5 vantagens de investir em Inbound Marketing

Entenda a importância das estratégias de Inbound Marketing para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio

O desafio de todas as empresas é conquistar um espaço no mercado e se sobressair em meio a concorrência. Tendo em mente que hoje o mundo é dominado pela internet, aquelas empresas que não se adaptam a tecnologia e a nova forma de fazer negócios, acabam ficando para trás. 

Para que isso não aconteça, é extremamente necessário a adaptação em meio ao mercado de maneira que negócios sejam feitos de forma rápida e assertiva. 

Antigamente, a forma mais comum de se conseguir indicações era através do boca a boca. Independente da sua necessidade, sempre tinha alguma amiga, vizinho ou familiar que te indicava produtos e serviços para o que você estava precisando naquele momento. 

Hoje, a maioria das pessoas optam por fazer buscas e pesquisas na web e assim, encontrar as melhores soluções diante o que procuram. 

Visto isso, é necessário saber que para se destacar e conseguir chamar a atenção dessas pessoas de acordo com o seu ramo de atuação, existem diversas estratégias para gerar credibilidade, visibilidade, autoridade e confiança dos usuários com os seus serviços. 

Essas estratégias se baseiam no universo do Marketing Digital e uma das principais delas é o Inbound Marketing. Seguindo-a, o processo de atração e captação de clientes se torna mais fácil, mas é preciso ter em mente que esse é um investimento a médio e longo prazo. 

Se você é uma das empresas que desejam se sobressair no mercado e aumentar o faturamento, esse conteúdo foi feito pra você! 

Entenda um pouco mais sobre o que é Inbound Marketing e como a estratégia é de suma importância para o seu negócio. 

O que é Inbound Marketing?

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é uma das estratégias dentro do Marketing Digital e possui o principal objetivo de atração e fidelização de clientes. 

A estratégia em si é dividida em quatro etapas, sendo elas: a atração, conversão, fechamento e fidelização. 

As ferramentas de Marketing Digital partem do princípio de atrair os usuários certos, ou seja, aqueles que já demonstraram interesse de alguma forma no tipo de produto/serviço que você e sua empresa oferecem. 

Percebe-se que é bem diferente das estratégias do Marketing Tradicional, não é mesmo? Onde campanhas e anúncios são feitas em canais abertos de comunicação, a fim de atrair um maior número de pessoas. 

Isso se dá pelo fato de que, se torna muito mais assertivo para você e para o seu negócio, atrair as pessoas certas, ou seja, os clientes em potencial. Assim, a chance de fidelização e conversão em venda são bem maiores. 

Visto isso, é necessário compreender os comportamentos, gostos e vontades dessas pessoas. Assim, é possível criar uma estratégia segmentada para este grupo da internet. 

Conforme dito anteriormente, hoje, a principal forma das pessoas buscarem por soluções, sanarem dúvidas e questionamentos é através da internet.

Portanto, aquelas empresas bem posicionadas, com conteúdos atrativos e informativos sobre assuntos relacionados ao nicho de atuação, acabam ganhando autoridade no assunto na visão do usuário. 

Através da estratégia de Inbound é possível conectar o problema/necessidade do internauta com os serviços e soluções oferecidos pelas empresas. 

Exemplificando 

Uma pessoa quer contratar um serviço de convênio odontológico mas não faz ideia de por onde começar. Ao pesquisar no Google, irão aparecer diversos domínios posicionados, de acordo com o índice de relevância para a pesquisa em questão. 

Esse usuário entra em um domínio especializado na venda de convênio dentário. Porém, além de vender planos, o domínio em questão também oferta conteúdos informativos e explicativos referente à diversos aspectos da Odontologia, a fim de dar uma melhor experiência ao cliente em potencial. 

Dessa forma, esse usuário se depara com diversos conteúdos sobre benefícios de plano odontológico, saúde bucal e alimentação, procedimentos estéticos que o convênio dental costuma cobrir, entre muitos outros. 

Após analisar, esse internauta irá ver aquele domínio com autoridade no ramo de atuação, trazendo confiança para que o mesmo feche negócio com a empresa. 

Vantagens de investir no Inbound Marketing

Como dito anteriormente, a estratégia de Inbound Marketing parte do princípio de atração, conversão, fechamento e fidelização de clientes. 

Entretanto, em meio a esse planejamento existem diversos benefícios para aquelas empresas que resolvem investir e empreender nessas ferramentas. Entre os principais podemos citar: 

  1. Custo benefício

As estratégias de Marketing Digital tem um custo benefício muito maior quando comparadas as estratégias de Marketing Tradicional. 

Entretanto, apostar em conteúdos de qualidade que sejam relevantes para as dúvidas e questionamentos dos internautas é extremamente importante. Só assim se ganha autoridade em relação a concorrência e maiores índices de visibilidade no site. 

  1. Segmentação

Segmentando o público é possível conseguir resultados mais assertivos. 

Isso porque as campanhas e anúncios são segmentadas para aqueles usuários que realmente se sentem interessados no produto ou serviço que você oferece. 

Ou seja, por mais que o alcance seja menor, as chances de fidelização desses clientes são maiores. 

  1. Facilidade em mensurar dados

De nada adianta investir em estratégias sem saber se os resultados estão surtindo efeito, não é mesmo? Através do Inbound Marketing é possível mensurar dados de forma facilitadora, auxiliando em todo esse processo. 

Isso ocorre porque existem à disposição diversas plataformas e softwares que geram esses dados automaticamente, como o Google Analytics. 

Assim, é possível ver a taxa de abertura de e-mails, número de conversão, alcance de publicações em redes sociais, visualizações de site e muitos outros. 

Dessa forma, pode-se analisar quais são as estratégias que estão surtindo mais resultados e benefícios para o desenvolvimento do seu negócio. 

  1. Autoridade de marca

O mercado prioriza as empresas que possuem autoridade de acordo com o ramo de atuação. 

Dito isso, uma boa estratégia de Inbound Marketing é capaz de direcionar os esforços necessários para que assim, os objetivos sejam alcançados. 

Você qualifica sua forma de apresentar conteúdos para o seu público-alvo, educa o mercado e apresenta soluções completas de acordo com as demandas dos usuários. 

Assim, é possível se destacar em meio a concorrência ganhando autoridade e proporcionando bons resultados para a empresa. 

  1. Automatização do processo de vendas

É importante sempre ter em mente que o consumidor virtual busca soluções práticas e assertivas. Dessa forma, aquelas empresas que são capazes de ofertar essas demandas de forma consistente, sairão em frente a concorrência do mercado. 

Com a união de estratégias do Inbound Marketing, é possível captar, fidelizar e converter leads em tempo real. Isso mesmo fora do horário de expediente. 

Isso por que todas as ferramentas da internet são propulsoras para um relacionamento condizente com o cliente, sempre buscando ofertar a melhor experiência para o usuário. 

Agora que já vimos de forma exemplificada a importância das estratégias de Inbound e suas principais vantagens, vamos ao passo a passo para a aplicação nos negócios! 

Passo a passo 

E agora, por onde começar? 

Para o bom desenvolvimento das estratégias de Inbound Marketing, primeiramente, é necessário saber qual é o seu potencial cliente, ou seja, sua persona. 

Lembra quando citamos lá em cima sobre comportamentos, gostos e vontades? Então, essas são algumas perguntas que você precisará fazer para entender a maneira como o seu cliente em potencial interage na internet. 

Ou seja, onde ele está, quais conteúdos ele gostaria de ver, o que é relevante para ele e o que não é. 

Continue lendo este conteúdo para entender um pouco mais sobre a persona do seu negócio! 

Persona

A buyer persona de um negócio é o perfil fictício do seu cliente ideal. Ou seja, as principais características e aspectos daquele público e a partir daí, como você pode atingi-lo da melhor maneira. 

Como dito anteriormente, de nada adianta atingir um grande número de usuários se não as pessoas certas. 

Uma boa dica para desenhar o perfil da sua persona é criá-lo com base em dados de clientes já existentes. 

Para definir sua persona, basta responder algumas perguntas:

  • Nome:
  • Idade:
  • Estado civil:
  • Estilo de vida:
  • Hobbies:
  • Formação:
  • Hábitos:
  • Comportamento de compra:

Tendo isso em mãos, é o momento de elaborar o caminho que esses usuários farão até se converterem em clientes! 

Jornada do Inbound Marketing

O Inbound Marketing se baseia em uma estratégia conhecida como Funil de Vendas. O funil que irá definir e alinhar qual o trajeto que esse cliente em potencial irá percorrer e quais as técnicas que serão utilizadas para convencê-lo a fechar um negócio com a empresa. 

Antes de falarmos da jornada do Funil, é importante ter em mente que um planejamento estratégico adequado é essencial para o sucesso e bom desenvolvimento da estratégia. Só assim você conseguirá ver quais são seus principais objetivos e as melhores formas para alcançá-los a médio e longo prazo. 

O Funil é dividido em três camadas. Cada uma delas corresponde a um momento da decisão do usuário no site até a sua fidelização. Veja abaixo: 

Topo do funil 

A etapa do topo do funil possui um número elevado de tráfego, entretanto, uma baixa taxa de conversão. 

Isso por que nesse momento, o cliente em potencial está com uma dúvida ou questionamento mas ainda não entende qual é a solução necessária. Ele opta por entrar no domínio mais como uma forma de “pesquisa”. 

Dessa forma, os conteúdos do site precisam ser projetados de maneira que sejam informativos, esclarecendo e sanando dúvidas daquele internauta. 

Por exemplo: 

Um site de nutrição opta por trabalhar conteúdos voltados para “A importância de um acompanhamento nutricional na sua rotina” ou “Maneiras de reeducar a sua alimentação” para que assim, consiga atrair clientes em potencial à fecharem negócio com os nutricionistas. 

Meio do funil 

Nessa etapa, o usuário já entende melhor quais são suas necessidades e começa então, a avaliar suas opções. 

Tendo como base o exemplo acima, o internauta já percebe a importância de um acompanhamento nutricional para melhorar seu bem-estar e qualidade de vida.

Fundo do funil 

Essa camada possui um número pequeno de tráfego por se tratar da última etapa antes que o potencial cliente se converta em lead para o negócio. Entretanto, é a que contém o número mais elevado de conversões. 

Aqueles usuários que chegaram até essa fase do funil realmente estão interessados em fechar com a empresa em questão. Nesse momento, não tenha medo! É hora de falar sobre seus benefícios, planos, descontos, apresentar depoimentos de clientes e por aí vai. 

Assim, é possível trazer confiança ao usuário para fidelizar a compra, fazendo com que o mesmo se sinta confortável em fechar negócio com a empresa. 

Invista em Inbound Marketing

Neste conteúdo você conferiu o que é e como dar os primeiros passos para implementar essa estratégia em seu negócio e quais as vantagens de investir no Inbound Marketing.

Lembre-se sempre que o seu principal objetivo deve ser a experiência do cliente. Só assim, suas chances de captação e fidelização do mesmo aumentam. 

Uma boa estratégia não é somente aquela que consegue atrair clientes em potencial mas sim, aquela que consegue mantê-lo! 

Coloque essas dicas em prática para alavancar o seu negócio. 

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Ideal Odonto

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 5 vantagens de investir em Inbound Marketing. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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