Como gerar leads no WhatsApp: 6 dicas para converter mais

Se você está buscando dicas sobre como gerar leads no WhatsApp saiba que chegou ao lugar certo. Criamos um guia para que você possa usar esse canal para converter e captar leads.

Na prática, a captação de leads significa iniciar um relacionamento com um potencial cliente. 

Existem muitos caminhos para isso e o WhatsApp é uma das mais recentes ferramentas de captação de leads

Com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais ativos e 65 bilhões de mensagens compartilhadas todos os dias, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do planeta.

Com esses números impressionantes é certo afirmar que é quase impossível que sua persona não esteja presente nesta plataforma.

Mas, como atingi-los?

Aprender como gerar leads no WhatsApp é uma das respostas para essa pergunta. 

Em uma estratégia de geração de lead, o WhatsApp será uma importante ferramenta para: 

  • nutrir leads;
  • compartilhar produtos, serviços e promoções;
  • fornecer suporte ao cliente;
  • compartilhar conteúdo relevante e mais. 

A captação de leads é uma das etapas principais de uma estratégia de Inbound Marketing. Existem muitas vantagens em investir em uma estratégia de geração de leads e, a seguir, você verá como isso pode ser realizado por meio do WhatsApp. Acompanhe!

Leia também: A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio

Como gerar leads no WhatsApp? Passo a passo

A captação de leads é o processo de atrair e converter usuários em contatos legítimos. Isso acontece, principalmente, por meio do oferecimento de conteúdos relevantes. O interesse em ter acesso a esse conteúdo é a razão central que faz o visitante preencher um formulário com seus dados como nome, e-mail e telefone. 

A seguir criamos um passo a passo de como fazer isso utilizando o WhatsApp. 

1. Defina seu objetivo

Ao incluir o WhatsApp em suas estratégias de marketing é importante definir uma meta relacionada aos objetivos gerais da empresa. 

Deseja aumentar o número de agendamentos de consultas? Então você precisa ampliar o volume de leads. Para isso você pode se dedicar a ampliar o número de leads no WhatsApp. 

É importante saber o que você deseja com o WhatsApp para saber se ele é o melhor caminho e para definir qual será o tipo de mensagem compartilhada. 

2. Invista em campanhas de atração

Com um objetivo em mente vamos avançar para a parte prática de como gerar leads no WhatsApp. 

Você de usar diferentes plataformas para direcionar usuários para páginas de conversão ou para o próprio chat do WhatsApp da sua empresa. Entre as estratégias usadas na fase de atração estão:

  • Google Ads display e rede de pesquisa;
  • Facebook Ads e Instagram Ads;
  • anúncios no Facebook Messenger 
  • publicações orgânicas em rede social;
  • post blog e mais. 

A cada publicação ou anúncio feito é importante que você considere para qual página o link agregado levará, por exemplo, para uma landing page ou diretamente para o próprio WhatsApp. 

Além de levar o usuário para uma página com formulário, em sua publicação ou anúncio nas redes sociais, por exemplo, você pode compartilhar um conteúdo com um link direto para uma conversa no WhatsApp. O Instagram, por exemplo, permite isso. 

Faça uma publicação em no Stories e inclua como link que direciona para um chat no WhatsApp. Para isso use o gerador de link para WhatsApp

No site da sua empresa você também pode adicionar um botão com esse link que leva para uma conversa no WhatsApp, além de formulários de conversão. 

Como gerar leads no whatsapp

Um outra sugestão é usar o e-mail marketing para direcionar leads de e-mail para o WhatsApp.

3. Direcione as campanhas pagas para dispositivos mobile

Lembre-se que o WhatsApp é um app para smartphone, logo seu uso principal é por meio desse dispositivo mobile. 

Além disso, smartphone é um dos dispositivos mais utilizados pelos usuários da internet para navegar seja no Google, em redes sociais e em sites como o da sua empresa. 

Assim, ao criar uma campanha que tenha como objetivo gerar leads no Whatsapp lembre-se de configurar essas campanhas para dispositivos móveis.

Em anúncios pagos, nossa indicação é que direcione 100% do investimento em campanhas sobre como captar leads pelo WhatsApp para dispositivos mobile.

Atenção: em caso de campanhas que levem o usuário primeiro para uma landing page, é importante que ela também seja responsiva para dispositivos mobile. 

4. Otimize sua landing page

As landing pages são páginas construídas com o objetivo de conversão. Elas apresentam uma oferta e um CTA, o que facilita a conclusão do objetivo da página. 

Em campanhas nas quais o objetivo é captar leads pelo whatsapp é preciso que o campo “celular” seja obrigatório. É nesse momento que você terá acesso ao lead de WhatsApp. 

Lembre-se que algumas campanhas, como no exemplo abaixo, o CTA da landing page já levará o usuário para falar com você pelo WhatsApp. Entretanto, só recomendamos esse modelo para campanhas de fundo de funil.  

Não sabe o que é isso? Então, leia nosso artigo; O que é Funil de Vendas? Quais são suas etapas?”. 

Como gerar leads no whatsapp

Fonte: Marketing de Conteúdo

Em campanhas de topo e meio de funil, o usuário, geralmente, não está pronto para “puxar papo” com sua empresa. Logo, é interessante que o CTA atraia para um conteúdo interessante como:

  • ebook;
  • whitepaper;
  • planilha;
  • inscrição para webinar, entre outros. 

Independente disso, coloque como obrigatório o número do celular e solicite opt-in.

Acesse também: 10 dos melhores exemplos de landing page que você precisa ver

5. Migre para o WhatsApp Business

Talvez esse devesse ser o primeiro passo neste guia de como gerar leads no WhatsApp. É fundamental que você tenha uma conta de WhatsApp Business para conversar com leads/clientes. 

A conta é gratuita e oferece vantagens como: 

  • acessos à estatísticas;
  • mensagens automáticas;
  • personalização da conta com informações como horário de funcionamento, site entre outras vantagens. 

Existe ainda o WhatsApp Business API para grandes empresas, que permite a criação de chatbots. Entretanto, caso você tenha uma média ou pequena empresa, pode acessar a loja de apps do seu smartphone e fazer o download do WhatsApp Business App. 

6. Produza conteúdo relevante

Com os leads de WhatsApp em mãos é hora de criar e manter um relacionamento com esses contatos. 

Para isso mantenha a produção de conteúdo relevante por meio de:

  • envio de conteúdo sobre interesses do lead;
  • quizzes divertidos;
  • coleta de feedback;
  • informações sobre promoções exclusivas e mais. 

Além de nutrir os leads do WhatsApp, sua equipe vai precisar qualificá-los e pontuá-los para saber qual a posição deles na jornada de compra. Afinal, você aprendeu como gerar leads no WhatsApp para ampliar sua conversão de vendas, correto?

Usar softwares de automação de marketing é fundamental para qualificar leads e colocar as  próximas etapas em andamento, trazendo clientes para seu negócio. Entre as funcionalidades que vão agregar ao seu trabalho estão:

  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • integração com redes sociais para captação e gestão de leads;
  • criação de landing pages e formulários;
  • automação de SMS e fluxo de e-mail marketing;
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking e mais.
  • relatórios e mais.

A LAHAR é uma ferramenta de automação que oferece funcionalidades para atrair, nutrir e converter visitantes em leads e leads em clientes. Por isso ela é uma parceira importante se você quiser, além de gerar leads pelo Instagram, transformar esses leads em clientes. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

O post Como gerar leads no WhatsApp: 6 dicas para converter mais apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como gerar leads no WhatsApp: 6 dicas para converter mais. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages