Como Afiliados Podem Utilizar o Google Ads para Vender Mais

Aqui no blog da Agência Mestre, nós já falamos o que são afiliados e quais são as boas práticas para ter sucesso nesse mercado. Mas vale relembrar alguns pontos! Os chamados afiliados são os representantes de venda. Ou seja, há uma “parceria” em determinados produtos e, cada vez que eles são vendidos, a comissão vai para o bolso do afiliado. O interessante é que dá para impulsionar esse negócio ao descobrir como afiliados podem utilizar o Google Ads.

Ficou curioso para entender como tudo funciona? Confira todas as dicas e aproveite para ter mais resultados em seus negócios!

Antes de descobrir como afiliados podem utilizar o Google Ads, veja do que se trata a plataforma

Este conteúdo é um guia tanto para afiliados quanto para donos de produtos. O Google Ads é uma plataforma de publicidade do próprio Google.

Assim, é possível criar anúncios para exibição na página de busca. Sem dúvidas, podemos dizer que é uma excelente estratégia para quem deseja vender mais. Afinal, pense… Ao pesquisar qualquer tipo de produto, o usuário pode encontrar exatamente o que deseja.

Como funcionam os anúncios do Google Ads?

Os anúncios do Google Ads, criados a partir de uma palavra-chave e para segmentação de público específica, aparecem na página de resultados do Google — especificamente, no topo da tela. Além disso, os anúncios também podem ser exibidos no Google Play e no Google Shopping.

Na prática, funciona assim: vamos supor que o usuário digite “tênis masculino” na pesquisa do Google. Ao dar “ok”, ele verá alguns anúncios de tênis de modelo, cor, tamanho e marca específicos. Ao clicar no link, também será redirecionado à página da loja virtual.

Como trabalhar com o Google Ads?

  • 1. O primeiro passo é criar a sua conta no Google Ads. Caso você já utilize um e-mail vinculado ao gmail, não é necessário realizar o cadastro da conta.
  • 2. Em seguida, será gerado um código de HTML, que você deve copiar e colar no bloco da sua página virtual.
  • 3. No terceiro passo, sugerimos que você leia atentamente todas as normas para a criação de anúncios no Ads. Depois, defina as suas estratégias como afiliado: objetivo específico, espaço dos anúncios, mensagem, orçamento, entre outros pontos.
  • 4. Vale destacar que o melhor é sempre promover apenas produtos que você realmente se identifique e goste de trabalhar.

Os tipos de afiliados

Antes de falarmos sobre como afiliados podem utilizar o Google Ads, precisamos ter em mente quais são as categorias de afiliados. São eles:

  • profissional;
  • árbitro;
  • autoridade.

Os dois primeiros tendem a não aparecer tanto e a trabalhar com ferramentas mais tradicionais de anúncios. Já o último é aquele que utiliza da autoridade de já ter testado a estratégia para apoiar empresas.

Boas práticas para quem trabalha com afiliados no Ads

A primeira dica para trabalhar com afiliados é criar um espaço próprio para direcionar anúncios. Exemplo: criar uma landing page para que sua publicidade leve o público até ela. Dessa forma, você pode criar anúncios, configurar remarketing e rastrear os usuários. Depois, você pode direcioná-los até a empresa/produto que você está apoiando.

É interessante fazer um trabalho que seu afiliado não conseguiria fazer. As atividades não devem competir e nem ser duplicadas. O ideal é que você faça o trabalho de rede de Display e YouTube, por exemplo. Isso é uma solução para levar os usuários para esta página intermediária, que faz parte da sua estratégia.

Mas por que é interessante ter esse passo no meio do caminho? Com a landing page e suas tags de rastreamento implementadas, é possível saber se o seu público passou para o próximo nível ou não. Além de você ter em mãos os dados necessários para planejar o próximo passo da campanha e fazer um trabalho complementar ao de seu afiliado.

Vale reforçar que essa landing page precisa estar em conformidade com seu afiliado, com as informações alinhadas e corretas de acordo com o produtor principal.

O percentual de lucro para os afiliados

A lucratividade dos afiliados depende bastante do tipo de negócio. Para infoprodutos, por exemplo, cursos digitais, a margem de lucro geralmente fica nos 20% a 30% para cada venda. Já no caso de e-commerce, a receita é um pouco mais baixa, por isso, não é possível dar uma lucratividade maior aos afiliados.

As vantagens de trabalhar com o Google Ads

A plataforma de anúncios do Google possui várias vantagens para vendedores de todos os segmentos. A primeira delas é a possibilidade de potencializar os seus negócios, uma vez que as campanhas ficam em maior visibilidade. Vale lembrar que o Google é o principal site de busca hoje.

Mais um benefício é a possibilidade de grande personalização dos anúncios, dá para segmentar tudo por palavras-chave, horário, localidade, personas, etc. Isso faz com que as suas campanhas sejam mais específicas para um grupo x ou y de pessoas.

Além disso, dá para acompanhar o andamento das estratégias e, assim, buscar novos insights. Mais um ponto muito bacana é a flexibilidade de orçamento.

Gostou de saber mais sobre como afiliados podem utilizar o Google Ads?

Se você já trabalhou com afiliados, compartilhe conosco, nos comentários, como foi sua experiência. Continue expandindo sua visão sobre marketing digital e conheça os melhores programas de afiliados do mercado para impulsionar os resultados das suas campanhas!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Afiliados Podem Utilizar o Google Ads para Vender Mais. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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