Como Aparecer no Google – Na Prática Com Ricotta

Olá, pessoal! Está no ar mais um MestreTV! No vídeo dessa semana, o Fabio Ricotta ensina como aparecer no Google.

Acompanhe o post de hoje para saber mais!

Como aparecer no Google com um site?

O robô de buscas do (Google, Yahoo, Bing) encontra páginas na internet através de links. Eles são capazes de localizar documentos da internet por meio das URLs e, então, leem o seu conteúdo.

E, se você está pensando em como aparecer no Google, primeiramente, ele precisa saber que o seu site existe. É possível fazer isso acontecer das seguintes formas:

  • alguém cria o link para seu site a partir de uma página que o Google já conheça;
  • a partir da inscrição em uma ferramenta que permite que o dono do site avise os robôs que ele existe, o Google Search Console;
  • ter um sitemap.XML.

Aprenda a usar o Google Search Console

Depois de fazer o cadastro na ferramenta, é preciso verificar a propriedade do site — ou seja, mostrar que você é o dono do endereço. Nesse caso, se você já tem o Google Analytics instalado, já é possível fazer essa verificação por meio dele. Por outro lado, se ainda não tiver feito a instalação, você pode incluir uma tag dentro do site.

Ao abrir o Search Console, na barra superior adicione a URL da página e espere a validação. Caso já esteja no Google, não há nenhuma ação a ser feita, já que ela já está apta para aparece nos resultados de pesquisa.

Se ela ainda não estiver, você verá a mensagem “A URL não está no Google” e receberá a opção de solicitar indexação — ou seja, a leitura do conteúdo. Após clicar nessa ação, o link será enviado a uma lista de rastreamento prioritária. Assim, basta aguardar a validação.

É importante ressaltar que isso só deve ser feito uma única vez, preferencialmente com a home do seu site. Não é preciso enviar as informações para o Google sempre que publicar um texto novo, por exemplo.

Como criar um sitemap.XML

Este é um arquivo dentro do protocolo SITEMAP XML, no qual são listadas todas as URLs do seu site. Para fazer a criação no WordPress, é possível usar o plug-in Yoast SEO. Ele possui uma funcionalidade que permite essa função.

Durante a configuração, é possível adicionar páginas para serem indexadas. O interessante é que, depois, ele atualiza automaticamente todas as vezes que você fizer uma nova postagem.

Então, de volta ao Search Console, você pode ir à opção “Sitemaps” e adicionar o link do seu.

Como aparecer no Google sem um site?

Se você é um negócio local, que possui endereço, mas não tem site, existe uma funcionalidade para aparecer nas ferramentas de busca.

Existe uma funcionalidade chamada Google Meu Negócio. Você deve fazer o cadastro e o passo a passo e, em mais ou menos uma semana, sua empresa já começa a aparecer nos resultados de busca com endereço, telefone e outros dados importantes.

Agora que já sabe como aparecer no Google, continue navegando pelo site da Agência Mestre!

O post Como Aparecer no Google – Na Prática Com Ricotta apareceu primeiro em Agência Mestre.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Aparecer no Google – Na Prática Com Ricotta. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages