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Como utilizar o IGTV para impulsionar negócios em 2020

Os formatos audiovisuais são a grande tendência de marketing para este ano e os próximos. Pensando nisso, as marcas devem ter domínio sobre como utilizar o IGTV, a plataforma de vídeo do Instagram.

Consultorias já projetam que os conteúdos em vídeo no celular serão responsáveis por 78% do tráfego total de dados móveis em 2021, colocando o IGTV e demais ferramentas que trabalham com esse formato no centro de muitas estratégias das marcas.

Neste artigo, saiba como aproveitar o IGTV no plano de marketing digital da sua empresa!

Formatos, qualidade e duração do vídeo

Os vídeos do IGTV podem ter até uma hora de duração e serem publicados em alta resolução; essa funcionalidade aumenta a possibilidades de criação de conteúdos e de relacionamento com o público.

Para começar a produzir os vídeos da sua empresa, crie uma conta no IGTV para que o conteúdo fique centralizado na plataforma. Acesse pelo Instagram ou faça download do próprio aplicativo.

O formato de vídeo do IGTV é vertical e recomenda-se usar resolução de 1.080 x 1.920 pixels e 30 quadros por segundo em arquivo MP4. A proporção de um vídeo na vertical deve ser de 9:16, e na horizontal, de 16:9. A foto de capa deve ter 420 x 654 pixels em .png ou .jpg.

O conteúdo deve ter ao menos 1 minuto de duração, com máxima de 15 minutos (ao ser carregado de um dispositivo móvel) ou 60 minutos (quando carregado pela web).

Use câmeras de qualidade, do celular ou uma DSLR.

Uma dica para quem vai gravar com a câmera do celular é ativar o recurso de grade para ajudar no enquadramento e na composição do cenário. Se tiver um equipamento DSLR, basta gravar com a câmera na vertical.

Iluminação e som são outros dois aspectos importantes. Procure gravar próximo a uma grande janela pela manhã e, assim, aproveitar a luminosidade natural. Atente-se à clareza do áudio e, se necessário, acrescente um microfone. Faça testes e verifique o que funciona melhor.

Depois que os materiais foram produzidos e editados, é hora de aprender como colocar vídeos no IGTV. É possível carregar o conteúdo pelo aplicativo ou pela web. Confira dois tutoriais completos.

Melhores práticas de conteúdo no IGTV para empresas

Se a sua empresa trabalha com Inbound Marketing, aplicar o funil de vendas é altamente recomendado no Instagram TV.

No topo, os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. O foco é educar e informar o lead. No meio do funil, o problema já é reconhecido e considera-se uma solução, ou seja, o conteúdo tem objetivo de engajar.

Já no fundo de funil, os leads qualificados tornam-se oportunidades. Eles estão cientes dos problemas e buscam soluções. Os conteúdos de fundo são voltados para que ele decida pelo melhor produto ou serviço.

Use conteúdos de topo de funil para atrair e nutrir seus seguidores. Se o seu negócio atua no ramo de semi-joias, por exemplo, algumas ideias para IGTV são tendências para a próxima estação, dicas de como usar os acessórios e compartilhamento de cenas dos bastidores e do processo criativo. Assim, seu público-alvo terá a chance de conhecer a empresa por dentro e por fora.

Conexão com a audiência

Não hesite em exibir sua marca de todos os ângulos, pois o público aprecia honestidade, transparência e se identifica com uma comunicação humanizada. O resultado desse processo será uma conexão mais profunda com a sua empresa.

Lembre-se: você precisa criar relacionamentos com a audiência, e não somente promover seu negócio.

Marcas de produtos de beleza, como maquiagem e skincare, encontram um campo promissor no IGTV para apresentar produtos e educar o consumidor. Organize-se em um calendário editorial para criar vídeos para o Instagram com tutoriais, truques de maquiagem, inspirações de looks e tendências de beleza.

A geração de conteúdo no IGTV é uma grande oportunidade para marcas de beleza.

Que tal uma série para gerar expectativa na sua audiência? Escolha um assunto que repercuta entre o público-alvo e publique a sequência sempre no dia e horário estabelecidos.

Manter uma estética consistente e comum a todos os conteúdos é uma maneira de reforçar a identidade da empresa. É possível incluir textos, filtros e gráficos para conseguir um perfil harmônico e chamar a atenção.

Ao criar conteúdos, não se concentre somente no teor do vídeo, mas também na sua duração. Materiais muito curtos podem não engajar tanto, e os muito longos podem dispersar o seguidor. O objetivo do IGTV é entregar conteúdo que realmente agregue valor para quem assiste.

Call to action

Procure levar os usuários para outros canais. Conclua o seu vídeo direcionando para o blog ou e-commerce da empresa, mencionando frases como: “Comente o que achou deste vídeo”, “Visite nosso blog e saiba mais”, “Acesse nosso site”.

Edição

Finalizada a gravação, é hora de editar o conteúdo para o Instagram TV, o que pode ser feito direto no celular, com aplicativos. A própria rede social recomenda alguns:

  • InShot: permite adicionar filtros, adesivos, texto e música. Faz cortes, desfoca o fundo e funciona para formatos de vídeos do IGTV, YouTube, Tik Tok e WhatsApp. Gratuito, mas tem versão paga, para Android e iOS.
  • VideoGrade: é um editor de cores e que ajusta a imagem como a pessoa quiser. É possível transformar exposição, contraste, temperatura, nitidez, brilho, saturação, tonalidade, matiz, entre outros. Aplicativo pago para iOS.

Insights do IGTV

Explore a área de insights para acessar informações analíticas sobre a performance dos vídeos de seu canal. É possível ver o número de curtidas, compartilhamentos, visualizações e retenção do público, que revela em que momento as pessoas deixaram de assistir ou avançaram. Analise esses dados para ajustar o conteúdo e, assim, atingir os resultados da campanha.

Divulgação do conteúdo

Promova o vídeo nas redes sociais e faça com que seu público o descubra. Os materiais publicados no IGTV têm URLs próprias, simplificando o compartilhamento. É possível inseri-los também na página do Facebook.

Use as prévias de cada vídeo e publique-as no Instagram Stories (o usuário clica e vai para o conteúdo completo) e no feed (o vídeo começa a rodar, mas é pausado em certo ponto e os usuários precisam tocar em “Continuar” para assisti-lo integralmente).

Antes de gravar, verifique se o tipo de conteúdo proposto se alinha à sua marca e às metas de marketing digital. Mesmo que o objetivo seja direcionar visitantes para o seu e-commerce ou aumentar as vendas, não se esqueça de encantar sua audiência com um vídeo bem produzido e relevante. Assim, você cria uma relação duradoura e leva as pessoas a comentarem sobre sua empresa.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como utilizar o IGTV para impulsionar negócios em 2020. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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