10 perguntas de marketing que todo empreendedor deve saber responder

Perguntas que todos os empreendedores devem saber responder sobre o seu negócio 

O empreendedorismo cresce cada vez mais no nosso país e dá liberdade para que as pessoas sejam donas do seu próprio tempo e do seu negócio.

O que muitas pessoas não sabem é que para empreender é preciso aprender a lidar com várias áreas dentro do próprio negócio para se comunicarem da maneira correta com seu público, afinal, sem uma boa comunicação o negócio não vai para frente.

O marketing é fundamental para auxiliar na construção da marca, ajudando na divulgação e no relacionamento com os clientes, sem ela fica difícil ganhar mercado e fazer sucesso. Por isso, separamos hoje algumas perguntas de marketing que todo empreendedor deve estar atento e responder para que o seu negócio cresça e tenha mais lucratividade.

Como abrir uma empresa

Antes de listarmos as perguntas, os empreendedores precisam abrir um negócio, se formalizar e ter tudo alinhado da melhor maneira possível para atender seus clientes com confiabilidade e autoridade.

Por isso, separamos um passo a passo para você emitir seu CNPJ, quais documentos precisam ser protocolados e outros passos essenciais sobre como abrir uma empresa.

Perguntas que os empreendedores devem responder

1- Divulgação é importante? 

Você deve saber que existem diversas maneiras de divulgar o seu negócio e também vários métodos, tanto offline como online. O aumento do marketing digital como ferramenta de divulgação tem dado espaço para diversas marcas que querem construir sua reputação, fazer um bom relacionamento com os clientes e ainda anunciar produtos e serviços.

Você pode escolher quais canais são os melhores neste momento de início da empresa e fazer o teste para analisar os resultados. Existe mídia de rádio e televisão, mídia impressa como jornais e revistas, o marketing direto como catálogo, folheto e canais de televisão por assinatura, contar com assessorias de imprensa, relações públicas e o online como redes sociais, blog e anúncios pagos nas mídias digitais mais acessadas pelo seu público.

2- Diferencial, qual o meu?

O market share é fundamental para que empreendedores construam sua marca e nesse processo é preciso fazer o branding, ou seja, criar um impacto forte e mostrar os diferenciais do seu negócio para que o público entenda e queria ser parte integrante dele como seu cliente.

3- Público-alvo, eu tenho?

Falar com as pessoas certas é o desafio de muitas marcas. Sendo assim, organizar e planejar o negócio relacionando seus produtos ou serviços para o público ideal é estruturar os objetivos comerciais da empresa.

Por isso, pesquise, faça questionários e converse com pessoas para juntar informações e traçar um perfil assertivo do público que efetivamente vai comprar de você. Pense nos hábitos de consumo, onde estão, o que gostam e mais ainda quais os problemas que a sua marca ajuda cada um deles a resolver. Assim, você direciona esforços para vender para quem realmente vai e quer comprar da sua marca.

4- Cadê os clientes?

Depois de definir o público, nada melhor do que saber onde seus clientes estão concentrados para levar sua oferta até eles. Trace estratégias de divulgação e distribuição das soluções que o seu negócio oferece para eles.

Neste ponto, o marketing digital é “uma mão na roda”, afinal, com as mídias online é mais ‘fácil’ atingir pessoas de vários locais e vários países direcionando corretamente o seu produto ou serviço para os seus clientes. Se preciso, faça pesquisas de mercado (estudos) para criar um plano de entrega do que você oferece para quem está procurando você.

5- Pesquisa de mercado, para que serve?

A pesquisa deve ser parte da etapa de planejamento da sua marca para conhecer o seu público, identificar concorrentes, desenhar produtos e serviços e criar ações para vendas. Empresas usam a pesquisa para diversos fins, entre eles ver se um produto tem boa aceitação perante o público, se os clientes se agradam pelo diferencial, pelo valor e muitos outros fatores que sejam necessários analisar.

6- Concorrentes, devo me preocupar?

Você pode ter uma lista ampla ou pequena de concorrentes, diretos (mesma necessidade) ou indiretos (algumas semelhanças com o que você vende) e precisa identificá-los para acompanhar suas ações, analisar ideias do ambiente interno e externo, identificando os pontos fortes e fracos deles que você pode aproveitar e posicionar a sua marca ganhando participação de mercado.

7- Custos com marketing, preciso investir?

Sabemos que o marketing é fundamental para qualquer tipo de empresa e, conforme o meio de divulgação escolhido, você pode ter custos mais altos ou mais baixos para atingir o público escolhido.

Trabalhar muito bem o marketing te ajuda a reduzir custos, gerar receita e manter a sua marca viva na mente do seu cliente. Por isso, ele não deve nunca ser deixado de lado, independente da crise que esteja vivendo.

– Defina metas e objetivos com o seu marketing para chegar ao público e que caibam no seu orçamento;

– Busque pequenos investimentos focado em um público específico – nicho. Use o marketing digital a seu favor neste momento;

– Crie presença digital e evite cair no esquecimento;

– Tenha um site e otimize seus conteúdos para que ele seja encontrado nos mecanismos de busca, facilitando que seus clientes te encontrem;

– Crie sua própria base de clientes e trabalhe para que tenha retenção de quem já comprou de você e pode se tornar um fã na propagação da sua marca.

Esses são apenas alguns passos para você sempre fazer o marketing da sua marca e usar os recursos que são de forma acessível e com custos baixos que trazem bons retornos para as marcas.

8- Devo avaliar o sucesso de campanhas?

Você já deve ter ouvido que para compreender resultados de campanhas, depende muito dos objetivos e do meio de comunicação que foi utilizado. Vamos focar no marketing digital. Você pode acompanhar de perto os resultados diários e mensurar como está sendo a desenvoltura da campanha, por exemplo, pelo facebook, instagram ou google analytics.

Dica: veja sempre se houve aumento de acessos no site ou redes sociais, solicitações de orçamentos, curtidas e compartilhamentos, aumento de vendas e ainda se houve menos chamados de atendimento ao consumidor ou possíveis objeções sobre seus produtos ou serviços.

9- Marketing e vendas andam juntos?

Atuando de forma interligadas, o marketing e vendas trazem melhores resultados quando juntos. Um é responsável pela coleta de informações, análises e organização de estratégias e outra por executar e trazer retorno de como seu cliente percebe sua marca e como efetivamente se sente após realizar uma compra.

10- Atendimento e marketing são parceiros?

Para ter um bom atendimento, nada melhor do que investir em ouvir os seus clientes e saber como eles estão se sentindo em relação a todos os seus processos dentro da sua empresa. Por isso, use o marketing para ter um bom atendimento, criando canais para saber o que pensam e sentem os seus clientes diante do que você oferece.

Crie estratégias para se aproximar e entender as necessidades e os problemas que você soluciona com o seu público.

Essas são algumas análises que todos os empreendedores devem saber responder ao criar um negócio. O marketing digital auxilia neste processo de crescimento para que os seus objetivos sejam alcançados e a sua empresa tenha maior visibilidade e lucratividade.

O que achou das nossas dicas de hoje? Conte aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais quais são seus maiores desafios para ter o marketing caminhando ao lado do crescimento da sua empresa.Se quiser ajuda para organizar os processos, a Contabilizei consegue auxiliar em todas as etapas desse processo

O post 10 perguntas de marketing que todo empreendedor deve saber responder apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 10 perguntas de marketing que todo empreendedor deve saber responder. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages