Ads Top

SMO (Social Media Optimization): O Que É e Como Fazer

smo

Aprender sobre SMO (Social Media Optimization), o que é e como fazer virou obrigação.

Não, não é exagero.

Como você deve acompanhar, atualmente, muito se fala do poder das redes sociais para impactar o público, construir marcas e fazer vendas.

Pois é justamente a partir dessa estratégia que esse tipo de objetivo se torna possível.

Ela trata da otimização do seu conteúdo em redes sociais.

Tem muito a ver com alcance, portanto, mas também de levar a mensagem certa para as pessoas que você deseja que tenham contato com ela.

Para quem trabalha com marketing digital, ser encontrado pelo público é uma etapa básica do processo.

É assim a partir de buscas na web, junto ao Google, em esforços de Search Engine Optimization (SEO).

E é também dessa forma que acontece nas redes sociais, onde as técnicas de otimização levam em conta as características de cada algoritmo.

Seja para se destacar no Facebook, no Instagram, no LinkedIn ou em qualquer outro canal do tipo, não tem outro jeito: é preciso saber fazer seu conteúdo decolar.

A boa notícia para quem não entende ainda de SMO é que este texto traz várias informações e dicas úteis para começar agora.

Quer aprender sobre Social Media Optimization?

Continue lendo e confira!

O que é SMO (Social Media Optimization)?

Quando falo em SMO, estou me referindo ao conjunto de técnicas utilizadas por profissionais do marketing digital para garantir maior relevância para suas publicações nas redes sociais.

Assim como outras propostas de otimização para a internet, a intenção é garantir a produção de um conteúdo que seja encontrado e, a partir daí, engaje de maneira espontânea com o público da marca.

Afinal, não existe nenhuma fórmula mágica ou receita pronta para engajar com a audiência.

O que eu costumo dizer é que quem gerencia redes sociais faz um trabalho de formiguinha: carrega diariamente um pouco do material para, aos poucos, se aproximar da sua meta.

Por isso, é fundamental contar com um bom estudo sobre a marca e o público guiando você durante todo o processo, do planejamento à mensuração dos resultados.

Mas vamos com calma, pois tenho muito ainda a falar a respeito.

Qual é a importância do SMO?

social media optimization

A tarefa de impulsionar uma marca e seu conteúdo nas redes sociais pode ser bastante desafiadora.

Em um espaço cada vez mais competitivo, como é a internet, criar textos que se destaquem da concorrência e fisgam a atenção do consumidor parece ser quase impossível.

Mas não é.

A relevância do SMO se justifica justamente por isso: as redes estão cada vez mais movimentadas, seja pela presença de perfis pessoais, seja de páginas de outras marcas.

Nesse sentido, é mesmo fundamental entender o funcionamento das plataformas para garantir que o seu conteúdo chegue com mais força a quem de fato importa.

Até porque, hoje, nós sabemos que buscar apenas uma grande exposição para os seus posts pode não ser a melhor das estratégias.

Muito além de exibir seus produtos ou serviços para um grande número de pessoas, o essencial é otimizar a comunicação para que ela seja certeira ao chegar até quem realmente se interessa.

Então, em uma só frase, eu resumiria da seguinte forma a importância do SMO: permitir que seu conteúdo seja encontrado por quem deve ser nas redes sociais.

Os benefícios de aplicar o SMO para as empresas

Como você viu, o SMO é um importante conjunto de técnicas e ferramentas que ajudam a adequar seu conteúdo e sua linguagem para ter melhor resultados nas redes sociais.

Quem acerta sua comunicação nesse ambiente garante ótimos resultados, que vão muito além de curtidas e comentários.

Confira abaixo três dos principais benefícios de investir em Social Media Optimization.

Alinhamento do conteúdo

A primeira vantagem de estabelecer o SMO como uma diretriz para o gerenciamento das suas redes sociais é que ele promove um alinhamento geral do conteúdo.

Na prática, isso significa criar parâmetros claros sobre como a comunicação da marca ou empresa deve ser conduzida nesse ambiente.

Esse ajuste é extremamente importante, pois é o que permite uma continuidade do trabalho que está sendo desenvolvido mesmo em caso de rotatividade de pessoal.

Em grandes empresas, onde o departamento de marketing é composto por diversos profissionais, o SMO garante maior coesão para que a comunicação não vire um Frankenstein, com características conflitantes de linguagem e posicionamento.

Redução de custos com marketing nas redes sociais

Outro benefício do SMO é que a estratégia reduz substancialmente a necessidade de investimento em marketing.

Essa é uma dica que eu particularmente gosto de dar, pois desmistifica a ideia de que adotar novas ferramentas e técnicas significa aumentar despesas.

Ainda que, em um primeiro momento, você possa gastar um pouco mais com softwares de gerenciamento e automação, vai ver que, no fim, esse custo se paga com sobras.

Ao delegar parte da carga de trabalho para a tecnologia, a empresa libera seus profissionais para o trabalho criativo, que é o que, de fato, agrega valor ao marketing.

Interação e reconhecimento maiores do público

Lembra quando eu disse que aumentar a exposição da marca já não é suficiente para ter resultados melhores?

Uma das principais inovações trazidas pela publicidade em redes sociais é o potencial de personalização que esse canal possibilita.

Na prática, isso significa que o profissional está equipado com ferramentas extremamente úteis para segmentar a entrega dos seus anúncios e atingir quem realmente se importa com os produtos e serviços oferecidos.

No fim, o resultado é que a marca consegue conquistar reconhecimento e interação de maneira eficiente, ampliando consideravelmente o seu público nesse processo.

A diferença entre SMO, SEO, SEM e SMM

web marketing

Como você já deve saber, o marketing digital conta com verdadeiras sopas de letrinhas.

São diversas as técnicas de otimização representadas por siglas, assim como o SMO.

De todos os métodos existentes, o SEO é o mais famoso e o mais utilizado.

Sua proposta se baseia em diversas ações para aprimorar um site, de modo a garantir bom ranqueamento nos resultados dos sites de busca, como o Google.

Bastante alinhado com a proposta de SMO, o SEO procura aumentar o alcance orgânico do seu conteúdo nas pesquisas.

Para além do tráfego gratuito, temos o Search Engine Marketing (SEM).

Ele engloba também anúncios publicitários em sua estratégia de otimização para os buscadores da internet.

Aqui, entram as campanhas de Ads com links patrocinados na rede de pesquisa, rede de display e AdSense.

Se o SEM é o SEO com anúncios pagos, dá para dizer que o SMM é o SMO que segue a mesma lógica.

Ainda não ficou claro? Vou explicar.

A estratégia conhecida como Social Media Marketing traz para as redes sociais a possibilidade de utilizar campanhas de anúncios, aproveitando as soluções de publicidade das plataformas para encontrar seu cliente e ser encontrado por ele.

Ou seja, no SEO e no SMO, você otimiza seu conteúdo para que as pessoas o encontrem de maneira orgânica (no Google e nos feeds, respectivamente).

Já no SEM e SMM, o esforço se volta à escolha dos melhores termos para compor anúncios que, dessa forma, se tornam mais efetivos.

Como fazer SMO na prática (Passo a passo)

smo

Está convencido de que o Social Media Optimization pode ser uma mão na roda para impulsionar seus resultados com marketing digital nas redes?

Agora que você já compreendeu o conceito de SMO, sua importância e seus benefícios, podemos avançar para a prática.

Confira abaixo o passo a passo que preparei com algumas dicas de ouro para você ter sucesso na estratégia.

1. Não desista do seu conteúdo

A primeira dica que eu gosto de dar quando o assunto é SMO é para esclarecer sobre o tipo de posts que devem ser publicados nas redes sociais.

Já têm alguns anos que a prática e os números apontam para a importância de investir em conteúdo que seja realmente relevante para o público.

Apresentar informações pertinentes – ou até mesmo de entretenimento – tornou-se o único caminho possível para fidelizar a audiência nas redes sociais.

Por isso, evite cair na tentação de fazer muitos posts comerciais, lembrando sempre de que esse não é o lugar para apenas “panfletar” sobre sua marca.

2. Descubra o melhor horário para postar

Se você gerencia ou já gerenciou redes sociais em algum momento, sabe que os resultados de envolvimento dos usuários podem ser bem diferentes conforme o período em que a publicação é feita.

Por isso, para ter um SMO eficaz, é fundamental descobrir quais são os dias e horários de maior potencial de engajamento para sua marca.

A resposta para essa pergunta depende de critérios que são específicos para cada empresa e rede social.

Em geral, essas informações podem ser encontradas na seção de estatísticas sobre a sua página.

3. Encontre a frequência ideal para o seu nicho

Além do dia e do horário, é importante também encontrar a frequência ideal de publicação de acordo com o seu nicho de mercado.

Caso você atue no B2B, por exemplo, tende a ser pouco eficaz fazer diversos posts nas redes sociais fora do período comercial.

Mas, se o seu foco é atingir um público jovem e que está conectado o tempo todo, a frequência pode ser um pouco maior e sem grandes restrições de horário.

4. Incentive as pessoas a compartilharem seu conteúdo

Por mais que as redes tenham ótimos mecanismos para levar seu conteúdo adiante, não dá para simplesmente publicar e cruzar os braços.

Observe o que fazem os influenciadores digitais.

A cada nova postagem, eles pedem que a publicação seja curtida e compartilhada.

É esse tipo de ação que aumenta o alcance orgânico realmente.

Para favorecer esse objetivo, aposte em formatos que podem instigar o compartilhamento, como promoções, posts interativos e notícias, entre outros.

5. Reutilize o conteúdo de forma estratégica

Um equívoco que percebo ser comum nas estratégias de gerenciamento de redes sociais é a crença de que o conteúdo só pode ser publicado uma única vez.

Por conta da mecânica de algoritmos presente nas plataformas, o seu post dificilmente chegará a todos os seguidores da página ou do perfil.

Por isso, pode ser interessante escolher os conteúdos que tiveram mais engajamento para serem reutilizados em um outro momento e, assim, atingir um público ainda maior.

6. Crie conteúdo para engajar seu público

De nada adianta criar artes lindas e um texto primoroso se, no fim das contas, esse conteúdo não é capaz de engajar o seu público como você gostaria.

Aproveite o seu histórico para obter insights sobre o tipo de publicação que as pessoas querem ver na página da marca.

Lembre-se: o principal termômetro para medir a qualidade do seu conteúdo deve sempre ser o engajamento do público.

7. Use as hashtags corretas

Todo profissional de redes sociais já utilizou hashtags para amplificar o alcance das suas postagens, não é verdade?

De fato, incorporar as tags em uma publicação tem um efeito exponencial no número de pessoas impactadas pelo conteúdo.

A dica é estudar bem o seu nicho de mercado para escolher e usar as hashtags mais adequadas para o público que você deseja atingir.

Para encontrar as hashtags preferidas no Instagram, leia meu outro artigo.

8. Invista em integração com softwares

Ficou no passado o tempo em que o profissional de redes sociais precisava viver em função de alarmes para lembrar de postar o conteúdo na hora certa.

Hoje em dia, o mercado oferece uma infinidade de aplicativos e softwares para facilitar os agendamentos e a gestão de todos os perfis em um só lugar.

Afora a programação de posts, essas ferramentas contam com sistemas bastante precisos para análise de resultados a fim de adequar a estratégia.

9. Crie atalhos por meio das automações

Além do gerenciamento e da análise das publicações, a tecnologia oferece ainda outras soluções capazes de otimizar o trabalho do profissional de marketing.

Já é possível integrar ferramentas automatizadas que utilizam a inteligência artificial para interagir com o público, responder perguntas, agradecer elogios e até mesmo identificar crises que necessitam de uma atenção maior por parte do gestor.

10. Não seja dependente de apenas uma rede

Não há dúvidas sobre a domínio atual do Facebook e do Instagram quando o assunto diz respeito às redes sociais.

Mas quem frequenta a internet há algum tempo sabe que nem sempre foi assim.

Pensando nisso, as marcas precisam constantemente diversificar sua presença nas mídias, distribuindo o conteúdo e tentando engajar o público por meio de diversos canais.

Assim, caso uma rede social tenha problemas técnicos ou entre em desuso, você tem sua comunicação assegurada por outras plataformas.

11. Direcione tráfego para o site

Da mesma forma que é importante não colocar todos os seus ovos em uma só cesta, também é interessante construir um canal próprio em que você tenha controle de todos os aspectos da comunicação.

Por isso, gosto de incluir nas dicas sobre otimização de redes sociais uma recomendação para que as empresas invistam em direcionar tráfego para seu próprio site.

Nesse momento, SMO e SEO se aliam para garantir a relevância da marca em todos os cantos da internet.

12. Interaja com o público e as marcas do nicho

Por último, quero ressaltar a importância da interação nas redes sociais para construir um relacionamento legítimo com seu público.

Toda marca precisa ter uma presença clara, que será expressada pelo conteúdo, pela linguagem e pelo tom de voz utilizado na comunicação.

E é justamente nos momentos de interação que essa personalidade se apresenta e cativa o público.

Conclusão

De uma forma ou de outra, hoje, as técnicas de SMO são mais do que essenciais para quem quer se destacar da concorrência e fisgar a atenção do consumidor.

Muito mais do que apenas garantir uma relevância para os algoritmos, a otimização é capaz de estreitar o relacionamento com o público e trazer maior eficiência para suas ações.

Por isso, invista já em estratégias de Social Media Optimization para garantir resultados cada vez melhores em suas redes sociais.

Como você tem usado o SMO hoje?

The post SMO (Social Media Optimization): O Que É e Como Fazer appeared first on Neil Patel.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre SMO (Social Media Optimization): O Que É e Como Fazer. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.