Vale a pena estar em vários marketplaces para otimizar as vendas?

De acordo com o relatório Webshoppers 2020, o mais completo sobre o e-commerce brasileiro, elaborado por Ebit|Nielsen, o varejo online alcançou a marca de R$ 61,9 bilhões em faturamento no ano passado. Somente nos quatro primeiros meses de 2020, o setor já faturou R$ 22,9 bilhões (32% de todo 2019), provando que a pandemia do novo coronavírus definitivamente virou os holofotes para o e-commerce.

Na corrida por garantir presença nesse canal de vendas, é comum que alguns empreendedores se perguntem sobre qual estratégia será mais viável e lucrativa para sua operação. A resposta pode variar bastante, mas considerando fatores como tempo, investimento e visibilidade, eu diria que ingressar em marketplaces é a melhor opção – especialmente para pequenos e médios empresários.

Criar uma loja virtual própria geralmente demanda custo e tempo elevados, pois é preciso começar o projeto do zero. Ou seja, revisar, aprovar, cadastrar produtos, integrar sistemas e ainda gastar com marketing digital para chegar aos possíveis compradores. Se você optar por vender em marketplaces, consegue economizar tempo e dinheiro. Além disso, embarca no marketing de um espaço já conhecido pelos usuários, como Amazon, Dafiti, Mercado Livre, Submarino e outros. É verdade que a concorrência dentro da plataforma pode ser acirrada, principalmente se o nicho for amplo, mas os marketplaces permitem que você crie anúncios de pequenos investimentos para posicionar melhor seus produtos nas buscas.

Vários marketplaces?

Outra sugestão é diversificar a presença online em diferentes marketplaces. Mesmo que você já tenha sua própria loja virtual (se já vende em um marketplace), talvez seja a hora de ampliar as possibilidades). Essa estratégia permite ampliar as chances de vendas e ainda aproveitar as ofertas que cada marketplace oferece para o seller e para o comprador. Isso inclui datas específicas, como Dia do Consumidor, Dia Das Mães, Black Friday, Natal e tantas outras. Também vale a pena pesquisar marketplaces interessantes para o seu nicho, como cosméticos, livros e acessórios para casa. O importante é analisar o que os concorrentes diretos estão fazendo, onde estão e quais oportunidades estão desperdiçando para traçar um plano e garantir o seu sucesso no varejo online.

Ressalto que, como qualquer outro modelo de negócio, é preciso estudar e analisar prós e contras de cada marketplace antes de firmar a parceria. Consulte os critérios da plataforma para cadastro de produtos, política de privacidade, acordos para frete, comissões, prazos de pagamento e outros assuntos que possam ser decisivos. Informe-se, compare e vá em frente!

Gestão otimizada

Já apresentei dados empolgantes do e-commerce brasileiro e dei dicas de como ingressar nos marketplaces do modo mais assertivo, mas preciso ressaltar a importância de contar com sistemas de gestão. Nas vendas pelo e-commerce, os pedidos podem ser feitos por clientes de qualquer lugar do país, com um fluxo que pode te surpreender. Para que essa dinâmica do mercado não pegue você de surpresa, invista em bons softwares de gestão, como Hub e ERP. Com essas soluções, é possível gerenciar todo seu processo de vendas em um só lugar, desde o estoque até o rastreamento dos envios; dos boletos às notas fiscais.

Considerando que você vai optar por vendas multicanal, esses sistemas são essenciais para manter a gestão organizada. Seja durante as atividades, ou no momento em que precisará enviar relatórios à contabilidade. Todo mundo ganha! A equipe fica mais atenta e menos suscetível a erros, e os clientes confiam nas informações da sua empresa (disponibilidade dos itens em estoque, descrição dos produtos, acompanhamento do pedido). Além disso, o setor financeiro tem um panorama preciso de toda a operação.

Animado para começar a vender pela Internet? Lembre-se: identifique e analise os principais concorrentes diretos, e pesquise os melhores marketplaces para o seu negócio. Invista em softwares de gestão e esteja sempre atento às tendências do mercado.

Sucesso nas suas vendas e até a próxima!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Vale a pena estar em vários marketplaces para otimizar as vendas?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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