O Guia de Slideshare do Especialista em Marketing

Quero te mostrar uma oportunidade enorme que leva a outras grandes oportunidades. Essa “oportunidade” recebe 60 milhões de visitantes por mês e tem um Alexa Rank 174. Você não quer perder essa chance, certo?

A boa notícia é que você pode usar isso. Não estou falando de escrever um artigo para o New York Times. E até o momento, não existe muita concorrência a enfrentar para aproveitar essa oportunidade.

Estou falando do “Gigante Silencioso do Marketing de Conteúdo”, também conhecido como SlideShare (um site de mídia social onde você pode enviar suas apresentações e mostrá-las ao mundo). As funções do SlideShare fazem dele a ferramenta ideal para aumentar seu negócio. É um site movimentado com um público altamente segmentado e pouca concorrência.

Você pode usar o SlideShare para vários objetivos. Por exemplo, você pode:

  • Conseguir tráfego
  • Melhorar sua posição nos rankings do Google
  • Aumentar seus seguidores
  • Obter assinantes de email
  • Construir sua marca
  • Criar seus próprios usos

Se você usar o SlideShare da forma certa, vai descobrir que é ele é uma ferramenta muito poderosa. Vamos ver como você pode aproveitar ao máximo esse site incrível…

O Alicerce: Como Criar Uma Apresentação Incrível

A regra mais importante do SlideShare: se suas apresentações não forem boas o suficiente, você não vai conseguir nada com o SlideShare.

As pessoas estão a apenas um clique de outra página. Assim, se você não atrair a atenção delas rapidamente, não vai haver uma segunda chance. Suas apresentações precisam ser magnéticas. Elas precisam prender a atenção das pessoas do início ao fim.

Não quero te ensinar a fazer uma apresentação boa, quero te ensinar a fazer uma apresentação fenomenal. O tipo de apresentação que as pessoas não podem parar de assistir.

Para fazer uma apresentação fenomenal, siga esses três passos:

1. Trabalhe em Seu Conteúdo

O conteúdo vai fazer a diferença entre resultados bons e resultados ótimos. Coloque alguma coisa que vale a pena discutir em seus slides.

Você tem três opções principais:

  1. Mostre alguma coisa chocante
  2. Explique informações úteis
  3. Provoque emoções

Esses são os três tipos de conteúdo que têm o melhor desempenho no SlideShare.

A seguir temos um exemplo de uma apresentação chocante da Empowered Presentations:

[slideshare id=NjEPczAEM4v6dk&w=510&h=420&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px; margin-bottom: 5px; max-width: 100%;&sc=no]Esse é um ótimo exemplo de informação útil de Illya:

[slideshare id=g0WcwLYaHHhNml&w=510&h=420&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px; margin-bottom: 5px; max-width: 100%;&sc=no]Para ter uma ideia de como você pode provocar emoções, veja esse exemplo de Chiara Ojeda:

[slideshare id=HBdHArZTKnEr2Y&w=510&h=420&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px; margin-bottom: 5px; max-width: 100%;&sc=no]Após selecionar seu tema, pense em um ótimo título. Seu título tem que seduzir as pessoas para assistirem sua apresentação, senão elas vão dedicar atenção a outra coisa. Um bom exemplo é o título da apresentação de Jesse Desjardins, “Você É Péssimo em PowerPoint“:

you suck at powerpoint

Não só o título é incrível, mas o design é fantástico.

Agora que você já tem o título e o tema, pode começar o brainstorming.

Pegue uma folha de papel (ou crie um documento no Microsoft Word) e liste tudo o que puder sobre o tema selecionado.

Lembre-se que você está fazendo uma apresentação, e por isso vai selecionar somente as melhores informações. Livre-se dos dados sem valor.

Você pode integrar suas informações com buscas (o Google vai ser extremamente útil).

2. Crie uma Estrutura Clara e Linear

É vital que você crie uma estrutura clara e linear para sua apresentação. Pense em sua apresentação como em um motor: se uma peça estiver quebrada, o motor não vai funcionar direito… ou nem vai funcionar!

Esqueça as estruturas complexas. As pessoas não se lembram dos slides que já vieram. Elas estão sentindo sua apresentação. Elas focam somente no slide que estão vendo em um determinado momento.

As estruturas ideais para apresentações são listas e histórias. Pense em uma forma de apresentar seu conteúdo como uma lista ou histórias. Essas são as melhores formas de entregar uma mensagem.

Aqui está um exemplo de lista, de uma das minhas apresentações:

[slideshare id=14498935?rel=0&w=597&h=486&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px 1px 0; margin-bottom: 5px;&sc=no]A seguir, um exemplo de história da Slides that Rock:

[slideshare id=10626156?rel=0&w=597&h=486&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px 1px 0; margin-bottom: 5px;&sc=no]

3. Crie Slides Maravilhosos

Sua apresentação é como um bolo: ele pode ser delicioso, mas se não tiver apelo visual, ninguém vai querer comer.

A maioria das pessoas não presta atenção suficiente ao design quando fazem apresentações. Essa é a razão pela qual você vai ver apresentações muito feias no SlideShare.

Pense em um slide preto e branco, cheio de texto, e com uma disposição espacial horrível. Você deve fazer o oposto.

Na minha opinião, a apresentação a seguir é o melhor guia para criar uma apresentação maravilhosa:

[slideshare id=9659045?rel=0&w=597&h=486&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px 1px 0; margin-bottom: 5px;&sc=no]Siga os conceitos nesses slides e você vai criar uma apresentação espetacular. Aqui estão os links para os recursos gratuitos mencionados nos slides:

Como Aumentar Seu Alcance no SlideShare

Quando já tiver sua apresentação, você precisa enviá-la ao SlideShare e divulgá-la. Você precisa fazer um bom trabalho na promoção dela, porque você quer aumentar o número de pessoas que alcança com sua apresentação.

Aqui estão algumas sugestões para a divulgação:

1. Compartilhe no Facebook

Você tem um bom motivo para compartilhar sua apresentação no Facebook: se você conseguir visualizações suficientes, sua apresentação vai aparecer na caixa “Hot on Facebook” (na homepage do SlideShare).

hot on facebook

Você quer que sua apresentação apareça aqui: ela vai receber muitas visualizações a mais.

2. Compartilhe no Twitter

Com cerca de 15-30 tweets (o número varia a cada dia), sua apresentação vai ser inserida na caixa “Hot on Twitter” (na homepage do SlideShare, abaixo da caixa “Hot on Facebook”). Esse é um ótimo incentivo para compartilhar sua apresentação no Twitter.

hot on twitter

Você quer que sua apresentação apareça aqui: ela vai receber muitas visualizações a mais.

3. Compartilhe no LinkedIn

Mais uma vez, se você conseguir visualizações suficientes no LinkedIn, sua apresentação vai ser inserida na caixa “Hot on LinkedIn” (abaixo de “Hot on Twitter”).

hot on linkedin

Você quer que sua apresentação apareça aqui: ela vai receber muitas visualizações a mais.

4. Compartilhe no Pinterest

O Pinterest é ótimo para divulgar imagens, vídeos e apresentações.

Se sua apresentação for excelente, compartilhe-a no Pinterest e você vai ver um aumento enorme nas visualizações.

5. Compartilhe em seu Blog

Você deve inserir sua apresentação em seu blog para aumentar o número de visualizações que ela recebe.

Se sua apresentação for a que gerar mais visualizações em um certo dia, você vai aparecer em destaque na homepage do SlideShare.

Isso significa que você vai ter um monte de visualizações.

Como Conseguir Resultados Reais

Agora você tem uma boa apresentação e sabe como aumentar a exposição dela. Você precisa decidir que resultados quer gerar com o SlideShare.

Você precisa focar em uma meta só ou vai desperdiçar tempo e energia. Pense bem em qual é a sua prioridade.

O SlideShare não permite que se coloque links ativos na descrição da apresentação. Isso é ruim. É como jogar beisebol com um braço quebrado.

Você tem uma forma de contornar esse problema: inserir um link ativo dentro da sua apresentação.

this is a link

Sim, é um link ativo!

Como as pessoas estão envolvidas ao assistir uma boa apresentação, você tem apenas um lugar onde pode inserir um link e receber cliques. Esse lugar é o último slide.

Se sua apresentação tiver impacto sobre as pessoas, muitas delas vão clicar no seu link.

Perceba que muitas pessoas não sabem que existem links ativos em apresentações. Você pode resolver esse problema com dois truques simples:

1. Insira uma URL

Insira uma URL em seu call to action. Evite links “Clique Aqui” e coisas assim.

Se você inserir sua URL, pessoas que estão interessadas (mas não perceberam que existe um link ativo na apresentação) podem inserir essa URL em seus navegadores.

Muitas pessoas têm preguiça, portanto insira uma URL curta em seu call to action.

call to action

Eu inseri a URL para que pessoas que não reconhecem o link ativo possam digitá-la em navegadores.

2. Insira uma seta voltada para o link

Mesmo que alguém não saiba sobre os links ativos dentro da apresentação, ele vai começar a se perguntar para que serve aquela seta. E assim a magia acontece: ele vai mover o mouse sobre o link e o cursor vai se transformar do formato normal para o formato de link. Falta pouco para o clique!

call to action arrows

Essas setas trazem mais cliques!

Como Conseguir Tráfego com o SlideShare

Se você quiser levar tráfego do SlideShare para o seu blog, pode inserir a URL da sua homepage em seu call to action. A homepage é o link mais curto para um domínio, e portanto é fácil de lembrar – e até quem tem preguiça vai poder digitá-la no navegador.

Você pode querer fazer as pessoas visitarem seus posts ou uma página específica ao invés da sua homepage. Nesse caso, você tem duas opções:

1. Insira a URL da sua homepage

Você pode escrever a URL da sua homepage em sua apresentação, mas ela vai estar conectada a um dos seus posts ou páginas.

Dessa forma, as pessoas que não reconhecem o link ativo têm uma URL curta para inserir no navegador. Pessoas preguiçosas têm mais chances de inserir uma URL mais curta do que uma URL longa. E mesmo que elas não cheguem direto em seu post ou página, elas vão chegar ao seu blog.

link pointing to landing page

Eu escrevi a URL da minha homepage, mas o link ativo aponta para uma das minhas páginas.

2. Insira uma URL curta que aponta para a sua página

Com uma URL curta, você vai contornar o problema da extensão da URL. No entanto, vai haver outro problema: uma URL curta muitas vezes não tem muito apelo. Quando uma pessoa não reconhece um domínio claramente, muitas vezes pode evitar clicar… Sejamos sinceros, uma URL reduzida não transmite confiança.

shorten link

Um uso claro de URL encurtada.

Pense em qual é a sua estratégia favorita e use-a.

O call to action para o seu blog, post ou página funciona muito bem quando você pode oferecer alguma coisa relacionada ao tema dos seus slides. Por exemplo, se sua apresentação for sobre mídias sociais e você tiver um post ótimo sobre mídias sociais em seu blog, fale sobre ele. Assim vai ser mais provável que as pessoas cliquem em seu link.

Como Usar o  SlideShare Para se Posicionar Melhor no Google

O SlideShare é um site com autoridade. Ele posiciona muito melhor no Google do que a maioria dos sites online.

Você pode aproveitar isso para levar seu conteúdo ao topo dos rankings do Google.

Digamos que você queira uma posição mais alta para a palavra-chave “otimização de landing page.” É bem difícil chegar à primeira posição com essa palavra-chave. Se você fizer uma apresentação no SlideShare chamada “10 Passos Fáceis Para a Otimização de Landing Page”, vai ter uma tarefa mais fácil.

how to build your brand keyword

Para a palavra-chave “como construir sua marca”, minha apresentação está posicionada na quarta página do Google. Com um blog novo, eu nunca conseguiria isso. Perceba que com alguns backlinks adicionais, eu posso subir nos rankings do Google.

Veja como o SlideShare funciona muito bem para palavras-chave de cauda longa. Geralmente existe pouca concorrência para palavras-chave de cauda longa, e você pode ter certeza de que o SlideShare tem mais poder do que a maioria dos seus concorrentes. Ao usar palavras-chave de cauda longa no título das suas apresentações, você pode chegar à primeira posição dos SERP com facilidade.

Lembre-se que quanto mais específica for sua palavra-chave, menos concorrência vai haver (mas sua apresentação vai receber menos tráfego do Google se chegar à primeira posição).

Use o Ubersuggest para encontrar essas palavras-chave:

1º passo: Insira sua palavra-chave principal e clique em “Buscar”.

2º passo: Clique em “Ideias de Palavras-Chave” na barra lateral esquerda.

3º passo: Comece sua busca

Como visto acima, você deve se aprofundar para além da sua palavra-chave principal. Nesse caso, a palavra-chave seed é “anúncios do Facebook”. Ela seria difícil de posicionar, mas existem centenas de palavras-chave de cauda longa que você pode segmentar.

Clique na aba “Relacionados” para ver ainda mais opções, e aí desça na página de resultados, anotando frases de palavras-chave que se adaptam ao tipo de conteúdo que você está criando.

Por exemplo, nessa lista, “quanto custam anúncios no Facebook” é uma ótima opção. Ela não só recebe uma média de 1.900 buscas mensais, mas a SD (search difficulty) é baixa, 12.

Assim, com a força geral do SlideShare, você fica posiciona para subir à primeira página dos resultados de busca.

1. Insira sua apresentação em seu blog

Insira sua apresentação em seu blog, especialmente se tiver um blog de qualidade. Sua apresentação vai se beneficiar disso.

Você pode gerar backlinks para o post em que inseriu sua apresentação, e assim você vai resolver duas coisas de uma vez: seu post de blog vai posicionar melhor e sua apresentação também.

2. Aumente o alcance da sua apresentação

Aumente o alcance da sua apresentação para ter resultados melhores. Quando muitas pessoas assistem sua apresentação, é provável que alguém decida que ela é interessante para o público dele. Isso leva pessoas que assistiram sua apresentação a incluí-la em outros lugares.

3. Insira ou coloque links para sua apresentação em Guest Posts

Quando você escreve um guest post para um blog de autoridade, tem a chance de inserir sua apresentação ou criar um link para ela. Isso não significa que você pode fazer spam. Adicione sua apresentação somente se ela adicionar valor ao post.

Como Aumentar Seus Seguidores com o SlideShare

Você quer aumentar seus seguidores no Twitter? Conseguir mais curtidas na sua página de fãs no Facebook? Aumentar seus círculos no Google Plus?

Você pode fazer isso (e muito mais!) com o SlideShare.

A única coisa que você precisa fazer é inserir o call to action certo ao final da sua apresentação. Peça às pessoas para te seguirem no Twitter.

increase twitter followers with slideshare

Um exemplo de como conseguir mais seguidores no Twitter: peça a eles.

Da mesma forma, você pode pedir às pessoas que curtam sua página no Facebook Page, te adicionem aos círculos delas no Google Plus, te sigam no Pinterest e mais.

Veja que você pode integrar o SlideShare com o Facebook, o Twitter e o LinkedIn. A integração mais útil é entre o Twitter e o SlideShare: quando você criar links para eles, o botão de Tweet em sua apresentação vai adicionar “por @NomedeUsuário” a cada tweet.

twitter mention

A integração entre o SlideShare e o Twitter faz um ótimo trabalho. As pessoas que twitarem nossa apresentação vão nos mencionar.

A integração com o Facebook e o LinkedIn vai simplesmente te ajudar a compartilhar facilmente suas apresentações nessas redes sociais (nada de especial).

Como Aumentar sua Lista com o SlideShare

Você provavelmente já pensou nisso. Você pode criar um call to action específico para conseguir assinantes de email.

Você pode fazer isso de um jeito “ninja”: crie um call to action comum, mas aponte seu link ativo para a sua landing page.

ninja link to grow list

Esse é um link ninja! As pessoas que clicarem naquele link vão para a minha landing page.

Ou você pode fazer um call to action explícito: dizer às pessoas que elas podem obter sua isca digital ao visitarem seu site.

explicity call to action

Um exemplo de um call to action explícito: explique o que você oferece

Você pode até pensar em fazer uma landing page específica para pessoas que vêm do SlideShare.

Como Gerar Reconhecimento de Marca

Você se importa com a sua marca?

Você pode usar o SlideShare para garantir que as pessoas vão conhecer sua marca.

Mars Dorian nos dá um exemplo ótimo de como usar apresentações para gerar reconhecimento de marca. Ele tem um estilo de ilustração único que utiliza no blog dele. Ele aplicou esse estilo à apresentação dele para aumentar o reconhecimento de marca.

[slideshare id=13662553&w=597&h=486&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px 1px 0; margin-bottom: 5px;&sc=no]Como você sabe, um dos pontos-chave para construir uma marca é contar uma história. Cada pessoa tem uma história única. Sua história é uma das formas mais poderosas de ser lembrado pelas pessoas e ser visto como diferente dos outros. Aqui está um exemplo de história única de Kaili, da Empowered Presentations:

[slideshare id=14521847?rel=0&w=597&h=486&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px 1px 0; margin-bottom: 5px;&sc=no]Você pode fazer as pessoas começaram a associar sua empresa com cores específicas. Esse era o propósito da minha apresentação sobre construir marcas: eu queria que as pessoas começassem a associar azul-claro à marca Blog Growth.

[slideshare id=14311587?rel=0&w=597&h=486&fb=0&mw=0&mh=0&style=border: 1px solid #CCC; border-width: 1px 1px 0; margin-bottom: 5px;&sc=no]

Como Fazer Qualquer Coisa com o SlideShare

Você pode fazer muitas outras tarefas interessantes com o SlideShare. Abaixo estão alguns exemplos:

Eu usei minhas apresentações no SlideShare para conseguir alguns guest posts… como esse no blog do Neil Patel!

A Ethos3 usou sua apresentação para vender seu livro. Uma ideia ótima!

use slideshare to sell

A Ethos3 usou seu call to action para vender seu livro.

Emiland usou a apresentação dele para conseguir um emprego. Ele cumpriu essa meta e outras pessoas seguiram essa estratégia depois.

land a job with slideshare

Parabéns Emiland! A ideia dele de procurar um emprego usando o SlideShare foi ótima e eficaz.

A Empowered Presentations usa apresentações para levar as pessoas a outras apresentações.

get views

A Empowered Presentations está certa: depois de assistir uma das apresentações deles, você vai querer assistir outras.

Palavras Finais

O SlideShare oferece muitas oportunidades interessantes. Ainda não há muita concorrência, mas isso não vai durar muito. Meu conselho é adotar isso o mais rápido possível.

Sua vez

Essas foram as minhas sugestões. Agora quero ouvir sua opinião. Você tem outras ideias sobre os objetivos que pode cumprir com o SlideShare? Tem mais dicas sobre o SlideShare?

Vamos conversar nos comentários! 😉

Sobre o Autor: Mauro D’Andrea é o fundador do Blog Growth, um blog onde ele ajuda as pessoas a cumprirem suas metas de marketing online. Se quiser fazer sucesso online, faça o curso em 12 partes dele, “Renda Online de A a Z” GRATUITAMENTE.

The post O Guia de Slideshare do Especialista em Marketing appeared first on Neil Patel.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O Guia de Slideshare do Especialista em Marketing. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages