Como vender mais e melhor na Internet com seu e-commerce

Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na Internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital.

Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

Por esse motivo, preparei uma lista com 10 dicas de sucesso para vender na Internet. Vamos lá?

1 – Esteja preparado para entrar na Internet

Antes de dar o primeiro passo para ganhar dinheiro na internet, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce:

  • quais investimentos são necessários;
  • quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes;
  • como será a estratégia de marketing.

Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

2 – Tenha um site 100% funcional

Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará.

Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

3 – Seja verdadeiro

Evite prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra.

Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

4 – Possua obsessão pela logística

Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria.

O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

5 – Ofereça multicanais ao cliente

É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente — além de ter um número de telefone bem visível no site.

É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio. Afinal, o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

6 – Monte uma equipe preparada e bem treinada

Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing.

Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

7 – Anuncie

Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas).

Há muitas maneiras de fazer anúncios na Internet: por links patrocinados  — destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo — ou pelas mídias sociais.

Em todos esses formatos de anúncio, é comum pagar por clique.

8 – Invista em SEO (Search Engine Optimization)

A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para destacar o conteúdo.

Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

9 – Tenha um site seguro

Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras.

É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra. Afinal, este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

10 – Invista na gestão do negócio

O back office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual. É fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como vender mais e melhor na Internet com seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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