Pinterest revela mudanças no comportamento masculino online

Ao redor do mundo, as marcas buscam cada vez mais conhecer seus consumidores em profundidade para desenhar estratégias de comunicação mais direcionadas e assertivas. E um dos públicos que mais oferece desafios é o masculino.

A grande questão é: o que os homens estão procurando? A que estão conectados na internet? Que tipo de conteúdo desperta seu interesse? Essas respostas são fundamentais, pois, conhecendo seus gostos e interesses, as marcas têm a oportunidade de construir um posicionamento que de fato atinja e engaje essa audiência.

É muito interessante compreender que as buscas visuais e inspiracionais têm conquistado cada vez mais a esse público em assuntos diversos. No Pinterest, o comportamento masculino está mudando e este movimento está sendo acompanhado. Os usuários estão recorrendo à plataforma de inspiração para encontrar ideias mais focadas em seu bem-estar e autocuidado. Alguns exemplos são as dicas de meditação e mindfulness, decoração, beleza, receitas e arte. Prova disto é que as buscas por “Atividades de alívio do estresse” aumentaram 4,7 vezes² na plataforma e, no mesmo período, outras pesquisas relacionadas à saúde e bem-estar também subiram³:

Decoração

Entre os homens, as pesquisas relacionadas a decoração ficam em primeiro lugar, especialmente quando se trata de um jardim no quintal de casa. De acordo com os dados, as buscas por esse tema aumentaram 7.491% desde do início da pandemia. Ainda no assunto do décor, muitos estão reformando mais e procuram inspiração — do bar em casa (+37%), ao design para a cozinha (+611%) e às ideias para o quarto (+174%).

Artes

No âmbito das artes, as pesquisas por fotografia criativa tiveram um aumento de 100% nos últimos meses. Já no âmbito do cuidado pessoal, as buscas por cortes de cabelo compridos e treinos em casa aumentaram 599% e 341%, respectivamente. Outros termos que os usuários da plataforma pesquisam são videogames, +52%, e receitas de drinks, +184%.

E como a sua marca pode criar conteúdos no Pinterest que ajudem os homens a criar uma vida que amam?

Usando o Pinterest nas inspirações

Em primeiro lugar, é importante criar um conteúdo que vá ao encontro do que o público está buscando. No Pinterest, o objetivo é que os usuários se sintam felizes e representados, com a possibilidade de reverberar mensagens e sentimentos positivos em relação ao conteúdo que encontram e criam na plataforma.

A forma de atuação dos usuários no Pinterest é vantajosa para as marcas de todos os tamanhos, já que eles vêm à plataforma para descobrir novas ideias antecipadamente. Ou seja, as marcas têm a possibilidade de alcançar clientes em potencial quando estão considerando a próxima compra — tenha isso no radar no momento de criar o seu conteúdo.

É preciso usar a plataforma a favor da sua marca. Criar uma conta business é essencial, assim como ficar de olho nas melhores práticas na criação dos Pins. Usar as soluções para os varejistas também é recomendável: Pins de Produto que mostram disponibilidade em estoque e preço; o Shop the Look, com o qual é possível inserir tags em produtos em partes específicas da imagem; os Pincodes, QR codes customizados que levam os usuários a um perfil, pasta ou Pin; e os Catálogos, que permitem que as marcas façam upload de suas coleções completas na plataforma, criando Pins de Produto de forma automática.

Alcance orgânico no Pinterest

Para mais engajamento e aumentar o alcance orgânico no Pinterest, é preferível publicar semanalmente ao invés de postar muito de uma só vez — assim é possível atingir um público maior. E lembre-se: os Pins devem estar sempre vinculados ao seu e-commerce. Os vídeos também são um ótimo formato de gerar mais engajamento e alcançar o público de uma maneira criativa e prática. 66% dos usuários afirmam que este formato agrega muito à experiência de descoberta, mais do que os vídeos de outras plataformas de mídia.

Outro detalhe importante é que, ao contrário do que vemos em outras plataformas, o número de seguidores não interfere no alcance do perfil e dos Pins. Por exemplo: a sua página pode ter 250 seguidores e 100 mil de alcance mensal. E mais: 97% das buscas do Pinterest não estão relacionadas a varejistas específicos e todo conteúdo é orgânico e evergreen — a plataforma oferece um espaço único tanto para marcas grandes e estabelecidas como para PMEs. Ou seja, não importa quanto tempo passe depois da criação de um Pin. Se ele estiver bem descrito, com imagem de qualidade e as hashtags certas, continuará criando engajamento e tráfego.

Metodologia

Os aumentos são calculados usando pesquisas globais normalizadas entre março e abril de 2019 e 2020.

2 – Tendências calculadas usando dados de buscas normalizadas feitas entre 18/05 e 14/06 de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

3 – Tendências calculadas usando dados de buscas normalizadas feitas entre 18/05 e 14/06 de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Pinterest revela mudanças no comportamento masculino online. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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