande vantagem competitiva diante de seus concorrentes diretos.

Por quê? Pelo motivo de que, sendo uma atividade trabalhosa e que demanda tempo e conhecimento, não é da noite para o dia que os concorrentes vão te ultrapassar ou até mesmo te alcançar.

Claro que tudo isso depende de um conjunto de fatores internos e externos em termos de técnicas SEO. Porém, o quanto antes você começar, antes colherá os resultados.

Mas uma coisa é certa: comece já, comece o quanto antes e encare o SEO como algo da mais importância para seu negócio online.

Consultoria SEO é para empresas do meu porte

A resposta é sim, seja lá qual for o porte da sua empresa. Se você for um micro empresário comece você mesmo pesquisando, estudando fazendo cursos, se atualizando em SEO. Um próximo passo de custo reduzido e bom resultado é ter um estagiário para lhe ajudar no dia a dia e também começar a mexer com o SEO, a aprender o básico.

Dependendo do parceiro, você conseguirá encaixar em seu orçamento um pacote SEO que traga resultado, mesmo com verba modesta.

Se o seu e-commerce já está estabelecido, tem uma estrutura mediana, já pode contratar uma consultoria SEO ou ter alguém interno para te ajudar nesse processo.

Paralelamente, sendo seu negócio de qualquer tamanho, pode ainda utilizar sites como Workana, 99Freelas, UPWork, entre outros, para contratar redatores freelancers que saibam redigir textos com bom SEO para formar seu portfólio de conteúdo. Esses textos são para uso interno como artigos no seu blog, descrições de categorias, etc, bem como para uso externo em guest posts e link building em geral.

As possibilidades são muitas! Por isso comece seus trabalhos de SEO o quanto antes. Ele provará seu valor em pouco tempo e trará bons resultados para seu negócio. 

Grande abraço!

O post SEO para e-commerce como vantagem competitiva apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre SEO para e-commerce como vantagem competitiva. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages