Logística do futuro: tecnologias emergentes que vão mudar o segmento

Não dá para falar de logística e economizar nos indicadores. O setor é gigantesco e ostenta dados à sua altura. O mercado global logístico tem valor estimado em US$ 4 trilhões. Desde 2011, é o setor econômico que cresce mais rápido, 7% ao ano. A expectativa de receitas para a indústria de transportes em 2016 é de 3,8 trilhões de dólares.

Diante dessa magnitude, é esperado que os serviços de logística estejam constantemente buscando inovação e tendências tecnológicas para se aprimorarem. Veja o que vem por aí na logística do futuro.

Logística do futuro e a Impressora 3D

40% dos produtores industriais e varejistas esperam que seus operadores logísticos tenham expertise em impressão 3D. Entretanto, apenas 19,2% já está usando a tecnologia em seus processos de fabricação. O que muda? Alta customização e produção descentralizada.

A impressão 3D promove produtores locais e regionais, além de permitir alto nível de customização para os produtos — não é mais necessária produção padronizada em larga escala.

A logística do futuro gera mais despachos à curta distância

Não haverá mais necessidade de despachar mercadorias para o outro lado do mundo, pois as mesmas poderão ser produzidas localmente. As longas rotas serão substituídas por trajetos curtos do centro de produção até o cliente. A armazenagem será digital na logística do futuro. Peças de reposição serão produzidas sob demanda, e estoques virtuais vão expor os modelos disponíveis.

Logística do futuro + Internet das coisas

  • 26% das empresas de logística já estão utilizando tecnologia de comunicação máquina a máquina (M2M) — quando dados são transferidos em tempo real diretamente de equipamentos/terminais para monitoramento dos mesmos.
  • 47% das empresas do setor acreditam que a internet das coisas vai representar um gigantesco impacto no gerenciamento de logística e cadeia de suprimentos.

O que muda? Chão de fábrica conectado

A internet das coisas permite identificar exatamente o que está acontecendo no ambiente fabril — performance das máquinas, consumo de energia, status do estoque e fluxo de materiais.

Visibilidade de mercadorias em trânsito

Será possível acompanhar de perto todas as etapas logísticas.

Monitoramento de processos

A segurança e a eficiência das pessoas e processos serão aprimoradas com a internet das coisas. Afinal, é capaz de prever problemas iminentes e cenários futuros que podem representar algum perigo.

A logística do futuro e os drones

Sobre o uso de drones na logística, profissionais têm a seguinte opinião:

  • 36% acredita que entregas com drones serão realidade em 5 a 10 anos;
  • 6,3% acredita que em dez anos será um cenário comum;
  • 27, 3% considera pequena a chance de entregas com drones em 5 a 10 anos;
  • 5,88% acredita que isso nunca será realidade.

Por enquanto, 31% dos produtores e varejistas gostariam que empresas de logística utilizassem drones em suas entregas.

Logística do futuro

O que muda:

  • Alívio urbano e rotas de curta distância;
  • Drones podem desafogar o trânsito tirando veículos das ruas;
  • Uma rede de drones pode se encarregar das rotas de curta distância, atualmente um desafio logístico;
  • Expansão da área de entrega é maior na logística do futuro;
  • Regiões rurais, com pouca infraestrutura ou de difícil acesso serão incluídas no mapa de entregas;
  • O Google já tem um projeto piloto em teste de entregas rurais na região de Queensland, na Austrália.

Vigilância da infraestrutura

Empresas de logística poderão utilizar drones para monitorar e escoltar entregas valiosas, locais de risco e até localizar desaparecidos.

Veículos autônomos

42% dos produtores e varejistas gostariam que suas empresas de logística utilizassem carros sem motorista para suas entregas. Apenas 0,75% são capazes de oferecer o serviço e 1,5% têm expertise e conhecimento e planejam oferecer o serviço. 12,78% das empresas de logística têm algum conhecimento e 6,02% planeja oferecer os serviços.

O que muda? Redução de custos e a logística do futuro

Um estudo da AXA UK estima que veículos autônomos podem economizar 34 bilhões de libras para a indústria logística. Que tal?

Até o futuro!

O post Logística do futuro: tecnologias emergentes que vão mudar o segmento apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Logística do futuro: tecnologias emergentes que vão mudar o segmento. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages