3 maneiras de conectar melhor com os seus clientes

Para construir um e-commerce de sucesso hoje, é preciso perceber que você não está apenas no ramo de vender produtos ou serviços — está no ramo de se conectar com pessoas.

As pessoas não mais compram apenas produtos, mas sim, experiências. Elas procuram por soluções de problemas e respostas para suas perguntas. Elas procuram por versões melhores de si mesmas. E por maneiras de fazer do mundo um lugar melhor.

Atualmente o e-commerce não é transacional, mas relacional. Você não fideliza e conquista clientes apenas criando produtos e lançando sua loja online. Se você quer vencer, precisa encontrar maneiras de humanizar o seu negócio e desenvolver conexões mais profundas com as pessoas quem você sabe que se beneficiarão com seus produtos.

Vamos falar de três maneiras de se conectar melhor com seus clientes.

Construa comunidades

Os e-commerces que obtém sucesso são marcas que criaram e apoiam uma comunidade autêntica ao redor do seu negócio, produtos e consumidores. Não é tão simples colocar uma loja no ar, quem dirá achar um diferencial dentre tantas lojas para se destacar. Então, como competir?

No mundo não apenas do e-commerce, mas online, os consumidores se tornam leais a uma marca quando acreditam que apoiando seu negócio, estão apoiando algo maior que si mesmos. Eles se juntam a um grupo de pessoas que pensam de forma parecida e partilham dos mesmos problemas.

É o seu trabalho esclarecer aos consumidores qual tipo de comunidade eles estão se juntando ao fazer compras em sua loja. Não tente empurrar produtos de origem animal para a comunidade vegana e vice e versa. Não tente use linguagem excessivamente polida quando seu público é popular.

A internet permitiu que pessoas de diferentes comunidades se encontrem e que partilhem seus problemas e questões. O seu e-commerce tem que conquistar espaço dentro dessa comunidade alvo e criar laços com os consumidores.

Crie um legado

A maioria dos empreendedores começa um negócio porque observam ou passam por um problema que eles acreditam que possam resolver. Especialmente quando falamos em comunidades com menos voz.

Construir relações com seus consumidores significa incluí-los em seu legado. O e-commerce possibilitou o surgimento de negócios menores que não necessitam de milhares de reais em investimento pesado para poder comunicar-se com todos.

É possível vender produtos específicos para problemas específicos de comunidades específicas. E a partir disso, fazer com que seus consumidores façam parte dessa comunidade e do seu legado.

Vamos dizer que o seu e-commerce seja de produtos para pets. Conectar-se com uma comunidade de ajuda animal e tomar parte na causa com doação de ração, por exemplo, é um gatilho a mais para os consumidores sentirem-se parte do legado que sua loja está criando / deixando.

Como dissemos, o consumidor quer se sentir parte de algo maior. E você pode fazê-lo se sentir assim a partir da sua loja.

Seja transparente

A internet é um lugar onde mentira tem perna curta. Se você inventou alguma mentira sobre sua loja ou tentou encobrir algo, pode ter certeza que essa mentira virá à tona no pior momento possível.

Quantos casos de lojas que sofreram linchamento virtual por ofenderem a comunidade do que disseram que faziam parte? Ou por algum deslize que não quiseram assumir? Pois bem, especialmente se sua loja é pequena, vai ser difícil se reerguer.

Não tente se comunicar com comunidades que definitivamente não fazem parte do seu público alvo por lucro. Pois, esse tiro pode sair pela culatra.

Se cometido algum deslize, assuma e tome providências para não “manchar seu nome”. Porque a internet cobra.

Conclusão

Fidelizar um cliente sai muito mais barato do que tentar conquistar um novo. E esse tem sido o maior desafio de algumas lojas virtuais.

Ao invés de concentrar toda verba de marketing em conquistar novas vendas, por que não redirecionar uma parcela para lembrar de quem já é seu consumidor e criar relações mais profundas com eles, a partir das dicas que demos neste artigo?

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 3 maneiras de conectar melhor com os seus clientes. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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