Ads Top

WhatsApp Pay — Como Fazer Envio de Dinheiro e Pagamentos Pelo WhatsApp

Se a sua dúvida é como fazer pagamentos pelo WhatsApp, precisa entender mais sobre a plataforma e seu funcionamento neste artigo. 

WhatsApp Pay — Como Fazer Envio de Dinheiro e Pagamentos Pelo WhatsApp

Segundo a empresa do grupo Facebook feito no início da segunda semana de junho, o WhatsApp vai passar a permitir o envio e recebimento de dinheiro por meio do aplicativo. A novidade não se restringe às empresas que já utilizam o WhatsApp Business, pois as transações também funcionarão nos aplicativos de usuários comuns.

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é um novo recurso do WhatsApp divulgado em junho de 2020 para todos os usuários do aplicativo. Com ele, será possível enviar e receber dinheiro pelo próprio aplicativo, sem precisar instalar nenhum outro assistente. 

A novidade é que, além de ser um recurso inovador da empresa, será lançado pioneiramente no Brasil. Isso vai acontecer porque, segundo o Facebook, o aplicativo é bastante utilizado por empresas e por pessoas físicas.

O recurso é completamente novo no nosso país, porém, no exterior já foi feito algo parecido. Podemos citar o WeChat, aplicativo muito utilizado na China, que também se popularizou pela funcionalidade de troca de mensagens, tornando-se uma rede social forte na região e que revolucionou as formas de pagamento on-line com sua plataforma de vendas.

Como funciona o WhatsApp Pay?

Apesar de ser lançado no Brasil, o WhatsApp Pay vai contar com o suporte de uma ferramenta já utilizada em outros países pelo Facebook. As transações serão feitas por meio do Facebook Pay, para que posteriormente os dados financeiros possam ser utilizados nas outras redes da empresa. Isso já nos deixa a dica de que, possivelmente, essa ideia de realizar transações financeiras também seja expandida para os outros aplicativos.

O que é o Facebook Pay?

Você pode estar em dúvida se WhatsApp Pay e Facebook Pay são a mesma ferramenta. Não são. O Facebook Pay existe desde 2019 e já é ativo em diversos países, porém, apenas para transações restritas ao próprio aplicativo de Facebook e, em poucos casos, ao Messenger. 

É um sistema facilitador para o envio e recebimento de pagamentos de compras como jogos, ingressos de eventos, arrecadação de fundos, transações financeiras entre amigos e conhecidos, entre outras possibilidades.

O Facebook Pay chegou ao Brasil da melhor forma possível, junto da grande novidade que é o lançamento dos pagamentos via WhatsApp.

Por meio do sistema, será possível adicionar um método de pagamento, que por enquanto é um cartão de débito, para para fazer compras e outras transações nas redes sociais do Facebook.

Como fazer pagamentos ou envio de dinheiro pelo WhatsApp?

Agora você já sabe que essas transações terão o apoio do Facebook Pay. Porém, não é necessário instalar nenhum outro aplicativo. Quando seu aplicativo for atualizado com a versão que a empresa vai disponibilizar, siga os passos:

  1. no chat, acesse a área de inserir anexos e lá, dentre as opções, você encontrará a de envio de dinheiro/pagamento;
  2. clique e o aplicativo direcionará você a inserir um valor. Caso não tenha cadastrado ainda sua forma de pagamento, ele também indicará que precisa cadastrar seus dados de pagamento;
  3. se você for utilizar este serviço, aceite os termos de uso da plataforma e crie uma senha;
  4. será necessário incluir seus dados pessoais. Insira nome, CPF e um cartão de débito de um dos bancos parceiros;
  5. passe pelo processo de verificação do cartão da plataforma com o banco em questão, utilizando um código. Tenha atenção para as notificações e para a veracidade dos canais de contato, evitando fraudes e golpes

Quem pode utilizar o WhatsApp Pay e quais as formas de pagamento?

Empresas e pessoas físicas poderão utilizar este recurso. Para os usuários comuns, é importante deixar claro que, por enquanto, somente serão aceitos cartões de débito, ou aqueles que contam com função de débito e de crédito, de parceiros. 

Os aceitos até o momento são: Visa e Mastercard dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil, mas, segundo a empresa, este modelo é aberto, indicando que há a possibilidade de ter outros parceiros no futuro. 

Todas as transferências serão feitas por intermédio da Cielo, na moeda brasileira (Real) e dentro do Brasil. Também haverá um limite de valores para as transações, sendo no máximo 20 por dia, no valor de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. 

Como as empresas podem receber pagamentos pelo WhatsApp?

Para as contas comerciais, ou seja, para as empresas que já utilizam o WhatsApp Business, será exigido fazer uma criação de conta na Cielo, pois é a empresa que intermediará as transações. 

Com este cadastro, será possível solicitar a função de pagamentos, oferecer reembolsos, além de contar com o suporte técnico. 

WhatsApp Pay é pago?

Para os usuários comuns, este recurso é totalmente gratuito, funcionando como um benefício do aplicativo. Porém,ao contrário das pessoas físicas, as empresas pagarão uma taxa fixa de 3,99% por transação. 

Fazer e receber pagamentos pelo WhatsApp é seguro?

O recurso não poderá utilizar a criptografia de completamente, isso porque os bancos precisarão dos dados de cada transação. 

Do outro lado, a empresa afirma que o sistema de armazenamento de informações  é avançado e que a coleta de dados dos cartões é feito em uma rede separada, para que seja muito mais segura. 

Além disso, os usuários vão receber um código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e o código de verificação. Todas as etapas funcionarão para que o recurso seja utilizado com ainda mais proteção a todos os envolvidos.

Dicas de como utilizar o WhatsApp Pay na sua empresa

Não importa o seu segmento ou o tamanho da sua empresa, é possível adaptar suas estratégias para aumentar as vendas pelo WhatsApp, utilizando o recurso de pagamentos do aplicativo.

Um salão de beleza, por exemplo, pode receber por WhatsApp uma quantia como um sinal de reserva para um agendamento de serviço. Assim como lojas de roupas e acessórios também podem vender seus produtos por meio da plataforma, sem precisar direcionar contas para as transferências, mas já garantindo o pagamento pela própria ferramenta.

Para aqueles que trabalham com vendas diretas, como é o caso de distribuidores independentes que vendem perfumes, maquiagem, entre outros itens de beleza e bem-estar, a opção de aceitar pagamentos pelo aplicativo pode ser de grande ajuda. Afinal, podem fazer o envio do catálogo pelo chat e, em seguida, seguir com o pedido do cliente e com o pagamento. Tudo poderá ser feito na mesma plataforma, apenas a logística do envio que fica para depois, mas que também pode ser informada por meio da troca de mensagens.

Empresas que trabalham com o delivery de alimentos ou mesmo de outros segmentos poderão contar com muito mais praticidade ao receber o pedido pelo WhatsApp e ter a possibilidade de receber o pagamento também pelo aplicativo.

Se você é um consultor ou trabalha com prestação de serviços, também pode dividir seu pagamento com uma porcentagem antes e outra depois da execução. Assim, poderá se comunicar com seu cliente, ou seja, utilizar o WhatsApp como um chat da sua empresa e também receber o pagamento no mesmo canal, tornando tudo mais simples e deixando registrado nas mensagens do aplicativo. O que acha?

Todos os segmentos podem utilizar a seu favor. Experimente e deixe sua experiência em um comentário aqui abaixo!

O post WhatsApp Pay — Como Fazer Envio de Dinheiro e Pagamentos Pelo WhatsApp apareceu primeiro em Agência Mestre.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre WhatsApp Pay — Como Fazer Envio de Dinheiro e Pagamentos Pelo WhatsApp. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.