Como fazer um e mail marketing no Gmail: Passo a passo em 4 etapas. [+ Melhores Práticas]

O Gmail é uma ferramenta gratuita e por isso é muito comum que iniciantes da área busquem por informações de como fazer um e-mail marketing no Gmail. Sim, é possível fazer email marketing usando essa ferramenta de e-mail, mesmo que ela não seja, originalmente, concebida para isso.

Ao longo deste artigo criamos um passo a passo de como fazer um e mail marketing no Gmail. 

Mas, antes de começarmos, nossa dica é que você também conheça algumas boas práticas de envio que encontra no material; Checklist de e-mail marketing. Seguindo as sugestões do guia você tem maiores chances de aumentar as taxas de abertura e conversão do e-mail marketing.

Então, para começar, vamos às dicas de como fazer um e mail marketing no Gmail. 

Como fazer um e mail marketing no Gmail: passo a passo 

Como falamos rapidamente acima, o Gmail não foi criado para ser um disparador de e-mail marketing, entretanto, é possível usá-lo para isso. 

Se ele é a melhor opção? Não. Mas, vamos começar o passo a passo e no final nós voltamos a falar sobre as melhores opções de software para e-mail marketing

1. Como instalar a extensão para e-mails em massa

O Gmail não é configurado para o envio de e-mails de massa, por isso, se essa for a sua intenção, será necessário instalar a extensão GMass

Para isso você deverá usar o Google Chrome como navegador. Vá em “Mais Configurações” e depois em “Extensões”, como mostra a imagem abaixo.  

Como fazer um e mail marketing no gmail

Faça a instalação e posteriormente volte para a sua caixa de entrada para fazer a ativação e autorização para o uso o GMass. Não se preocupe, vai parecer um ícone para que você clique e consiga fazer esse processo, sem grandes dificuldades.

Atenção: o envio de e-mails em massa não é uma boa prática de e-mail marketing. A indicação é que você segmente seu público e entenda quais as preferências de cada persona, bem como a etapa do funil de vendas cada lead está. Se você não conhece esses termos ou não sabe como realizar essa segmentação, indicamos a leitura do artigo; Email marketing para iniciantes: o que é, para serve e quais suas vantagens”. 

2. Crie uma lista de e-mails

Você vai precisar criar uma lista de contatos para os quais você deseja enviar a mensagem. Atenção: Não compre listas de e-mails. 

Além de ser contra a Lei, você estará enviando mensagens para pessoas que não se interessam pelo seu conteúdo e que não permitiram que a sua empresa às contacte. 

O resultado será seu e-mail na caixa de Spam e uma imagem muito negativa. 

Então como captar contatos? Leia mais sobre isso no artigo; O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads”. 

Com os leads em mãos é hora de organizá-los em uma planilha do Google. Essa é a melhor forma de lidar com o GMass. 

Crie um nome para a planilha e separe os contatos, incluindo colunas como:

  • endereço de e-mail;
  • nome do destinatário;
  • nome da empresa. 

3. Envie o e-mail marketing

Com a planilha criada e com o GMass ativado clique na a opção “Escrever” do Gmail. 

Você precisará incluir o e-mail dos destinatário, para isso, você vai importar os contatos da planilha criada no item anterior. Como? O vídeo abaixo mostra em poucos minutos o que você deve fazer.

Você também pode usar as colunas do Google Planilhas para personalizar o nome do destinatário em seu e-mail usando o nome da empresa, por exemplo. 

Para isso clique na seta que está ao lado do botão de GMass e selecione uma opção entre as que aparecerem em Google Sheets Personalize. 

Como fazer um e mail marketing no gmail

Imagem

4. Criando o assunto e conteúdo do corpo do e-mail

No corpo do e-mail use imagens e texto garantindo que as informações mais importantes estarão em texto. Assim você não corre o risco do lead não visualizar as informações porque as imagens não carregam. 

Crie um conteúdo relevante de acordo com as necessidades, desejos e problemas de seus leads. 

Um CTA é fundamental para fazê-lo agir, por exemplo, “Clique Aqui e Fala com um Especialista” ou “Baixe agora o material” e mais.  

Lembre-se que o assunto do e-mail é fundamental para garantir que os leads se interessem em abrir o material.

Para criar um e-mail marketing que funciona lembre-se de acessar o Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. O material é gratuito e vai te ajudar a ampliar as taxas de abertura, cliques e conversões. 

O GMAIL NÃO é a melhor opção para a estratégia de e-mail marketing 

Como dissemos acima, o Gmail não é uma ferramenta feita para o envio de e-mail marketing e gestão de leads

Você pode usá-lo para isso seguindo as dicas que listamos acima, mas dificilmente, dessa forma, você irá alcançar todo o potencial da estratégia de e-mail marketing que pode trazer um retorno sobre investimento de 3800%

É isso mesmo, o ROI do e-mail marketing atinge $38 para cada $1 investido

Mas isso só vai acontecer se a sua empresa realmente se dedicar a criar uma estratégia completa que não aposte no envio de e-mails em massa, mas sim em uma comunicação personalizada, segmentada e estrategicamente automatizada. Desde a captação dos leads até:

Acesse gratuitamente o material: Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”

E nem pense que isso é apenas para grandes empresas! Pequenos e médios negócios tem muito a ganhar com uma estratégia completa de e-mail marketing. 

Enviar e-mails em massa reduz a taxa de abertura e de cliques, além disso pode gerar uma inativação de contatos em massa e uma péssima imagem de seu cliente sobre sua empresa.

Para entender como um software de automação de marketing criado para envio de e-mail e gestão de leads pode contribuir para o seu pequeno ou médio negócio, assista ao vídeo abaixo.  

A LAHAR é um software de automação de marketing com funcionalidades como:

  • disparador de e-mail marketing;
  • segmentação de leads;
  • criação de landing page para captação de leads;
  • teste AB;
  • automação de marketing;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

Com um sistema completo ajudamos sua empresa a criar campanhas de e-mail marketing mais eficazes. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.

O post Como fazer um e mail marketing no Gmail: Passo a passo em 4 etapas. [+ Melhores Práticas] apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como fazer um e mail marketing no Gmail: Passo a passo em 4 etapas. [+ Melhores Práticas]. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages