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E-commerce e marketing digital devem caminhar juntos

Nos últimos anos e principalmente com a chegada da pandemia o setor de e-commerce tem ganhado ainda mais destaque e confiança dos consumidores. Para se ter ideia, no Brasil o setor cresceu 47%, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Konduto. Mas tanto na loja física como principalmente na online é fundamental investir em estratégias de marketing.

Submarino, Lojas Americanas, Magazine Luiza… O que as grandes têm em comum? Todas trabalham com ações de marketing digital. Esse é um processo importante para a comercialização na internet, já que todas as empresas precisam ser vistas para sobreviverem atualmente — principalmente o e-commerce, que é um negócio 100% online. É por meio de uma boa estratégia que as ofertas chegarão até o público-alvo do e-commerce.

Agora, em meio a esse cenário de pandemia e isolamento social, pudemos ver como o marketing digital está salvando os negócios. Mas é necessário tomar alguns cuidados para mirar em estratégias certeiras: o maior erro que muitos negócios vem cometendo é não ter uma estrutura de marketing digital robusta. Simplesmente criam a loja e não seguem um posicionamento. Hoje, é visível que qualquer negócio, seja físico ou online, deve ter um posicionamento de marketing digital.

Pensando nisso, listo abaixo o passo a passo para adotar ações estratégicas para o seu e-commerce.

Determine o seu público-alvo

Se o e-commerce já existe é preciso partir do pressuposto que ele precisa ter um público-alvo para determinar as ofertas dele e o nicho que está inserido. A determinação do nicho é fundamental para criar um passo a passo do e-commerce. Saiba definir se vai vender produtos relacionados à saúde, moda, decoração ou outros. É fundamental saber com quem você fala. Além disso, e-commerces pequenos devem focar em um nicho específico, pois fica mais difícil concorrer com os grandes que oferecem diversos produtos e fazem grandes investimentos em ações de marketing e publicidade.

Crie uma estrutura social do e-commerce

Com o site no ar é necessário ter um bom posicionamento e, a partir disso, criar toda uma estrutura social. Crie um blog de conteúdo que possa atrair pessoas interessadas em um determinado produto. Por exemplo: digamos que você tenha um e-commerce que venda produtos naturais. Você pode criar conteúdos explicando os benefícios de cada produto, para parte estética, saúde.

Outra opção seria criar alguns conteúdos gratuitos que podem ser baixados, como um e-book sobre como realizar uma receita saudável e saborosa, por exemplo. Depois disso é mais simples capturar essa pessoa interessada — que chamamos de lead — para sugerir uma série de ofertas e produtos via e-mail marketing. O marketing de conteúdo também está atrelado ao marketing digital.

Faça análise dos concorrentes e veja o que pode melhorar

Para fazer essa análise, o primeiro passo é listar quem são os concorrentes — os outros e-commerces que atuam no mesmo nicho, que vendem um produto parecido. Depois, analise o que eles fazem e você não. Vale observar se o seu concorrente tem um Blog, um canal no YouTube onde mostra seus produtos, ou um Facebook, Instagram. Ele anuncia nessas redes? Além disso, é importante perguntar: se alguém pesquisar seu produto, aparece você ou o seu concorrente nas buscas? E a partir dessas respostas traçar estratégias para o seu negócio.

Tenha um site seguro

Confirme se você tem a instalação do certificado de segurança SSL, Secure Socket Layer. Mas, já falando especificamente de e-commerce, é preciso que ele passe uma segurança para quem está visitando. Por isso é necessário ter depoimentos de outros clientes em relação a outros produtos, taxa de entrega e utilizar também plataformas de pagamento que sejam de confiança — como por exemplo Pagseguro ou a própria Hotmart.

Faça campanhas

Anúncios no Facebook Ads e Google Ads são fundamentais para alcançar pessoas interessadas. No Google Ads é possível realizar anúncios baseados na pesquisa. Se você vender tênis, poderá anunciar os tênis para quem busca por eles. Outra estratégia fundamental é o e-mail marketing, a fim de criar relacionamento com os clientes e poder enviar novas ofertas.

Remarketing

E se tem uma estratégia que não pode faltar, é o remarketing. Basicamente, trata-se de criar anúncios para quem já teve contato com alguma oferta da loja. Se alguém visita a página de um produto, os anúncios de remarketing “vão seguir” a pessoa onde quer que ela vá na internet. Unindo todos esses pontos é possível ter uma estratégia de marketing digital e de conteúdo que ajude a alavancar seu negócio.

O post E-commerce e marketing digital devem caminhar juntos apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre E-commerce e marketing digital devem caminhar juntos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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