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Projeção de resultados para realocar o budget do seu e-commerce antes e depois da crise

A importância da projeção de resultados para realocar o budget do seu e-commerce durante a crise e depois dela
Quem gerencia um e-commerce conhece bem a pressão que existe para alcançar resultados. E, ao mesmo tempo, vivencia a complexidade do mercado e a velocidade com que as coisas mudam nele.

O que tem ficado ainda mais evidente em tempos de Coronavírus. Devido a quarentena e a crise desencadeada por ela, as empresas precisaram se adaptar quase que imediatamente aos novos comportamentos dos consumidores para sobreviver às mudanças bruscas e repentinas.

De acordo com um estudo realizado pela Kantar Ibope, em momentos de crise como esse é importante controlar as despesas internas e investir principalmente na marca. E para isso, muitas vezes é necessário redirecionar o budget.

Dessa forma é possível priorizar investimentos no que irá trazer resultados nesse novo cenário como, por exemplo, pesquisa de marketing e desenvolvimento de novos produtos. Como você pode ver abaixo no infográfico da Kantar/Ibope:

Entender resultados é o primeiro passo para o controle das despesas internas da empresa

Para controlar gastos, é fundamental que você entenda a real situação financeira do seu e-commerce e o que está trazendo retorno de investimentos (ROI). E até mesmo descobrir por quanto tempo o negócio duraria em um cenário sem vender nada. Para isso:

  • Analise o fluxo de caixa
  • Reveja investimentos
  • Cortes custos que pararam de fazer sentido hoje com a crise
  • Realize projeções de resultados em diferentes cenários

Veja as ações que estão trazendo mais resultados para seu negócio e invista nelas. Assim é possível descobrir o que é prioridade e redirecionar o budget para o que realmente está trazendo retorno para sua empresa. E também para o que tem mais chance de trazer de acordo com sua análise das finanças.

Priorizar investimentos com foco em dados permite tomar decisões com clareza em meio à crise

Aqui na empresa, eu e o meu sócio estamos tomando decisões estratégicas com foco em dados. E o uso de uma planilha de projeção de resultados, que desenvolvemos inicialmente para SEO, tem ajudado muito nesse processo em vários aspectos da gestão do negócio.

Isso porque, assim como você, somos empreendedores e estamos tentando nos adaptar a essa nova realidade da melhor forma possível.

E o template de projeção tem sido uma ferramenta importante porque nos ajuda a ter previsibilidade de para onde a Search Lab iria se tudo estivesse bem. Ou seja, com esses dados, conseguimos ter uma noção da queda que a Covid-19 gerou.

Por isso resolvemos compartilhar o arquivo personalizável. Com ele, você pode antecipar resultados de todos os canais de Marketing Digital.

Quer ter o mínimo de previsibilidade possível em meio ao caos da crise do coronavírus? Então a dica é baixar gratuitamente nossa Planilha de Projeção de Resultados.

Como um forecast dos seus canais de marketing digital ajudam na adaptação do e-commerce às mudanças do mercado

O grande desafio do gestor de comércio eletrônico em tempos de crise tem sido a rápida adaptação às mudanças do mercado para atingir os resultados desejados. E para isso, é necessário ficar de olho nas tendências, nos novos comportamentos dos consumidores e inclusive no budget.

Isso porque o orçamento foi planejado em um cenário que não poderia prever, por exemplo, o isolamento social e o fechamento temporário de lojas físicas por prazo indeterminado.

Então como a crise da Covid-19 transformou totalmente o cenário, algumas ações planejadas precisam ser adiadas e o budget destinado a elas pode ser melhor aproveitado em ações mais imediatas e necessárias para sobrevivência dos pequenos negócios ou para fortalecimento da marca em grandes empresas.

E aí entra a importância do forecast, que nada mais é do que a previsão de resultados baseada no que você tem feito. Com base nessa previsão, é possível ajustar o budget e checar se ele está dentro do que foi orçado (se está fora da meta, etc.).

Afinal, até a redistribuição dele ao longo do ano é prevista, mas para uma gestão financeira eficaz, o forecast também precisa ser realizado com base em números e projeções de diferentes cenários.

Reajuste de budget em canais de marketing digital que valem a pena durante a crise do Coronavírus e depois dela

Você sabia que 80% dos consumidores brasileiros acha que as empresas devem evitar usar a Covid-19 para se autopromover?

Esse dado levantado pela Kantar em uma pesquisa realizada entre 13 e 16 de março (antes da quarentena) já revelava que durante a pandemia não seria um bom momento, por exemplo, para um e-commerce de moda lançar sua nova coleção (caso não mostre a utilidade dela para o período de crise, é claro).

E com o aumento do desemprego devido ao distanciamento social, isso ficou ainda mais evidente já que a maioria dos brasileiros passou a comprar apenas o essencial.

Por esses motivos pode fazer muito mais sentido para o negócio realocar o budget destinado às campanhas de lançamentos de produtos considerados não essenciais por seu target em ações que sirvam para manter a presença online da marca nas redes sociais e no Google. E assim aumentar o awareness e crescer o tráfego orgânico da sua loja virtual.

Qual é a lógica por trás do template de forecast?

O template tem como base a regressão linear que permite as pessoas olharem os dados do passado para realizar projeções de futuro. Até porque ela é mais fácil de ser ajustada depois e permite trabalhar com diferentes hipóteses logo analisar cenários distintos.

No caso da nossa planilha editável, ela foi elaborada com base em 2 variáveis: uma dependente (tráfego e outra independente (mês).

Já as variações (que são as colunas da aba validação da projeção) que usamos no template foram ideias nossas para tentar deixar a projeção o mais real possível.

O que consequentemente demanda forecast não apenas em SEO e Marketing Digital, mas até nas finanças da sua empresa.

Como nada é perfeitamente linear e previsível, a planilha de projeção de resultados permite incluir o máximo de dados para você pode analisar mais possibilidades.

Como usar a planilha de projeção de resultados na prática

Inicialmente o template gratuito foi desenvolvido pela Search Lab para analisar resultados em SEO de maneira consciente. Mas, é possível também utilizá-la para avaliar metas de todos os canais de marketing digital. E até mesmo para facilitar a gestão financeira do negócio.

Basta inserir na aba Dados de Tráfego a maior quantidade possível de estatísticas sobre o que você quer projetar exatamente. Já em Validação da Projeção, você encontra os resultados (que são o mais próximos possível da realidade). Abaixo você aprende detalhadamente a usar o arquivo na prática. Confira:


(vídeo como definir e administrar metas em SEO )

Vale destacar que o vídeo está focado em SEO, porque é nossa especialidade, mas é só você adaptar a planilha ao que pretende analisar pois o modo de usar é o mesmo.

Além disso, você pode inserir os dados que quiser nela para realizar a projeção que precisa. E não esqueça de fazer uma cópia do template assim que concluir o download para salvar suas informações no drive da sua empresa.

Como um template para projetar resultados facilita a gestão da loja virtual

  • É uma ferramenta para você antever recursos de acordo com a demanda
  • Permite tomar decisões baseadas em dados e vislumbrar diferentes cenários mesmo em momentos caóticos como esses tempos de quarentena
  • Facilita elaborar estratégias mais assertivas para sua loja virtual mesmo com variáveis que você não pode controlar como uma pandemia mundial e isolamento social
  • Possibilita adequar metas às novas realidades (crise, pós-crise, alta temporada, etc.)
  • Forecast orientado a dados (não apenas em SEO e Marketing Digital, mas em variadas áreas da sua empresa (RH, Financeiro, Atendimento, Logística, etc.)
  • Antecipar resultados positivos e evitar possíveis prejuízos

Ao projetar os principais canais de marketing digital do seu e-commerce com o template de projeção de resultados, você pode consolidar depois tudo em uma outra planilha para redirecionar o budget de maneira mais efetiva.

Conclusão

Tomar decisões conscientes em tempos imprevisíveis como esses de crise da Covid 19 é um grande desafio para gestores de e-commerce e principalmente para donos de pequenas lojas virtuais.

A dica para manter a maior clareza possível na tomada de decisões é analisar cenários e baseando-se em dados. E aí entra a planilha de projeção de resultados que pode ser usada em qualquer canal de marketing digital do seu e-commerce (não apenas SEO) e inclusive para inserir dados do negócio.

Com esse template, que também é usado pela Search Lab, você pode continuar tomando as decisões do seu e-commerce com clareza por se basear em dados. Para assim ser o mais consciente possível em meio a esse cenário tão imprevisível.

Mas, é importante alertar que o Coronavírus ainda pode causar variações mais fortes no mercado, na economia e até no comportamento dos consumidores. O que não tem como realmente prever ou controlar.

E lembre-se: somos empreendedores como você. Portanto, estamos todos juntos nesse período difícil, buscando as melhores formas de superar a crise. Ficaremos felizes em poder ajudar seu negócio a se manter rodando, com um mínimo de previsibilidade, em tempos tão incertos como os atuais.

O post Projeção de resultados para realocar o budget do seu e-commerce antes e depois da crise apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Projeção de resultados para realocar o budget do seu e-commerce antes e depois da crise. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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