Ads Top

Por que a computação em nuvem é importante para as empresas?

A evolução da humanidade pode ser medida pela velocidade dos seus saltos tecnológicos. Levamos bons séculos para sair da idade da pedra e desenvolver a roda e a escrita. Porém, conforme avançamos, estes saltos passaram a ocorrer em intervalos de tempos menores. É só olhar o quanto evoluímos nos últimos 20 anos: ninguém consegue pensar hoje em uma sociedade sem a conectividade do celular, sem a interatividade nas redes sociais, sem a praticidade do trabalho remoto, para ficar em exemplos recentes. E em um piscar de olhos, tudo o que você conhece agora pode ficar obsoleto amanhã.

A mudança provocada pela tecnologia não é uma exclusividade de um setor, ou está segregada a um nicho. Prova disso é que o agricultor não segue mais aquele estereótipo de homem do campo com a enxada na mão. Pode até estar segurando a ferramenta, mas está de olho na previsão do tempo, nas inovações em insumos naturais, na cotação de compra e venda de grãos. Tudo isso por meio de uma tela que cabe no bolso.

Com o acesso à tecnologia se tornando popular e, principalmente, integrando-se ao comportamento humano, não existe outro caminho para empresas e organizações do que abraçar a inovação. E para isso, a computação em nuvem tem se tornado uma aliada estratégica essencial para quem não quer ficar para trás.

Imagine a seguinte situação: um empreendedor decide montar uma loja de bicicletas. Há 20 anos ele precisaria fazer um grande investimento na compra ou aluguel de uma sala. Também precisaria ter um espaço para estoque de produtos e peças, e investir em publicidade nos meios tradicionais (jornal, rádio e TV) para se tornar conhecido. Dependendo do budget disponível, a ideia da loja pararia no preço do aluguel. Hoje, com a computação em nuvem, esse mesmo empreendedor constrói sua loja virtual em poucos cliques; oferece uma infinidade de customizações de bicicletas e produtos; e a compra efetuada é entregue na casa do cliente em poucos dias. Sem falar que, com o marketing online, ele consegue falar diretamente com o seu público-alvo investindo um valor muito inferior ao que gastaria em um classificado de jornal.

A computação em nuvem é democrática: ao mesmo tempo em que permite a um empreendedor iniciante ser competitivo em meio a gigantes, também marca presença nos principais e-commerces do mundo para, por exemplo, manter a disponibilidade das lojas virtuais em momentos de grande consumo como a Black Friday.

Quem opta por ter um site ou e-commerce na nuvem pode ter cinco certezas:

  • Segurança das informações da sua empresa e dos seus clientes;
  • Possibilidade de consultar dados e fazer o controle de informações de qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo através da internet;
  • Disponibilidade contínua do seu site, sem se preocupar com problemas físicos;
  • Velocidade na escalabilidade dos recursos (ter mais desempenho em momentos de altas vendas e reduzir em horários de pouca aquisição);
  • Economia, investindo em um recurso altamente viável para qualquer empresa.

Dito isso, pare e olhe à sua volta. A computação em nuvem transformou a antiga locadora de vídeos na Netflix. Mudou o modo de ouvir música, abandonando os CDs e abraçando o Spotify. Revolucionou o varejo, pois nunca se consumiu tanto online quanto agora. Com esses e tantos outros exemplos, você quer que sua empresa e seus projetos sigam parados no tempo, ou que deem um grande salto rumo à inovação?

O post Por que a computação em nuvem é importante para as empresas? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Por que a computação em nuvem é importante para as empresas?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.