Plataforma de e-mail marketing: Guia completo sobre o que é, para que serve e porque usar + exemplos

Uma plataforma de e-mail marketing pode ter muitas funcionalidades. Ela pode servir como simples disparador de e-mails, como um sistema de templates prontos para criação ágil de peças de marketing, um sistema de automação que permite a gestão de leads e personalização de conteúdo de acordo com o comportamento do lead. 

Enquanto algumas plataformas de e-mail marketing permitem que você crie o e-mail e programe o dia e a hora de envio, existem plataformas de e-mail marketing mais robustas que absorvem outras funções, é o caso dos softwares de automação de marketing digital. 

Esses sistemas permitem a criação e envio de e-mails, ao mesmo tempo que oferecem opções como:

  • criação de landing pages
  • recursos de nutrição de leads, 
  • criação de fluxos de automação de e-mail, 
  • segmentação de clientes, 
  • integração com CRM, 
  • lead scoring e lead tracking para a qualificação de leads, 
  • banco de dados para acompanhamento de indicadores de e-mail marketing e mais.

Esses softwares mais completos são indicados para empresas que desejam usar o e-mail marketing como parte de sua estratégia de Inbound Marketing, bem como negócios como e-commerces, que usam a nutrição de leads e clientes para gerar mais vendas

Com um custo, geralmente, calculado sob-demanda, é um bom investimento para grandes e pequenas empresas.

Leia também: Marketing para E-commerce: 8 estratégias e tendências para o sucesso

Para que serve uma plataforma de e-mail marketing?

Como vimos, rapidamente, uma plataforma de e-mail marketing serve para:

  • criar, 
  • enviar, 
  • gerenciar, 
  • medir os resultado das campanhas de e-mail. 

Entretanto, o papel dessa ferramenta vai muito além, quando a incluímos em um cenário multifatorial, como é o atual cenário do marketing digital. Vamos nos aprofundar, logo a seguir!

Retorno sobre investimento

Você já deve ter ouvido falar que o e-mail marketing apresenta um dos maiores ROIs de todo o marketing digital. 

De fato, pesquisas apontam que a cada $ 1 investido, $38 voltam para o caixa da empresa como retorno sobre o investimento realizado. 

Entretanto, para alcançar retornos como esse não basta o envio de campanhas em massa, com a mesma informação compartilhada para toda a base de contatos. 

Execução do funil de vendas

Se você domina o que é Inbound Marketing sabe que cada lead está em uma fase do funil de vendas, tem um interesse e uma necessidade.

Os bons resultados em marketing surgem quando você sabe: o que falar, para quem falar e quando falar

Para fazer isso, é fundamental o uso de uma plataforma de e-mail marketing, preferencialmente, uma plataforma completa, com diferentes funcionalidades, que permita desde a segmentação de leads até o disparo de e-mail marketing e análise de dados

Plataforma de email marketing

Evitar o SPAM

A plataforma de e-mail marketing é mais um agente que te ajuda a lutar contra a temida caixa de SPAM. 

Ao enviar e-mail marketing a partir do provedor de e-mail que você usa para conversar com seus clientes ou trocar e-mails internos, por exemplo, o Gmail, você amplia as chances do e-mail marketing ir parar na caixa de SPAM. 

Plataformas de e-mail marketing possuem outras autorizações para evitar que isso aconteça. 

Por isso é fundamental que em uma campanha de e-mail marketing você use uma plataforma especializada. Do contrário, todo o tempo investido na criação de uma estratégia será jogado no lixo (literalmente). 

De nada adianta uma campanha genial, se ninguém realmente tem contato com ela. 

Aumento da produtividade da equipe

A plataforma de e-mail marketing que auxilia na gestão de leads e na execução de fluxos de nutrição automatizados, permite que a equipe de marketing possa se concentrar na parte mais estratégica da área. 

Assim seu time, ao invés de dedicar seu precioso tempo para enviar, manualmente, e-mails para seus leads, passa a dedicar suas horas na criação de campanhas que atendam os objetivos da empresa e de seus clientes. 

Esse tempo também pode ser usado para uma análise mais minuciosa do retorno das campanhas de marketing digital, permitindo uma contínua otimização das estratégias.

Por último, é possível uma dedicação mais assídua aos testes A/B e, consequentemente, na geração de campanhas que tragam mais conversões.

Exemplo de plataforma de automação de marketing

Entre as plataformas de e-mail marketing mais famosas estão:

Cada uma delas tem suas particularidades e, no geral, oferecem um período gratuito para você testar e conhecer suas funcionalidades. Você pode acessar o site de cada uma e fazer uma análise dos requisitos que possuem. 

Entretanto, como falamos ao longo deste artigo, o investimento em uma ferramenta de automação de marketing, pode ser um mais estratégico para sua empresa, seja ela grande ou pequena, física ou online.  

Se esse for o seu caso, eu te apresento a LAHAR, uma plataforma brasileira, eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital do ano pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.  

A ferramenta é, na verdade, um software de automação de marketing que pode ser usado por grandes empresas ou pequenos negócios, bem como por agências de marketing digital que precisam de uma ferramenta para a gestão de todos os seus clientes. 

Entre os recursos que você encontra em nosso sistema, podemos citar:

  • criação de landing pages e formulários externos para captura de leads, sem a necessidade de um programador, 
  • organização de banco de dados, 
  • segmentação de leads, 
  • criação de fluxos de automação de e-mail marketing que funcionam de acordo com o comportamento do lead, 
  • criação de e-mails e oferecimento de templates simples de editar,
  • envio segmentado e automático, e mais.

Esse software para email marketing, além de permitir a criação e envio de campanhas de e-mail de maneira simples, também reúne funcionalidades diversas que compreendem o escopo da automação de marketing, como você pode observar no infográfico abaixo. 

Plataforma de email marketing

Gostou? Então faça um teste grátis por 15 dias e acesse todas as funcionalidades necessárias para o cumprimento das etapas do Inbound Marketing, ou entre em contato e converse com um de nossos especialistas

Agora que você já sabe o que é uma plataforma de e-mail marketing, é hora de iniciar sua estratégia para te ajudar, separamos um material completo [e exclusivo] para guiar todo o seu planejamento: Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

O post Plataforma de e-mail marketing: Guia completo sobre o que é, para que serve e porque usar + exemplos apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Plataforma de e-mail marketing: Guia completo sobre o que é, para que serve e porque usar + exemplos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages