Onde encontrar profissionais de marketing digital: 7 caminhos que pode seguir

Os profissionais de uma agência de marketing são os ativos mais importantes da empresa. São eles que fazem o trabalho acontecer, geram resultados para os clientes e permitem que o negócio funcione. Por isso, saber onde encontrar profissionais de marketing digital qualificados é um passo importante do processo seletivo.  

Para responder a essa pergunta, “afinal, onde encontrar profissionais de marketing digital?”, indicamos 7 caminhos:

  1. Use o LinkedIn
  2. Compartilhe a vaga em outras redes sociais
  3. Divulgue sua vaga em empresas juniores e faculdades
  4. Faça networking em eventos 
  5. Recorra ao banco de dados da sua empresa
  6. Acesse sites que reúnem currículos e vagas
  7. Peça recomendações 

Quer entender melhor como você pode usar cada uma dessas opções para contratar profissionais de marketing, continue lendo nosso artigo. 

Onde encontrar profissionais de marketing digital? 

O primeiro passo para contratar bons profissionais não é encontrar o canal ideal para isso, mas sim entender o tipo de profissional você está buscando e para desempenhar qual função.

Para isso, antes de ir até as plataformas que vamos indicar, indicamos que siga alguns passos como:

  • Entenda sua demanda;
  • Defina o nível de conhecimento do profissional que você deseja contratar (estagiário, analista ou sênior);
  • Crie uma descrição de cargo completa e inicie o processo seletivo

Para saber mais sobre essas etapas acesse o artigo; Como contratar um profissional de marketing: 4 passos para achar o profissional ideal para o seu time!”. 

Agora sim, vamos às dicas de onde encontrar profissionais de marketing digital. 

1. Use o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com 41 milhões de usuários só no Brasil. 

Atualmente é o principal canal de busca por profissionais e quando o assunto é onde encontrar profissionais de marketing digital, tenha certeza que esse é um ambiente muito fértil para sua busca.

A própria plataforma criou um sistema chamado LinkedIn Recruiter voltado para recrutadores em busca de profissionais qualificados. 

Ao seguir o passo a passo você faz uma curadoria de usuários que se encaixam em sua vaga e que podem ser uma excelente aquisição para o negócio. 

Além de fazer essa pesquisa, você pode cadastrar a vaga de emprego e aguardar que os candidatos cheguem até você.   

2. Compartilhe a vaga em outras redes sociais

Além do Linkedin, você também pode usar o alcance das demais redes sociais da sua empresa e divulgar a vaga de emprego por esses canais. 

Crie uma publicação que explique:

  • qual é o cargo oferecido;
  • quais os requisitos que um profissional deve atender;
  • descreva o que é preciso enviar para participar do processo seletivo (por exemplo, um portfólio ou apenas o currículo);
  • qual é a data limite para candidaturas. 

Seja o mais detalhista possível sobre atribuições do profissional e suas expectativas para quem ocupar o cargo. 

A descrição da vaga é fundamental para garantir que você irá receber candidaturas que estejam alinhadas a sua expectativa e necessidade. 

3. Divulgue sua vaga em empresas juniores e faculdades

Caso você esteja em busca de um estagiário pode ir direto às faculdades da sua cidade e informar o D.A ou a coordenação do curso sobre a vaga.

Pergunte se há algum canal da instituição usado para falar com alunos sobre esse tipo de oportunidade. É bem comum que haja. 

Uma outra opção é ir até empresas juniores e informar sobre a vaga. Esse tipo de local reúne estudantes ávidos por uma oportunidade. O perfil de empresários juniores é muito valorizado em empresas. 

4. Faça networking em eventos 

Networking pode levar você a novos clientes e também a novos colaboradores

Profissionais que frequentam eventos, geralmente, são proativos e desejam se conectar. 

Conheça as pessoas que estão apresentando trabalhos, converse com quem está nos espaços de confraternização e use esses ambientes para encontrar profissionais motivados, inspirados e comprometidos. 

Além de encontrar um candidato você pode pedir indicações de profissionais para quem estiver por lá. 

5. Recorra ao banco de dados da sua empresa

Se esse não é o primeiro processo seletivo da sua empresa, é provável que você tenha um banco de dados com currículos que recebeu anteriormente, mas que por algum motivo não se tornaram colaboradores naquele momento. 

Vagas diferentes podem exigir perfis diferentes. Além disso, é comum ficarmos em dúvida entre alguns profissionais no final de um processo seletivo. Essa pode ser uma nova oportunidade para conversar mais uma vez com bons candidatos. 

Uma outra opção é criar no site da empresa um espaço dedicado para recebimento de currículos e portfólio. Assim, durante o ano todo você recebe candidaturas, e depois pode fazer uma pesquisa entre o material que receber. 

6. Acesse sites que reúnem currículos e vagas

Onde encontrar profissionais de marketing digital senão em sites de currículos? 

Eles são clássicos e por vezes esquecidos por algumas empresas de marketing, entretanto, podem reservar gratas surpresas.

Passe um pente fino e tente encontrar profissionais que se destacam dentro do perfil que você estabeleceu.  

7. Peça recomendações 

O Q.I, ou quem indica, é uma realidade muito presente em empresas de marketing e, se você souber usar a seu favor, pode ser algo bom e não ruim. 

Pergunte a profissionais que você admira se eles conhecem algum nome que se encaixa no perfil descrito para a vaga. Bons profissionais estão em contato constante com outros bons profissionais, por isso, seja esperto em sua busca por onde encontrar profissionais de marketing digital. 

Próximas etapas do processo seletivo

O processo de seletivo apenas começa com a coleta de nomes e currículos, por isso, use e abuse de todas as dicas que demos aqui. 

Faça uma boa seleção e entre em contato com quem se encaixa no perfil que você estabeleceu. 

As próximas fases, como a entrevista, vão te ajudar a definir o nome ideal. Mas tudo começa com uma boa seleção de nomes. 

Lembre-se que alguns dos melhores profissionais do mercado já podem estar empregados, logo, se você estiver interessado em um nome específico, terá que batalhar para atrair sua atenção e convencê-lo de que sua vaga é a melhor opção

Oferecer bons benefícios, ter um salário competitivo e um bom clima organizacional faz toda a diferença nesse momento. 

Esperamos que você tenha curtido as dicas de onde encontrar profissionais de marketing digital e que ele te ajude a montar um dream team para seu departamento ou agência! Talvez, você também se interesse pelo artigo; Como vender consultoria de marketing digital: 7 táticas ➶”.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing digital completa, seja para a promoção de ações de marketing pessoal (em redes sociais, email marketing, etc) ou para empresas que desejam trabalhar suas campanhas de marketing e vendas. Experimente gratuitamente por 15 dias. Entre em contato com a nossa equipe.

O post Onde encontrar profissionais de marketing digital: 7 caminhos que pode seguir apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Onde encontrar profissionais de marketing digital: 7 caminhos que pode seguir. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages