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Chegou a hora de comprar e vender no Facebook Shops. E isso é muito bom!

O Facebook segue inventando moda e lançando novidades. Não à toa. Tanto a rede social que dá nome à empresa quanto os outros aplicativos do grupo — como o Instagram, o WhatsApp e o Messenger — seguem há tempos no topo do mercado em relação a número de downloads e usuários cadastrados. E, desta vez, a companhia de Mark Zuckerberg preparou uma função que chega às mídias sociais para fortalecer o comércio online e criar experiências entre vendedores e consumidores. É o Shops, já disponível no Facebook e no Instagram — por enquanto, somente nos Estados Unidos. Vejamos a seguir a nova funcionalidade que apresenta muitos pontos positivos.

Desde o ano passado, o Facebook havia comunicado os testes da plataforma de mercado, mas o processo acabou sendo acelerado para o lançamento. Agora, com a quantidade de transmissões ao vivo, videoconferência e lives, o Shops aparece para ajudar no reposicionamento. Principalmente em relação às pequenas e médias empresas, que precisam se adaptar na crise atual por conta da pandemia do novo coronavírus. Nós sabemos que a economia gira em torno dos pequenos negócios. Portanto, as funcionalidades do Shops vão contribuir bastante, já que parte das pessoas que possuem loja física (ou são autônomas) está em um momento no qual não consegue vender.

Prático e acessível

Migrar um negócio para o mundo online e ter uma oportunidade no meio digital às vezes custa caro e demanda muito tempo. Então, a funcionalidade Shops chega com essa vantagem e promete ser incrível para o vendedor. Afinal, ele não vai precisar pagar caro, tampouco perder muito tempo para planejar um site e-commerce — ao contrário do usual. O novo recurso do Facebook é gratuito e profissionaliza as ações de marketing das páginas.

Com o Shops, os pequenos e médios empreendedores não serão obrigados a sair das plataformas de mídias sociais onde já divulgam o seu conteúdo, mostram o produto e se conectam com os possíveis clientes. Eles terão a possibilidade de criar links com essa funcionalidade do Shops. Há ainda a chance real, já em teste, de conseguir gerar os links nas lives do Instagram e Facebook — assim como nas conversas e chamadas de WhatsApp e Messenger.

Link de compras

O link de compra nesses espaços seria acessível e funcionaria muito bem para as pessoas que estão nas plataformas consumindo um conteúdo de valor. Poderia ser por meio de uma live com convidados, para tirar dúvidas sobre os produtos oferecidos, ou mesmo em uma reunião ou live de qualquer evento. É uma boa oportunidade de fazer o consumidor poder comprar o produto com poucos cliques, ou contratar o serviço sobre o qual ele está ouvindo. O cliente também poderá salvar os produtos e escolher o que precisar e couber no bolso.

As empresas vão poder, ainda, usar anúncios para direcionar para o link do e-commerce nativo da plataforma. Isso é positivo porque permite segmentar quem vai receber aquele anúncio, seja por idade, local ou interesses. Desta maneira, aumentam as chances de se atingir com mais precisão os que estão procurando o que o empreendedor vende — mais assertividade, sem a necessidade da mudança de plataforma. Aqui no Brasil, porém, a opção de pagamento pela mídia social ainda não está disponível.

É bom estar atento ao Facebook sempre. As ferramentas surpreendentes vão ajudar demais o seu negócio e atender às demandas no mercado digital de forma simplificada. Bom para quem vende e para quem compra. Fique de olho no Shops!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Chegou a hora de comprar e vender no Facebook Shops. E isso é muito bom!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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