Como começar um e-commerce sem muitos recursos utilizando as melhores ferramentas disponíveis

Continuando o artigo sobre ferramentas gratuitas (ou parte das funções delas gratuitas), vamos falar de apps ou sistemas que auxiliam nessa transformação digital, onde iniciamos o assunto pelo “ecossistema Google”.

E, nada como (re)iniciar com outro “ecossistema” famoso, o do conglomerado de Mark Zuckenberg. Depois, seguem outras ferramentas tão ou mais importantes para auxiliar com seu negócio.

WhatsApp

O WhatsApp é o principal meio de comunicação geral da grande maioria das empresas. É mais utilizado que ligações de telefone ou celular. Presente em 99% dos aparelhos nacionais (não me pergunte quem faz parte desse 1%, pois eles não estão no WhatsApp para questionar), esse app de mensagens é utilizado para todas as relações imagináveis dentro de uma empresa:

  • vai da prospecção ao pós-venda;
  • da contratação à gestão;
  • da negociação entre fornecedores ao network.

Ignorar o WhatsApp, mesmo que não esteja dentro de seus planos de transformação digital, é ignorar a evolução das comunicações e, claro, ficar para trás. Se faz parte do 1% que não possui ele instalado em seu aparelho de telefone, considere-o imediatamente.

WhatsApp Business

Num passado não tão distante, já falei sobre o WhatsApp Business, mas, claro, as coisas evoluem e há mais funções disponíveis. Antes de mais nada, o WhatsApp Business é o ambiente do já conhecido WhatsApp, mas voltado para os negócios. Ao invés de só ter uma conta com foto e status, você cria uma conta para sua empresa com foto de perfil, status, endereço completo, link para o site e e-mail. Isso torna a conta mais atrativa e profissional aos olhos do cliente.

Enfim, como diria famosa loja de varejo: “não é só isso”. Nas funções mais básicas, pode disponibilizar etiquetas (tags) para os clientes (vendas, sac, prospecção, etc), “chatbots”, com mensagens personalizadas de boas vindas ou resposta automática após horário de fechamento e configurar mensagens rápidas para respostas. Há um minirrelatório de mensagens enviadas, lidas, entregues também. Uma função interessante é vincular o seu catálogo de produtos para enviar aos clientes, inclusive reduzindo o tamanho do link, para deixar mais amigável.

Enfim, tudo isso podendo adicionar um botão para suas páginas do Facebook e site, facilitando o contato com seus clientes. Isso, só no modo básico do aplicativo. Na versão com funções pagas, há variados pacotes e integrações com APIs, que facilitam ainda mais esse relacionamento — mas só vamos focar no que há gratuito. Lembrando que há a possibilidade de ter uma conta verificada pela plataforma, que entra em contato e confirma seus dados, disponibilizando um “tique” ao lado de seu nome. Mas é a ferramenta que define as regras para esse reconhecimento e entra em contato para validar. Enfim, não conte muito com isso e capriche na conta comercial para bombar no atendimento ao cliente, seja para tirar dúvidas, vender e realizar o pós-venda.

Facebok IQ

O Facebook IQ é a página da rede social para oferecer insights, estudos e pesquisas para as empresas, utilizando os dados da própria rede social. Assim como mencionei no Think With Google, é fundamental cadastrar o e-mail para receber as novidades direto em sua caixa de entrada. Há material variado que certamente ajudará na imersão digital de seus negócios. Neste link é possível filtrar e gerar um relatório de acordo com a sua necessidade.

 

 

WordPress 

Conhecido por muito tempo como uma ferramenta para blogs, o WordPress está muito além disso, sendo uma das ferramentas mais usadas no mundo para criação de páginas e gestão de conteúdo. Excelente para criação de sites, e-commerces, blogs e páginas de divulgação de trabalho (portifólio), sua gestão é bastante intuitiva e não é preciso ser um programador para criar algo lá, embora ajude se já tiver algum conhecimento.

Como é popular, possui variados plugins (gratuitos ou pagos) e integrações que facilitam em muito para quem está começando, sendo constantemente atualizado e com desenvolvimento para qualquer novidade que surja. Se não possui recursos para começar com alguma plataforma paga, o WordPress pode ser a solução.

SimilarWeb

O SimilarWeb é interessante para monitorar qualquer site e seus concorrentes. Já vou adiantando que alguns sites ele não mostra absolutamente nada, mas da grande maioria sempre tem algo. Ele mostra dados bastante robustos, como visitas, taxa de rejeição, origem das visitas, ranking global (deles, né), Keywords, concorrentes e sites similares, entre outras funções.

Ele disponibiliza um relatório bem detalhado que permite fazer comparações com o seu ou outros concorrentes. Além de sites, também monitora aplicativos. Na versão paga, o relatório é mais bem detalhado, com algumas limitações, mas a versão gratuita atende muito bem. Há a disponibilidade de plugins para utilizar junto ao navegador, facilitando ainda mais o acesso.

SEMRush

Uma das ferramentas mais legais e que me desperta muito amor (por suas funcionalidades) e ódio — por querer mais e cair numa página que me cobra US$ 100 para prosseguir ou alguma funcionalidade que é cobrada em separado, mesmo pagando o plano mensal. É aquilo: quer sorrir, tem que fazer sorrir. À parte disso, o SEMrush é sensacional no que oferece, mesmo no gratuito.

Análise de domínio, posicionamento orgânico, concorrência, palavras-chave e estratégia de marketing. Tudo com interface amigável e com bastante gráficos. Não à toa, uma das ferramentas preferidas de profissionais de marketing digital e agências de publicidade. Como expliquei, o problema aqui é se satisfazer com o gratuito, que atende bem, mas querendo mais funcionalidades, só possível utilizar na versão paga.

Mailchimp

Para quem acredita que e-mail acabou, longe disso. O e-mail marketing ainda é uma das principais ferramentas de divulgação e contato com os clientes. Obviamente, que não há a mesma participação nas vendas de antes, mas, ainda assim, traz números significantes nos resultados. O Mailchimp é uma das ferramentas para esse fim com melhor custo-benefício do mercado.

É possível desenvolver layouts, segmentar listas de contatos, automatizar envios, integrar com as redes sociais, enfim, além de outras funcionalidades, como criar landing pages, fazer posts em redes sociais e até utilizar como CRM. Na versão gratuita, há uma limitação de disparos e contatos, começando a cobrar, conforme aumenta o número de contatos e envios, além da necessidade de uso, como testes A/B, mais templates, automatizar os envios, entre outras funcionalidades.

Trello

Sabe o Post-it? Então, o Trello é como uma versão virtual dele, mas sem dar problema na cola ou correr risco do ventilador da empresa varrer tudo. O Trello é excelente para planejamento, delegar tarefas e acompanhamento das demandas de sua empresa. Esqueça as intermináveis “threads” de e-mails debatendo sobre projetos, adicionando pessoas, que precisam ler todo o “rabo” do e-mail para entender o que está rolando. Ele é fácil de utilizar e com várias ferramentas para facilitar o entendimento das tarefas, como:

  • anexo de arquivos;
  • etiquetas;
  • checkbox;
  • alerta de prazo para entrega, etc.

O Trello possui suas principais funcionalidades gratuitas e que ajudam bem quem precisa se planejar e delegar tarefas em conjunto.

Canva

Sem recursos para contratar um webdesigner? Não vai ser com a mesma qualidade de um profissional, mas o Canva pode ir auxiliando nessa missão. Com 8 mil templates gratuitos, centenas de tipos de design para posts e centenas de milhares de fotos e elementos gráficos, poderá criar imagens do zero ou adaptar as que já possui. Com funções já adaptadas para algumas redes sociais e posts pré-determinados, o Canva é uma ferramenta bem importante para criação de conteúdo digital para qualquer plataforma. 

Buzzsumo

Monitore links, termos, palavras-chave, concorrência e o que mais imaginar com o Buzzsumo. Com gráficos e mais gráficos e relatórios fáceis de compreender, essa ferramenta também é fácil de usar, com funções gratuitas que auxiliam em seu projeto digital. Seus alertas para acompanhar suas principais Keywords (ou da concorrência) permitem saber logo que ela é postada na rede ou nas redes sociais. 

Alexa (ou o Google Nest)

Ok, os dispositivos Echo não são exatamente gratuitos, mas a Alexa é. Ainda assim, como única dica paga para adquirir o aparelho da Amazon (ou do Google), sugiro aqui um dos assistentes de voz para ir utilizando e testando as possibilidades para sua empresa. Afinal, esse a utilização da voz é o próximo passo nas vendas digitais. Enquanto ainda não é possível utilizar como meio de negócio, ative as skills, utilize para lembretes, integre em seus aparelhos da casa que disponibilizem essas funções, faça buscas… Enfim, não ignore totalmente o produto mais vendido nos últimos quatro Black Fridays americanos (aqui foi papel higiênico) e já tenha uma familiaridade para o que deve estourar num futuro não tão distante.

Essas foram minhas sugestões de programas e aplicativos para auxiliar na transformação e implementação de projeto digital de seu negócio, sem despender de muitos recursos.

Aproveitem bem e se cuidem.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como começar um e-commerce sem muitos recursos utilizando as melhores ferramentas disponíveis. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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