Ads Top

A importância do marketing de conteúdo para o e-commerce

Atrair e engajar clientes por meio de um conteúdo relevante e interessante faz parte de qualquer boa estratégia de e-commerce. É por esse motivo que o marketing de conteúdo é tão importante para as lojas virtuais.

Se você conhece sobre marketing digital, certamente já ouviu falar sobre marketing de conteúdo — estratégia que tem por objetivo atrair pessoas, por meio de informações interessantes, e que deve sanar dúvidas e dores de possíveis clientes.

A produção de bons conteúdos deve ser uma das preocupações de donos de e-commerces. Afinal, é por meio desse recurso que é possível atender ao consumidor dentro de sua loja.

Lembre-se: uma boa página de e-commerce deve entreter e informar o consumidor.

Neste conteúdo, você entenderá por que o conteúdo é tão importante para e-commerce e conhecerá os principais formatos de conteúdos que poderão ajudar o seu negócio a vender mais.

A importância de conteúdo para e-commerce

Imagine que você está sem celular e resolve ir à uma loja no shopping para comprar um aparelho novo. Você entra nessa loja e encontra uma vitrine com uma série de opções de smartphones, com diversos preços e marcas.

A pergunta que não quer calar é: quais dessas opções irá melhor atender o que você precisa?

Agora, imagine que, em meio a tantas opções de aparelhos, você encontra à disposição somente algumas informações simples, como preço e marca de cada produto.

Certamente, a sua primeira reação é procurar pela ajuda de algum vendedor, certo?

Para um e-commerce, a situação é basicamente a mesma. Encontrar um site que apresenta apenas as informações básicas de um produto certamente fará com que o cliente não se sinta seguro para realizar a compra — e, assim, tire suas dúvidas em outro lugar.

É importante lembrar que, diferentemente de uma loja física, um e-commerce não possui vendedor disponível. O seu cliente dependerá das informações que você disponibilizar em seu site.

Em resumo, um bom e-commerce deve apresentar conteúdo suficiente para suprir a falta de um vendedor de uma loja física. E, mais do que isso, entreter o consumidor a ponto de ele ficar mais tempo em seu site e voltar sempre que necessário.

Mas qual é o formato de conteúdo ideal? Veja a seguir alguns exemplos de formatos utilizados por grandes e-commerces.

1 – Descrição detalhada e atrativa para seus produtos

Uma boa descrição de cada produto é essencial para qualquer e-commerce. É a partir disso que é possível não só trazer as informações que o seu consumidor precisa, mas também tornar evidente cada vantagem de seu produto.

A Apple é um grande exemplo de como fazer isso de modo excelente. A página do novo iPad Pro, por exemplo, além de apresentar as especificações técnicas do aparelho, revela os principais benefícios do aparelho.

De acordo com a marca, “o chip A12Z Bionic é o que faz o iPad Pro superar a velocidade da maioria dos laptops”. Isto é, além de trazer a característica técnica, ainda apresenta uma vantagem que o aparelho tem em relação aos concorrentes.

E não é só isso: você pode não só usar o iPad Pro para o dia a dia e para o trabalho, mas também contar com o processador gráfico de oito núcleos para maior “desempenho e realismo nos apps e jogos”.

(Fonte: https://www.apple.com/br/ipad-pro/)

2 – Para enriquecer os detalhes, use vídeos a seu favor

Uma boa descrição pode se tornar ainda melhor ao utilizar um vídeo que mostre, de modo real, a utilização do aparelho.

Além da descrição do produto, a Apple disponibiliza também um vídeo sobre o novo iPad Pro.

(Fonte: https://www.apple.com/br/ipad-pro/)

Vídeos são recursos poderosos que, cada vez mais, têm atraído as pessoas. Sobretudo no cenário atual, de isolamento social, o consumo de vídeos tornou-se cada vez mais comum.

Não é à toa que vídeos de reviews de produtos são tão presentes na decisão de compra de alguns consumidores. Afinal, este formato de conteúdo tende a proporcionar uma experiência emocional.

De acordo com dados divulgados pelo Think With Google, assistir a vídeos no YouTube antes de realizar uma compra é algo comum para mais de 60% das pessoas entrevistadas.

No site Sterilair, por exemplo, há uma série de vídeos sobre a utilização dos produtos.

3 – Histórias de clientes e comentários

É importante que a sua loja virtual transmita confiança para o consumidor. É por isso que a utilização de provas sociais é tão importante.

Como exemplo de uso de provas sociais, disponibilizar um espaço para que os consumidores possam colocar seus depoimentos e comentários permite gerar conteúdos orgânicos e relevantes para o seu público.

No exemplo abaixo temos um e-commerce com um espaço para centenas de comentários de seus consumidores sobre a utilização dos produtos.

(Fonte: https://www.sterilair.com.br/avaliacoes/respiracao)


4 – Para produtos parecidos, aposte na utilização de tabelas comparativas

Para ajudar na decisão de compra, quando se tem mais de um produto, um formato de conteúdo que pode ser interessante é a tabela comparativa.

No site Compra Certa, é possível fazer o comparativo de até três produtos, a partir das especificações técnicas deles.

(Fonte: https://www.compracerta.com.br/?logado=true)

5 – Crie uma página focada em um só produto

Desenvolver uma página focada em um único produto permite a criação de conteúdos mais aprofundados e direcionados à comunicação da oferta, evidenciando os benefícios e valorizando ao máximo as características do item em questão.

Vamos voltar ao exemplo da Apple e da página sobre o iPad Pro. A criação de uma experiência de imersão sobre esse aparelho só é possível porque a marca permite que o consumidor encontre naquela página tudo o que é necessário saber.

São mais de mil palavras concentradas somente nesse produto.

É apenas no final da página que a marca apresenta outras opções de iPads para o consumidor.

(Fonte: https://www.apple.com/br/ipad-pro/)

6 – Quebre objeções em vendas com dúvidas frequentes

Uma página de vendas eficiente deve quebrar objeções e garantir que tudo o que o consumidor precisa para sentir-se confiante e fazer a compra está disponível nela.

É por isso que é importante acrescentar informações relevantes e entender o que o consumidor deseja saber.

Para garantir que a sua página de produto atenda de fato ao consumidor, deixe disponível as principais dúvidas e respostas sobre o produto. Um bom exemplo pode ser visto a seguir:

(Fonte: https://www.saldaodainformatica.com.br/notebook)

7 – Compartilhe dicas interessantes com seu consumidor

Ainda considerando que a sua página de e-commerce deve entreter e informar o consumidor, uma boa dica é compartilhar informações interessantes e complementares ao produto.

A Magazine Luiza, por exemplo, traz informações interessantes, como vantagens e dicas de como usar o aparelho, na página de micro-ondas.

 

8 – Invista em um blog ou em uma categoria de conteúdos dentro do seu e-commerce

Falando em conteúdos complementares, a produção de um blog para o seu site pode ser excelente para atrair consumidores em etapas anteriores à conversão na jornada de compra.

Ainda utilizando como exemplo a Magazine Luiza, o site possui uma área só para disponibilidade de conteúdos informativos: o blog “Portal da Lu”. Ele tem, em média, 433 mil de potencial em acessos orgânicos, de acordo com a SEMrush.

 

Isso quer dizer que o site consegue atrair pessoas que buscam algo além dos produtos que a marca oferece. Pessoas que buscam informações podem já começar a ter uma experiência com o site.

Invista em uma boa página de “Quem somos”

Apresentar a sua marca e contar a sua história é uma das maneiras de conquistar a confiança do seu consumidor e fazer com que ele se identifique com a loja.

Para isso, construa uma boa página de “Quem somos”, que apresente história, missão, visão e valores da marca. O exemplo da Gran Cursos Online (e-commerce de cursos para concursos públicos) pode ser uma referência ao seu e-commerce.

(Fonte: https://www.grancursosonline.com.br/quem-somos)

Conclusão

Produza conteúdos interessantes para o seu e-commerce e garanta que o seu consumidor encontre tudo o que ele precisa para fazer uma compra com confiança.

O post A importância do marketing de conteúdo para o e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A importância do marketing de conteúdo para o e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.