Proteção de Conteúdo: como garantir um material exclusivo para suas leads

Quando se trata de proteção de conteúdo, eu só consigo pensar na Plataforma 9 ¾.

Eu não sei se você conhece a saga Harry Potter, mas eu mesma sou apaixonada.

Pelo que eu sei, ela já é considerada um clássico da literatura infanto-juvenil e, mesmo depois de tanto tempo, ainda é uma febre entre muitos jovens e adultos.

Mas, mesmo que você não conheça, não tem problema… Eu explico por que uma coisa tem tudo a ver com a outra.

É o seguinte.

Dentro dessa história fictícia, existe uma plataforma especial dentro do metrô de Londres com destino exclusivo para Hogwarts (escola britânica de magia e bruxaria): a famosa plataforma 9 ¾. 

Só que, como muita coisa dentro desse universo, essa passagem é bastante inusitada. 

Os bruxos que vão ingressar no ano letivo da escola precisam passar direto por uma parede de tijolos, mais ou menos assim:

Plataforma 9 3/4

E, assim… Só os bruxos conseguem passar por esse portal.

Os trouxas (é assim que os não-bruxos são chamados na história), mesmo que tentem, não conseguem atravessar de jeito nenhum. O máximo que vai acontecer é darem de cara com a parede.

Acontece que isso, querendo ou não, é um mecanismo de proteção do universo bruxo. 

Pois evita que pessoas que não pertencem àquele lugar tenham acesso a algo que não foi feito para elas.

Por isso que eu associo a plataforma 9 ¾ com a proteção de conteúdo dentro do marketing digital.

Porque a proteção de conteúdo também é uma forma de filtrar quem realmente se inscreveu para receber determinado conteúdo.

Além de ser uma excelente maneira de tornar o seu conteúdo mais exclusivo e filtrar quem realmente se interessa pelo que você está compartilhando. 

Logo, esse recurso é fundamental para quem tem na geração de leads o seu principal ativo: os empreendedores digitais.

Para saber mais sobre como proteger o seu conteúdo e conseguir garantir conteúdos de fato exclusivos para as suas leads, é só continuar aqui comigo.

Nas próximas linhas, eu dou a letra de como isso funciona e como você pode aplicar esse recurso nas suas páginas.

Vamos lá?

O que é Proteção de Conteúdo?

Proteção de conteúdo é um recurso que permite que o seu conteúdo não seja visto por pessoas que não estão cadastradas na sua lista de emails.

Para entender melhor como esse recurso funciona, pense em uma festa em que a pessoa só entra com nome na lista.

O esquema é super simples: com nome na lista, você entra; sem nome na lista, pode esquecer.

Só que, quem ainda não está na lista tem a chance de incluir o seu nome para participar da festa. Basta querer aproveitar o que está rolando do outro lado da porta. 

O lance é que o nome precisa estar na lista. Assim, o organizador consegue saber mais sobre quem está entrando na sua festa e como oferecer o melhor para seus convidados.

É basicamente isso que acontece quando se trata desse recurso.

Você consegue enviar um conteúdo com link exclusivo que só abre para pessoas que já são suas leads, ou seja, que já têm seus contatos na sua lista de emails.

Dessa forma, quem ainda não faz parte da sua lista mas tem interesse no que você está oferecendo, precisa se cadastrar primeiro para depois ter acesso ao seu material.

Logo, a proteção de conteúdo também é uma poderosa estratégia para geração de leads para o seu negócio.

Beleza. Agora você pode estar se perguntando…

Por que é importante proteger o seu conteúdo?

Se você não tem um conteúdo protegido, você corre o risco de deixar dinheiro na mesa.

Principalmente se for um tipo de conteúdo mais elaborado, produzido exclusivamente para a sua lista de emails ou com o objetivo de gerar mais vendas para o seu negócio.

Pensa comigo.

O seu grande trunfo para conseguir o contato de futuras leads é justamente o seu conteúdo de extremo valor oferecido em uma landing page de alta conversão.

É a partir do seu conteúdo rico que você consegue o contato desses potenciais clientes, segmenta esse público, fala com as pessoas certas na hora certa e começa a nutrir um relacionamento duradouro com suas leads.

A consequência só pode ser positiva: aumento do seu número de vendas.

E tudo isso começa com o conteúdo.

Por exemplo, imagina que você está em processo de lançamento do seu produto ou serviço e, para isso, você disponibiliza uma série de CPLs (conteúdo pré-lançamento) para capturar leads qualificadas.

Ou então que você cria um podcast cheio de sacadas, por exemplo, e ele simplesmente viraliza de tão bom e rico que é o conteúdo que você produziu.

Muita gente quer aquele conteúdo e certamente concordaria em dar o seu melhor email em troca do acesso.

Nesse cenário, você tem duas possibilidades:

  1. ter um conteúdo protegido, fazendo com que mais pessoas se cadastrem na sua lista para receber o conteúdo que tanto querem;

  2. deixar o seu conteúdo desprotegido, perdendo a chance de ter em mãos os contatos de várias pessoas verdadeiramente interessadas no que você tem a oferecer.

Deixá-lo desprotegido significa que qualquer pessoa, estando cadastrado na sua lista ou não, pode ter acesso e compartilhar com quem quiser.

Significa entregar de bandeja algo de extremo valor para quem não lhe ofereceu nem sequer o email em troca.

Até porque, se esse conteúdo por acaso não é protegido e outras pessoas podem acessá-las a qualquer momento, as chances são que as pessoas não vão querer se cadastrar na sua lista.

