O email de apresentação é o primeiro passo para iniciar um relacionamento duradouro com o seu futuro cliente.
Eu digo primeiro passo porque o email de apresentação não funciona que nem qualquer outro email marketing que você manda para sua lista de emails.
Não. O email apresentação é um pouco mais desafiador.
Eu não estou falando que convencer uma lead que já está na sua lista de emails é fácil, nada disso.
Mas pensa comigo… A pessoa que se cadastrou na sua lista fez isso voluntariamente. Em algum momento ela se interessou pelo seu conteúdo, ou pelo produto ou serviço que você ofereceu, e quis deixar o contato dela contigo.
Ela sabe que uma hora ou outra vai receber algum conteúdo na caixa de entrada dela.
Agora… O tipo de e-mail que eu estou falando neste artigo não funciona assim.
Em um email de apresentação, você inicia uma conversa com alguém que você nunca teve nenhum tipo de contato antes.
Porque essa pessoa é, geralmente, uma lead que você conseguiu a partir de uma indicação ou com algum parceiro.
E aí sim, o e-mail se torna o primeiro passo para conquistá-lo.
Por isso, ele é a peça-chave dentro desse importante processo de sedução.
E, como o processo de sedução de clientes em potencial é muito parecido com o de um relacionamento amoroso, provavelmente você vai sacar rapidinho como isso acontece.
É o seguinte.
Imagine aqui comigo que existe uma pessoa que você sabe que daria super certo contigo.
Que tem gostos muito parecidos, frequenta os mesmos lugares, lê os mesmos livros…
É simplesmente aquele caso clássico do “é para ser”.
Só que a pessoa está lá e você está aqui. E você não tem nenhuma forma de começar uma conversa com ela.
Nem mesmo o número do telefone.
Tudo o que você tem é um amigo em comum que pode dar uma ajudinha na hora da paquera.
E ele te ajuda. Ele conversa com ela, fala sobre você e do tanto que vocês dois têm super a ver e consegue para você o bendito número.
Pronto. Depois que você consegue o contato da pessoa que você tanto queria, é hora de dar o primeiro passo.
Acontece que esse primeiro contato é muito importante. Ele determina se vocês vão continuar a conversa ou não…
Se vocês dois vão dar início a um relacionamento ou não.
O primeiro contato é a peça-chave. É fator determinante.
Eu imagino que você queira conquistar cada vez mais clientes fiéis e realizar muito mais vendas esse ano.
E por isso eu estou trazendo esse artigo hoje para você.
Porque saber como fazer um email de apresentação que desperta de verdade a atenção do seu prospecto pode mudar o seu jogo.
Então fica comigo que, até o final desse texto, você vai estar preparado para dar o passo mais importante no relacionamento com o seu futuro cliente.
O que é um email de apresentação?
O email de apresentação é um tipo de email para prospecção de novos clientes de forma mais direta ao ponto.
Comparando com um relacionamento amoroso, o email de apresentação seria o equivalente à paquera, onde o pretendente se apresenta, demonstra seu interesse e propõe um primeiro encontro.
É no email de apresentação que você tenta iniciar uma conversa com alguém que você nunca teve nenhum tipo de contato antes.
E tenta convencê-la de ouvir a proposta da sua empresa.
Não confunda esse tipo de email com os famosos spams ou email marketing tradicional.
Não.
Primeiro que spams são enviados em massa com muitos CTAs, na maioria das vezes, sem sentido, e sem nenhuma abordagem direcionada.
Inclusive, sugiro que você leia esse artigo aqui para saber por que você não deve enviar emails em massa, que podem ser vistos como spam pelas medidas de segurança dos servidores.
Já os emails marketing são enviados para uma lista de pessoas que se inscreveram voluntariamente para receber o seu conteúdo.
A principal característica do email de apresentação é justamente a abordagem personalizada para uma lead que foi conquistado com a ajuda de terceiros, por uma indicação, por exemplo.
O objetivo é apresentar uma proposta de parceria, com soluções que podem resolver as dores do prospecto em questão.
Eu entendo que conversar com uma pessoa que ainda não te conhece pode ser complicado. Alguns fatores podem tornar esse processo ainda mais desafiador, como:
-
Depois de enviar, você pode descobrir que o email que você conseguiu do seu prospecto não existe ou não é mais utilizado por aquela pessoa;
-
O email que você enviou pode ser usado por uma equipe ou setor inteiro dentro da empresa e ninguém se sente escolhido para iniciar a conversa como você gostaria;
-
A pessoa simplesmente pode não ter o perfil que você procura.
Mas, como você verá daqui a pouco, existem algumas dicas que fazem com que essa tarefa seja mais tranquila e traga mais resultados.
Antes disso, dá só uma olhada em um modelo de email de apresentação que eu separei para você conseguir visualizar melhor como acontece esse tipo de contato:
Modelo de email de apresentação
Para te dar um exemplo de como esse contato acontece na prática, eu trouxe um dos vários modelos possíveis de email de apresentação.
Nele dá para identificar os principais elementos da estrutura ideal de apresentação.
Olha só:
“Olá Lucas!
Meu nome é Hugo e eu falo em nome do Klickpages.
Nós somos uma ferramenta voltada para Lançamentos e Construção de audiência.
Um parceiro nosso nos falou sobre o lançamento do seu infoproduto e acredito que podemos te ajudar, e por isso estou entrando em contato.
Você estaria disponível para uma ligação às 13:30 para conversarmos melhor sobre isso?
Obrigado pela atenção,
Hugo.”
Esse trecho é bem simples e direto. Existem outras versões para esse email e muita coisa pode variar de acordo com a sua empresa, nicho de atuação, público…
Mesmo com essas variações, existem algumas coisas que são básicas a todos os tipos de de email de apresentação.
Para te ajudar a fazer um email irresistível, eu trouxe para você 20 dicas para usar no seu negócio.
20 dicas para fazer um email de apresentação que converte
Se a sua prospecção não está dando muito resultado, você pode culpar vários fatores externos, desistir…
Ou pode melhorar o seu email de apresentação.
Até porque alguns detalhes podem fazer toda a diferença na hora de conseguir a resposta positiva da sua lead.
E é por isso que eu trouxe para você 20 dicas que vão te ajudar bastante nessa tarefa.
Se liga:
1. Coloque o prospecto em primeiro lugar
Um dos maiores trunfos do email de apresentação é não ser nada genérico e ter uma abordagem bem específica e direcionada para o potencial cliente.
Não desperdice essa carta na manga focando o seu texto em qualquer outra coisa que não seja o seu prospecto.
Aqui não é hora de vender.
Esse é o momento de conquistar a atenção e interesse da pessoa do outro lado da tela.
É hora de propor as soluções que o seu prospecto precisa (ele sabendo disso ou não) e mostrar que vale a pena marcar um horário para conversar melhor sobre o que seu negócio tem a oferecer.
2. Crie um assunto atrativo
Existe uma teoria no marketing digital que coloca a atração como pontapé inicial em uma relação empresa-cliente.
É o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), que descreve cada uma dessas etapas pelas quais a mente do consumidor passa no processo de compra de um novo produto ou serviço.
De acordo com essa teoria, a atenção é a primeira coisa que você precisa despertar no seu futuro cliente para que ele evolua e siga por todo o funil de vendas até o momento da compra.
Agora, o que mais desperta (ou não) a atenção do seu prospecto, determinando se ele terá ou não vontade de abrir o seu email de apresentação?
Você acertou se respondeu que é o assunto do email.
Em um mundo em que as pessoas estão sendo cada vez mais bombardeadas por informações de todos os lados… Elas simplesmente não abrem todos os emails da caixa de entrada.
Se você quer garantir que o seu email será um dos privilegiados do dia, tem que fazer por merecer.
Então, invista tempo e energia na criação de um assunto atrativo e coerente com a linguagem do seu email.
E se quiser ver dicas de como criar um assunto atrativo, confira o artigo 20 fórmulas práticas de como escrever headlines irresistíveis.
3. Faça uma breve apresentação
Já que a intenção é criar um vínculo com a sua lead, é fundamental que ela saiba mais sobre você nesse primeiro contato.
Para isso, se apresente de forma clara e breve.
Digo breve porque o foco do email não é você ou sua empresa, mas sim a solução que vocês têm a oferecer.
A minha sugestão é que você comece essa parte com uma conexão mais pessoal, chamando o seu potencial cliente pelo primeiro nome, por exemplo.
Só tenha cuidado para não acabar exagerando na apresentação e também de verificar se o nome está correto.
4. Informe como conseguiu o contato
Ao receber um email de alguém que ele não conhece, as chances são que o seu prospecto vai estranhar e ficar com um pé atrás.
Para atingir seu objetivo de conquistá-lo, você precisa ultrapassar essa barreira do “Eu te conheço?”.
Ele quer saber quem é você e como conseguiu o contato dele.
Ele quer ter certeza de que você não é uma espécie de robô ou alguém que teve acesso a essa informação de forma ilícita.
Então, seja claro e transparente nessa hora. Informe se algum parceiro compartilhou o contato ou fez a ponte entre vocês.
Mas deixe claro que você entrou em contato por perceber uma possível parceria e os seus benefícios para ele (ou para o negócio dele, se for o caso).
5. Convença nas primeiras linhas
Muita gente (muita gente mesmo!) costuma errar nesse tópico – mas você não precisa ser um deles.
Vou ser bem direto aqui: não demore demais para chegar na melhor parte do seu email.
Você tem mais é que chegar chutando o balde.
É o seguinte.
Você tem que pensar que o seu potencial cliente vai estar cheio de outras tarefas no dia e, ao menor desinteresse com o seu conteúdo, ele não vai pensar duas vezes antes de fazer outra coisa mais legal.
Por isso, é fundamental escrever de um jeito que prenda a atenção dele já nas primeiras linhas.
6. Vá direto ao ponto
O lance é o seguinte: você não tem tempo a perder.
Você deve conquistar o interesse do seu prospecto logo no início do texto (além do assunto!), mas você não pode começar a enrolar depois disso.
Uma vez que você tem a sua atenção, mantenha a conversa interessante e vá direto ao ponto.
A ideia aqui é que o seu email seja curto e otimizado, e que consiga passar a mensagem de forma clara, concisa e mantendo a leitura fluida.
Leia várias vezes para ter certeza de que não tem informação desnecessária tomando o lugar de informações mais importantes para esse primeiro momento.
7. Trabalhe apenas uma mensagem
Nesse primeiro contato pode até parecer uma boa ideia falar sobre as diversas coisas que o seu negócio faz, mas não é.
Foque em apenas uma ideia que seja do interesse do seu prospecto e não desvie dela.
8. Mostre os resultados
Você precisa expor, de uma forma discreta e objetiva, algum dado ou depoimento que mostre os resultados que sua empresa é capaz de alcançar.
Mostrar para a sua lead que ela conseguiria chegar a resultados semelhantes pode gerar ainda mais valor para a sua marca.
Faça isso de uma maneira que os dados fiquem claros (usar tópicos é uma alternativa).
O ideal é não se prolongar muito nessa parte para não deixar que o foco fique apenas em você nessa breve conversa.
Se apresentadas do jeito certo, as informações vão animar e aumentar o interesse da pessoa do outro lado da tela em ouvir mais sobre a parceria que você está propondo nesse primeiro contato.
9. Ofereça um benefício claro
Depois de mostrar o que você já fez por outros clientes, dê uma amostra do que você pode fazer pelo seu prospecto.
Por exemplo, dê uma dica que ele já possa aplicar agora antes mesmo de continuar a conversa com você.
Isso demonstra que você tem conhecimento para ajudá-lo e deseja gerar valor.
O seu prospecto precisa enxergar que ele vai sair ganhando se decidir continuar esse relacionamento e nada melhor que um benefício claro para alcançar isso.
10. Conduza o prospecto a uma decisão
Não se despeça do email sem dar um direcionamento para o seu prospecto sobre qual ação você deseja que ele faça.
Ou seja, não deixe de incluir uma chamada para ação.
Se o seu objetivo é marcar uma reunião presencial ou por telefone, por exemplo, sugira uma data e horário propondo o encontro.
Você pode dizer que quer trocar uma ideia e explicar que o e-mail não é a ferramenta ideal para isso.
Essa é uma maneira sutil de tentar marcar uma reunião, sem parecer muito invasivo e sem correr tanto risco de acabar sem uma resposta no fim das contas.
11. Seja gentil na hora da despedida
Para finalizar esse primeiro contato, não use uma despedida impessoal ou formal demais, como “atenciosamente”.
Se despeça como se você estivesse de fato conversando com alguém que está na sua frente. Seja gentil e educado, mas sem parecer um robô.
12. Tenha uma assinatura de e-mail completa
Não se esqueça de utilizar uma assinatura de e-mail completa com seu nome, cargo e formas de contato ao final da sua mensagem.
Isso ajuda a reafirmar a sua identidade (quem é você e de qual empresa) e sua credibilidade.
Além disso, você pode explorar esse espaço para colocar links úteis para o site do seu negócio e redes sociais.
13. Pense em todos os dispositivos
Se coloque no lugar na pessoa para quem você está enviando o email.
Nem sempre ela estará usando um computador para acessar sua mensagem. Principalmente hoje em dia, que dá para fazer quase tudo pelo celular.
Se você quer ter mais chances de que o seu email seja lido, o ideal é que você crie um email responsivo, que se adapte ao tamanho de qualquer tela em que possa ser aberto.
14. Cuidado com links, imagens, GIFs e outros anexos
Lembre-se de que o objetivo aqui é deixar o email o mais pessoal possível. Então, nada de enfeitar demais, para não deixá-lo com cara de email enviado em massa.
Cuidado também com a quantidade de links que você insere no seu texto, pois isso aumenta o risco do seu email cair direto na caixa de spam – o que acaba com as suas chances de falar com o seu prospecto.
Como o próprio nome diz, o email é para você apresentar o que tem a oferecer.
Procure não desviar demais do seu foco e insira apenas o que é importante para que você cumpra esse objetivo.
15. Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são alguns artifícios psicológicos usados no marketing para estimular a tomada de decisão por quem recebe a mensagem.
Eles são uma arma poderosa no processo de conquistar um futuro cliente e, por isso, eu sugiro que você procure saber mais sobre eles e aplique no seu email de apresentação.
Você pode usar a autoridade, por exemplo, ao mostrar que você é referência na sua área de atuação.
Ou a prova social, se tiver depoimentos de outros parceiros falando de como foi bom dar uma oportunidade para ouvir o que você tem a apresentar.
Existem vários tipos de gatilhos que você pode utilizar.
Se você quiser saber quais outras possibilidades você pode usar no seu email de apresentação, então dá uma olhada nesse artigo, onde explico os 10 gatilhos mais poderosos.
16. Seja íntegro
Tem um valor que eu considero muito importante: a integridade.
Você precisa fazer o contato com a pessoa de forma íntegra.
Desde conseguir o email de maneira lícita até nos detalhes do que você aborda no seu email (isso vale para os gatilhos mentais que eu acabei de citar).
Não adianta mentir para o seu prospecto, nem oferecer algo que você realmente não consegue entregar.
Até porque os efeitos a longo prazo podem ser desastrosos para o seu negócio.
Se você quer ter sucesso duradouro, nada de tentar pegar atalhos, A integridade é o melhor caminho.
17. Não vá com muita sede ao pote
Um email de apresentação que já fala sobre vendas diretamente tem grandes chances de falhar.
Simplesmente porque esse é o tipo de coisa que afasta completamente o prospecto.
Ao perceber que você quer vender o seu produto ou serviço, pura e simplesmente, ele vai ficar desanimado e vai acabar fechando a página ou pulando para o próximo email.
Antes da lead aceitar um desconto ou decidir comprar alguma coisa, por exemplo, ela precisa entender do que se trata, saber se precisa daquilo.
Ou seja, se o seu email não mostrar que pode melhorar a vida da pessoa, de alguma forma, ela não tem nenhuma razão para continuar a conversa.
Então, nada de focar na venda. Isso fica para uma próxima conversa, em uma reunião ou ligação que for agendada depois desse email.
O que você precisa conquistar nesse momento é um horário da agenda do seu potencial cliente para que você fale com mais detalhes sobre a sua empresa ou possíveis parcerias.
18. Personalize ao máximo o email
Você pode até usar um modelo para facilitar a criação de e-mails de apresentação.
Mas como esse é o seu primeiro contato com o prospecto e não um envio em massa, você não deve escrever uma mensagem impessoal que serviria para qualquer um.
Personalize o e-mail com informações, como o nome do potencial cliente, como você chegou até ele e especificamente como o seu negócio pode ajudá-lo.
19. Revise antes de enviar
Tudo bem que você não precisa ser totalmente formal no e-mail de apresentação, mas isso não é desculpa para enviar uma mensagem com erros de português ou de digitação.
Esses tipos de erro podem causar uma má impressão e até deixar o prospecto confuso, se prejudicarem a compreensão da mensagem.
Sempre revise o e-mail antes de enviar, de preferência algumas horas depois de ter escrevido o texto.
20. Utilize uma ferramenta de e-mail marketing apropriada
Apesar de o disparo do e-mail de apresentação não ser feito em massa para a sua lista, utilizar uma ferramenta de e-mail marketing te ajudará a manter todas as informações organizadas e saber mais sobre os seus prospectos.
Pois poderá organizá-los em segmentos de acordo com o nicho ou interesse deles, o que facilita manter uma comunicação personalizada.
E, se você ainda não tem uma ferramenta de e-mail marketing, eu recomendo que você conheça o Klicksend.
Ele foi criado pelo time do Klickpages para empreendedores possam se comunicar de forma simples e intuitiva com seus potenciais clientes e clientes.
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Conclusão
Dar o primeiro passo na relação com o seu cliente não será mais um problema para você depois desse artigo.
Porque você acabou de ver 20 dicas incríveis para criar um email de apresentação que realmente converta leads em clientes para o seu negócio.
Eu te mostrei que o problema do seu prospecto deve ser a sua prioridade número um e que você precisa se apresentar e dizer como conseguiu o contato da sua lead.
Você viu que é importante conquistar a atenção do seu futuro cliente já no assunto, persuadir nas primeiras linhas e mostrar os resultados alcançados para dar mais credibilidade à sua empresa.
E mais: que precisa ter cuidados com anexos e links no corpo do texto, criar um email responsivo, entre outras dicas que estão imperdíveis.
Agora é escrever o seu próprio email de apresentação e conquistar muito mais clientes para o seu negócio.
E não deixa de me contar aqui nos comentários como os seus clientes estão reagindo ao seu email! Vou adorar saber. =)
(Este artigo foi originalmente publicado em 20 de fevereiro de 2019 e atualizado em 07 de maio de 2020 por Angela de Oliveira para oferecer informações mais precisas e completas)
O post 13 dicas de email de apresentação para conquistar seu futuro cliente apareceu primeiro em Blog Klickpages.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 13 dicas de email de apresentação para conquistar seu futuro cliente. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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