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Evangelização de Clientes e os Benefícios Que Essa Prática Podem Trazer

Você já ouviu falar em fidelização de clientes? E em evangelização de clientes? Só pelo nome já dá para ter uma ideia do que se trata. A sua marca pode ganhar ainda mais reconhecimento ao usar corretamente essas estratégias.

Você já deve ter indicado alguma marca para alguém e defendido com unhas e dentes, certo? Pode ser sobre qualquer tipo de produto. Se essa marca consegue fazer com que outras pessoas a indiquem e a defendam, ela conseguiu evangelizar os  seus clientes.

Mas o que é essa evangelização? Como funciona? E o principal, como fazer? É o que veremos nesse post.

Vamos lá?

Evangelização de Clientes e os Benefícios Que Essa Prática Pode Trazer

Antes de irmos para o assunto principal deste post, vamos falar da fidelização, um processo que vem antes disso..

O que é fidelização de clientes?

Você já parou para pensar quanto custa para atrair novos Leads? E quantos deles se tornam clientes? Pois saiba que não é barato.

Um estudo feito pela Harvard Business Review nos mostra que a diferença de valor entre atrair novos clientes e manter os já existentes é gigantesca. Claro que isso varia de acordo com o  tamanho da empresa em questão. Mesmo assim, é uma diferença considerável.

Por isso, a fidelização de clientes se tornou tão popular e disputada nos últimos anos. Mas, qual o conceito de fidelização de clientes?

Podemos dizer que se trata de uma experiência positiva com uma marca que resulta em compras futuras. Ou seja, é quando você consegue conquistar o seu cliente e fazer com que ele continue adquirindo os seus produtos.

Mas, além de um cliente fidelizado, você pode ter também um evangelizado. Conceito que explicaremos a seguir.

O que é evangelização de clientes?

Ter um cliente evangelizado significa que ele será fiel à sua marca. Esse cliente irá falar sobre seus produtos como se fossem dele, promovendo sua empresa da forma mais positiva possível. Resumindo, você pode confiar no cliente evangelizado, assim como confia em suas campanhas de divulgação.

Já parou para pensar como isso é benéfico para os negócios? Até porque a divulgação boca a boca ainda é muito relevante. Você compraria um produto após alguém de sua confiança dizer que aquela compra só deu dor de cabeça? Com certeza não.

Benefícios de ter clientes evangelizados

Para que você analise melhor os benefícios, separamos alguns para falarmos sobre. 

Marketing boca a boca

Esse é um dos maiores benefícios que a evangelização de clientes pode trazer. Afinal, nada melhor do que alguém de confiança falando que a sua marca é a melhor.

Mesmo que pareça ultrapassado, o marketing boca a boca ainda é muito relevante, pois as pessoas preferem acreditar na opinião de pessoas conhecidas ao invés de propagandas.

Engajamento

Quando você possui clientes evangelizados, automaticamente terá um maior engajamento e feedbacks. Isso acontece pois, o cliente fiel a certa marca, gosta de se mostrar presente e que aquela empresa é importante para ele ou que fez alguma diferença em sua vida.

E quanto mais engajamento, melhor para seus negócios. Afinal, essa é uma forma das pessoas conhecerem a sua marca.

Gastos reduzidos com marketing

Ter clientes evangelizados não significa que você irá abrir mão de todas as campanhas de marketing que você utiliza. Mas, com certeza, poderá reduzir seus gastos se o alcance for grande por parte dessa estratégia.

Não existe propaganda mais eficiente e gratuita do que o marketing boca a boca.

Como evangelizar clientes?

Para evangelizar os seus clientes, será preciso bastante dedicação nos negócios. Afinal, você deverá despertar o “Uau” neste cliente. Para ajudar nesse processo, separamos alguns tópicos do que pode ser feito para atingir esse objetivo tão importante.

Seja comunicativo

Ter uma boa comunicação com o cliente e se mostrar disposto a ouvi-lo, poderá fazer toda a diferença para sua marca. Quanto menor for a distância entre cliente e empresa, melhor.

Empresas grandes como a Netflix, frequentemente citada como exemplo no mercado, sempre se mostrou bastante próxima de seus clientes e acabou criando uma relação de amizade eles. Tudo pela forma com que ela se comunica.

Talvez, no seu nicho de mercado, aquele tipo de comunicação não seja a mais recomendada, mas existem diversas formas de se comunicar que podem encaixar bem no que você precisa.

No mercado de Afiliados podemos dar, como exemplos de comunicação, a ideia de Webinares. Essa é uma forma de se manter conectado e até disponibilizar conteúdos gratuitos aos consumidores.

Tenha um pós-venda de respeito

Atender bem o seu cliente após a venda faz toda a diferença. Quando o cliente tem algum problema com a compra, ele quer que seja resolvido o mais rápido possível. E muitas marcas acabam pecando no pós-venda, deixando de responder, demorando a dar um retorno ou até mesmo não disponibilizando canais de contato.

Esse é um grande erro que você não deve cometer. Esteja sempre disposto a ajudar seu cliente, independente do tamanho de sua empresa. Esses clientes, quando  bem atendidos, poderão se tornar clientes fidelizados e até mesmo evangelizados.

Conclusão

Você viu nesse post o que é fidelização e evangelização de clientes. Deve ter percebido a importância que o cliente tem nos negócios, caso ainda não tivesse visto isso anteriormente.

Agora, comece a colocar em prática o que foi falado aqui hoje. Sempre escute o que o consumidor tem a dizer e esteja disposto a mudar para agradá-lo. Afinal, sua missão é satisfazer o cliente.

Gostou deste conteúdo? Que tal deixar um comentário para a gente? Até a próxima.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Evangelização de Clientes e os Benefícios Que Essa Prática Podem Trazer. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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