Afinal de contas, para que elas fariam isso se podem acessar o seu material de qualquer jeito?

Pois é. Por isso que eu digo que isso faz com que você deixe dinheiro na mesa. 

Porque você oferece o seu melhor e não tem nem a possibilidade de ter os contatos de leads quentes, qualificadas, que tem altas chances de comprar o seu produto ou serviço, uma hora ou outra.

Além disso, sem saber quantas pessoas se cadastraram, você também não consegue medir a taxa de conversão do seu lançamento e saber quem entrou para o seu funil de vendas.

E mais: ter um conteúdo protegido é uma excelente maneira de oferecer exclusividade e aplicar o gatilho mental da escassez no seu público.

Isso possibilita que você tenha uma audiência cada vez mais engajada a se cadastrar na sua lista para se beneficiar do seu material rico.

Como funciona a proteção de conteúdo?

Agora que você já viu por que você precisa proteger o seu conteúdo, hora de saber como isso funciona exatamente.

O processo é bem simples, na verdade. 

Quando você vai compartilhar um conteúdo, geralmente através de um link, o conteúdo que tem a proteção ativada é gerado com dois links diferentes.

Um feito para você compartilhar exclusivamente com a sua lista de contatos e outro feito para quem ainda não está na sua base de contatos.

Quando as suas leads abrem o email, o link se modifica automaticamente, voltando ao seu formato original, feito para o “público geral”, que direciona para um cadastro prévio.

Assim, mesmo que suas leads queiram compartilhar o link com outra pessoa que não faça parte da sua lista, ela precisa te fornecer o email (ou confirmá-lo) para conseguir acessar o seu conteúdo exclusivo.

Mas, calma, você não precisa ser um mestre em programação e nem ficar batendo cabeça à toa para incluir essa funcionalidade na sua página. 

É justamente para te oferecer esse tipo de praticidade que existe o Klickpages. 😉

Você vai entender como pode aplicar essa proteção nas suas páginas com o Klickpages agora mesmo.

Como proteger o seu conteúdo com o Klickpages

O Klickpages, ferramenta focada na criação de páginas, oferece a proteção de conteúdo como uma das suas funcionalidades básicas. 

Apesar de ser básica para o KP, acredite quando eu digo que ela é um diferencial no mercado. 

E é muito simples de ativar essa função na hora de disponibilizar o conteúdo que você quer nas suas páginas.

O que você precisa fazer é acessar a área “minhas páginas”, editar e selecionar a opção de “configurações avançadas”.

Como proteger o seu conteúdo com o Klickpages

Clique em “página de proteção” e em seguida ative esse recurso na sua página.

Nessa hora, o KP gera dois links diferentes: um protegido, para que você possa compartilhar com quem ainda não está na sua lista, direcionando primeiro para um formulário onde a pessoa se inscreve para acessar o conteúdo.

E outro link que já libera o conteúdo automaticamente, para você encaminhar para a sua base de contatos.

É assim que cada uma dessas pessoas vai acessar o seu material:

Como proteger o seu conteúdo com o Klickpages - exemplo

O lance aqui é que, no momento em que a pessoa que já é sua lead abre esse conteúdo, o link muda automaticamente para o modo protegido. 

Assim, mesmo que a sua lead queira copiar e colar o link para compartilhar com outras pessoas, elas terão que se cadastrar para conseguir acessar.

E você não perde nenhuma chance de converter leads e nem vendas para o seu negócio.

Muito simples, né?

Se você precisar de ajuda para proteger seu conteúdo no Klickpages, pode entrar em contato com o suporte através do email suporte@klickpages.com.br.

E para ter acesso a essa e outras funcionalidades imperdíveis do KP, é só clicar aqui e escolher o seu plano.

Conclusão

Depois de ler este artigo, você pode garantir realmente um conteúdo exclusivo para suas leads e não perde nenhuma chance de converter mais vendas para o seu negócio.

Porque, assim como a plataforma 9 ¾ não permite que os trouxas acessem um universo reservado para os bruxos, na saga de Harry Potter…

A proteção de conteúdo também seleciona de forma inteligente quem pode acessar seus conteúdos ricos com exclusividade.

Como eu acabei de te mostrar, esse recurso é muito importante para quem tem na geração de leads o seu principal ativo. Ou seja, é fundamental para os empreendedores digitais.

Você consegue enviar um conteúdo com link exclusivo que só abre para pessoas que já estão na sua lista de emails.

Dessa forma, quem ainda não é sua lead mas tem interesse no que você está oferecendo, precisa se cadastrar primeiro para depois ter acesso ao seu material.

Ah! E mesmo que essas pessoas queiram compartilhar o link com outras pessoas, elas ainda assim precisam te fornecer o email (ou confirmá-lo) para liberar o acesso.

Eu ainda te mostrei a melhor ferramenta para aplicar essa funcionalidade nas suas páginas e no seu conteúdo: o Klickpages. 

Com ele, você faz isso de uma forma simples, fácil e intuitiva.

Então, sugiro que você vá lá agora mesmo aplicar esse recurso no seu conteúdo e gere ainda mais leads qualificadas para o seu negócio!

E não deixe de me contar aqui nos comentários quais foram os resultados dessa estratégia para a sua empresa. 😉

(Este artigo foi originalmente publicado em 4 de junho de 2019 e atualizado em 04 de agosto de 2020 por Angela de Oliveira para oferecer informações mais precisas e completas)

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Proteção de Conteúdo: como garantir um material exclusivo para suas leads. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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