Marketing com Influenciadores: o que é e como fazer

Com o crescimento da utilização das redes sociais, uma nova profissão despontou: a de influenciador digital. Produtores de conteúdo que têm influência sobre uma grande audiência. 

Esses influenciadores costumam trabalhar gerando conteúdo sobre marcas e produtos, em parceria com empresas que buscam divulgação. Com isso, temos uma estratégia chamada de Marketing de influência, que está cada vez mais intrínseca na comunicação das marcas de sucesso. 

Porém, não são apenas as grandes marcas que podem trabalhar com esse tipo de marketing. Pequenas e médias empresas conseguem aplicar essa estratégia, desde que saibam como encontrar o influenciador certo para investir. 

Nesse texto, levantamos questões importantes que você deve considerar se quiser trabalhar com influenciadores digitais para divulgar sua marca. Confira: 

Porque investir em marketing com influenciadores

O marketing com influenciadores está se popularizando e há algumas razões para isso. Aqui listamos 3 delas, que consideramos como as principais vantagens dessa estratégia:

1. Acelera a divulgação do seu negócio

Principalmente para quem está começando, essa estratégia ajuda com que você consiga ter um contato muito próximo com um público que ou é igual ou muito parecido com seu. Você “pega carona” nesse ativo construído pelo influenciador;

2. Bom custo benefício

Na maioria das vezes, dependendo do tipo de influenciador que você contrata, o custo benefício costuma ser muito atrativo, se comparado com o investimento que você faria em outros tipos de marketing;

3. Prova social e autoridade
Os influenciadores costumam ter uma autoridade já construída com o público deles. Com isso, sua marca acaba sendo corroborada por eles. A confiança que eles demonstram no seu negócio é passada para o público. 

Tipos de influenciadores 

Ao optar por trabalhar com marketing de influência, é importante ter em mente que existem tipos de influenciadores. Cada um deles terá suas vantagens e você terá que analisar aquele que melhor atende os objetivos da sua marca. 

Mega Influenciadores 

São aqueles com milhões de seguidores e abrangência nacional ou até internacional. Geralmente, eles costumam trabalhar com grandes marcas, devido ao seu nível de abrangência e também porque os seus valores são mais elevados. 

Micro Influenciadores 

Consideramos como micro influenciadores aqueles que tem um audiência de até 100 mil pessoas. Eles costumam ter um conteúdo mais direcionado e muitas vezes até mesmo nichado. Geralmente, os seus valores são mais acessíveis.

Influenciadores locais 

São perfis que trabalham com foco em cidades ou regiões específicas. Os valores costumam variar de acordo com o tamanho do perfil. Eles costumam trabalhar com empresas locais ou grandes marcas que estejam em busca de ações mais direcionadas. 

Como escolher um influenciador para contratar 

O primeiro passo, antes de contratar um influenciador ou firmar uma parceria com ele, é definir quais são os seus objetivos. Defina o que você espera agregar para a sua marca por meio desse marketing: mais seguidores, mais vendas, posicionamento de mercado, etc. 

Com isso em mente, não tem mistério. Procure por influenciadores que trabalhem com conteúdos ligados ao seu negócio e que alcancem o público que você deseja atingir. Ou seja, se você tem um restaurante local, trabalhar com influenciadores da sua região é o mais adequado. Se seu negócio é uma revenda de carros, buscar por influenciadores que abordem esse nicho é o correto. 

Depois de encontrar influenciadores que se enquadrem no perfil de conteúdo e público que você deseja, é importante avaliar duas questões: valores e engajamento. 

Valores

Aqui não estamos falando em preço, mas sim de princípios e ideais. Busque por influenciadores que transmitam os mesmos valores que o seu negócio. Se sua marca apoia o movimento LGBT, por exemplo, não faz sentido trabalhar com influenciadores digitais que tenham um histórico de homofobia. Mesmo que eles se enquadrem perfeitamente em questões de conteúdo e nicho, isso pode acabar sendo um tiro no pé. 

Engajamento
Antes de contratar um influenciador, peça a ele informações sobre suas taxas de engajamento. Verifique também, no próprio perfil, como se dá a relação dele com o público. Geralmente, os produtores de conteúdo já tem apresentações ou mídia kits que reúnem esses dados. 

Um ponto importante é desconfiar de influenciadores que aceitam divulgar o seu produto sem ao menos conhecê-lo. Isso mostra que o relacionamento que ele tem com o público pode ser muito frágil, a ponto de ele estar disposto a indicar algo que não conhece ou realmente gosta. 

Depois de escolher o influenciador 

Depois de avaliar todos os pontos que listamos aqui e chegar a um influenciador com o qual você deseja trabalhar, é importante que você efetivamente acompanhe o trabalho que ele fará para a sua marca.

Esteja atento se ele cumprirá com o que foi acordado entre vocês e procure resguardar a imagem da sua empresa. Faça um contrato que aborde todos os pontos de como a parceira irá funcionar:

– qual é a ação;
– formas de pagamento;
– obrigações do influenciador;
– uso de nome, voz e imagem do influenciador;
– causa de uma possível rescisão.

Esse último é um dos pontos mais relevantes do contrato. É de extrema importância deixar acordada a possibilidade de quebra da parceria para alguns casos: se o influenciador se envolver em algum escândalo, por exemplo. 

Também é interessante deixar registrado em contrato questões de confidencialidade e de não concorrência. Além de garantir que toda a ação será feita de acordo as políticas de publicidade das plataformas usadas para divulgar a campanha. 

Quando a campanha acabar 

Ao fim da ação que você planejou com o influenciador, peça que ele te envie um relatório com os dados da campanha. O ideal é, no momento da contratação, já deixar claro que você espera receber esses números. Com isso, você poderá avaliar a eficácia da ação e a possibilidade de voltar a investir nesse influenciador.

Também crie formas para que você mesmo consiga mensurar alguns dados. Oferecer um cupom de desconto exclusivo para o público do influenciador, por exemplo, permitirá que você saiba quantas vendas a parceria gerou. 

 

O marketing de influência pode garantir excelentes resultados para o seu negócio. Não é a toa que o mercado de influenciadores digitais segue crescendo e que cada vez mais empresas têm adotado essa estratégia. Porém, é preciso fazer um bom planejamento. 

Se você pensa em trabalhar com marketing com influenciadores, esteja atento a cada um dos pontos que levantamos nesse texto. Eles certamente irão te ajudar a conduzir a campanha de maneira mais eficaz e assertiva.

O post Marketing com Influenciadores: o que é e como fazer apareceu primeiro em Camila Porto.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Marketing com Influenciadores: o que é e como fazer. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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