Inclusão Digital e o Impacto Que Pode Trazer na Experiência do Cliente

Você já parou para pensar sobre inclusão digital? Esse tópico é pouco discutido no Brasil e, como resultado, possui poucos sites acessíveis para pessoas com deficiência.

Para que possamos conhecer mais sobre esse assunto e gerar conteúdos mais inclusivos, fizemos esse post com informações que lhe serão úteis ao criar novos materiais para seu site, blog, redes sociais e demais meios de comunicação.

Vamos falar sobre inclusão digital?

Inclusão Digital e o Impacto Que Pode Trazer na Experiência do Cliente

O que é Inclusão Digital?

Cada dia que passa a internet se torna cada vez maior e cheia de informações. Hoje muitas pessoas trabalham através da internet. Por exemplo, o marketing digital não existiria se não fosse por esse crescimento constante.

E quanto mais ela cresce, mais o mundo se volta para ela. São poucas as coisas que você não possa fazer ou resolver pelo seu celular, notebook e demais aparelhos.

Por isso a inclusão digital é necessária, para que todos possam ter o mesmo benefício de utilizar esse meio no dia a dia. Mas vamos entender melhor seu significado?

Quando falamos em Inclusão Digital, estamos falando de oferecer oportunidades para que todos possam ter acesso aos meios de comunicação que são oferecidos através da internet.

Seu objetivo é fazer com que todos possam aproveitar do mesmo material, para que seja algo democrático. 

Se você for pensar, perceberá que não existem muitos conteúdos inclusivos disponíveis e isso é um grande problema em nosso país. 

Qual sua importância no meio digital?

O mercado digital vem crescendo cada dia mais e se tornou um dos maiores meios de comunicação utilizados nos dias de hoje. Por isso, quanto mais pessoas puderem ter acesso aos conteúdos digitais, melhor.

E quando falamos em ter acesso, estamos falando sobre ter o prazer de ler, ouvir e entender do que se trata, assim como todas as outras pessoas. Para isso existem diversas maneiras de tornar seu conteúdo acessível.

E ao falarmos de acessibilidade, falamos tanto das pessoas que não possuem acesso à internet quanto aquelas que possuem alguma deficiência que dificulta seu acesso.

Por exemplo, uma pessoa com problemas auditivos precisará de conteúdos adaptados para que consiga entender o que está sendo falado em um vídeo.

E é para que essas pessoas possam ter os mesmos privilégios que existem meios de adaptarmos esses materiais.

Meios de trabalhar a inclusão em seu site

O intuito da inclusão digital é disponibilizar conteúdos acessíveis para todo mundo. Isso é chamado de Acessibilidade Digital e deveria estar mais presente em sites brasileiros.

Um exemplo mais atual disso são os vídeos legendados.

Vídeos com legenda

Uma ótima maneira de tornar vídeos mais acessíveis é inserindo a legenda. É comum vermos, em redes sociais como o Instagram, vídeos legendados. Uma das justificativas é de que muitas pessoas não ativam o som desse material naquela rede. Mas também é uma forma de tornar aquele conteúdo acessível.

A adaptação de todo o tipo de conteúdo oferecido digitalmente já deveria ser algo recorrente no nível em que as informações estão sendo distribuídas. Mas, infelizmente, essa ainda não é a realidade.

Posts com áudio 

Hoje você consegue disponibilizar seu conteúdo escrito através de áudio. Um dos meios mais conhecidos para isso é o Vooozer, para áudio marketing.

A ideia é ter um podcast disponível dentro do seu post, assim quem preferir ouvir o áudio no lugar de ler o artigo terá essa opção.

E esse meio de disponibilizar a informação está se tornando cada vez mais famoso. Muitas pessoas começaram a consumir mais podcasts e eles estão crescendo cada vez mais no mercado.

Projeto para cego ver

Um exemplo legal que temos para falar é o projeto da professora Patrícia Braille, para cego ver, criado em 2012. 

Se trata de um projeto de disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais e tem, por princípio, a descrição de imagens e a audiodescrição para apreciação das pessoas com deficiência visual.

A partir dessa iniciativa e uso da #ParaCegoVer, muitas pessoas puderam conhecer o projeto e ajudar nessa causa. 

O impacto na experiência do cliente

Ao se mostrar interessado em disponibilizar seu conteúdo para todos, você estará mostrando aos seus clientes que você se importa com o bem estar deles.

E são atos simples que podem fazer toda a diferença para seu público, como o exemplo que citamos acima das legendas nos vídeos.

Conclusão

Tornar os conteúdos de um site, ou posts em redes sociais, mais inclusivos não requer muito esforço e deveria ser algo obrigatório ao produzir material para a internet.

Mesmo que a porcentagem de sites inclusivos tenha aumentado de uns anos pra cá, ainda não é o suficiente e isso é um fato preocupante. 

Portanto, se você produz conteúdo para a internet, agarre essa oportunidade de começar a oferecer conteúdos inclusivos.

E se você gostou desse post e tem alguma consideração a fazer, nossos comentários estão disponíveis para que possamos falar mais sobre o assunto.

The post Inclusão Digital e o Impacto Que Pode Trazer na Experiência do Cliente appeared first on Monetizze.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Inclusão Digital e o Impacto Que Pode Trazer na Experiência do Cliente. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages