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Combate: Inbound vs Outbound Sales – Quem Vence essa Briga?

Quem vence o combate entre Inbound e Outbound Sales? Façam suas apostas!

Cada um deles possui suas particularidades e objetivos a serem alcançados. Quer realizar vendas em pouco tempo? Ou fidelizar seus clientes e esperar mais pelo resultado de seus esforços?

Essas são questões básicas, que podem definir se você investirá no Inbound ou Outbound Sales.

Por isso, para que você possa aplicar a melhor opção no seu negócio, hoje falaremos sobre elas. Ou melhor, faremos um combate para descobrir o seguinte:

Qual das duas opções é viável para o meu empreendimento?

Vamos descobrir a resposta para essa pergunta?

Combate: Inbound vs Outbound Sales – Quem Vence essa Briga?

Antes de tudo, vamos conhecer melhor cada um deles.

 Inbound vs Outbound Sales

O que é Inbound Sales?

O Inbound Sales, na tradução literal, significa “Vendas de Entrada”. É derivado do Inbound Marketing ou, como também é chamado, Marketing de Atração.

Ele tem esse nome por conta de seu objetivo, que é atrair pessoas para seu site, blog e demais meios de comunicação da marca.

Mas, como pode ser feita essa atração?

Através de conteúdo!

Existem muitas estratégias que podem te ajudar a conquistar Leads através de materiais ricos, como eventos online, blog, mentorias, grupos no Telegram, E-books e demais opções que o marketing digital oferece.

Existem também os eventos presenciais, como o Hangar Monetizze, que são uma ótima maneira de atrair pessoas para o seu negócio.

Essa estratégia é mais comum no mercado de afiliados do que a de Outbound Marketing.

Por exemplo: Se você oferece conteúdos gratuitos para seu público através do blog, redes sociais, dentre outros meios, você está praticando o marketing de atração.

Assim, você chama a atenção daquelas pessoas e faz com que elas percorram o funil de vendas. No caso, a disponibilização de materiais ricos é apenas o topo. Para chegar até a venda, é preciso fazer todo o percurso até chegar ao fundo. Confira a imagem abaixo.

Funil de vendas

Na Escola Monetizze, temos um conteúdo imperdível sobre como criar seu funil de vendas. Portanto, se você tem dúvidas quanto a esse assunto, corre lá para conferir!

O que é Outbound Sales?

Já o Outbound Sales, em sua tradução literal, significa “Vendas de Saída”. Enquanto o Inbound visa atrair seus clientes, o Outbound vai atrás deles.

Nesse processo, são feitas pesquisas para identificar qual é o público alvo do seu negócio. A partir dessas pesquisas, você pode entrar em contato com essas pessoas que se encaixam nas características da empresa, mas que não foram atraídas por ela.

Aqui, estamos lidando com um tipo de conteúdo mais tradicional, como revistas, jornais, TV, rádio e demais opções de propagandas.

Inbound vs Outbound Sales

Vantagens e desvantagens de cada um deles

Agora que você já conhece o conceito de cada um deles, confira vantagens e desvantagens do Inbound e Outbound Sales.

Inbound Sales

Se formos comparar o processo de Outbound com esse, você verá que o Inbound possui um custo menor. Além disso, ele garante uma maior taxa de conversão e maiores chances de fidelização de clientes.

Podemos considerar como desvantagem a demora em obter um retorno após aplicada a estratégia, e também a necessidade de um investimento inicial alto.

Mas, se você busca resultados a longo prazo, talvez essa seja a melhor maneira.

Outbound Sales

Com o outbound, os resultados virão mais rápido. Afinal, seu objetivo é realizar vendas no menor tempo possível.

Além disso, se tratando de alguns dos meios de comunicação, como o contato por telefone, possibilita uma aproximação maior com o cliente. Isso permitirá que você adapte sua forma de abordá-lo, conforme suas particularidades e necessidades.

E quando falamos de desvantagens, o que se destaca é o fato dessa estratégia ser conhecida como um “contato frio”. Ou seja, não possui uma garantia de longo prazo, e preza mais pela venda em si do que na fidelização do cliente.

Pode ser uma boa alternativa para quem está passando por um período difícil na empresa e quer ter um resultado imediato.

Conclusão

O resultado desse combate é você que irá me dizer, afinal cada produtor e afiliado possui seus próprios objetivos e metas.

Então, qual das duas opções melhor se encaixa com o seu negócio?

Deixe sua resposta nos comentários.

Até a próxima!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Combate: Inbound vs Outbound Sales – Quem Vence essa Briga?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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