Estratégias de backlinks como diferencial competitivo em tempos de pandemia

A grande crise causada pelo pandemia do Coronavírus Covid-19 já mostrou que veio para trazer mudanças profundas em todos os setores.  Não seria diferente para o e-commerce e para os negócios digitais. 

A corrida para quem tem um negócio com base online ficará muito mais competitiva, já que essa também passará a ser a opção para aquelas pessoas que viram seus pontos físicos serem engolidos pelas consequências do isolamento social. 

O fato é que com mais negócios chegando no universo digital exigirá de todos os empreendedores um investimento maior em estratégias que possam atingir os consumidores em suas jornadas de compras.

Não há como negar que um dos lugares onde a competição pela atenção do cliente irá se acirrar será nas páginas de busca do Google. Vale reforçar que alguns dados mostram cerca de 89% das jornadas de compra dos consumidores começam pelos mecanismos de buscas. Os dados são de uma pesquisa da Fleishmanhillard

Para a tomada de decisão de compra, os mecanismos de busca também tem lugar de destaque. Um outro estudo da Forrester mostra que outros 74% relatam usar os mecanismos de buscas para consideração e compra. 

Em um momento em que temos no horizonte um desafio, como a chegada da segunda melhor data para o comércio, é preciso agir. Setores como o de eletrodoméstico, roupas, sapatos, acessórios e beleza tem uma perspectiva de recuperação moderada em meio a pandemia. Por isso devem olhar para essas datas como oportunidades. 

Como você vai sair na frente?

Pensar em uma boa estratégia efetiva de SEO e Marketing de Conteúdo é inevitável para quem está investindo em negócios digitais. Mas como reforcei anteriormente, é preciso dar um passo a frente e elaborar estratégias mais competitivas. Nesse cenário, há quem ainda ignore a importância dos backlinks.

Recentemente, em seus comunicados o Google confirmou que os links continuam tendo um papel fundamental em seus algoritmos. Uma pesquisa realizada pela empresa Perficient Digital descobriu que os links têm praticamente a mesma importância que tinham em 2016, quando eram fundamentais para um bom ranqueamento.

Entretanto, Dr. Pete Meyers da empresa Moz observou que a maioria dos donos de sites gastam 70% dos seus esforços em estratégias técnicas de SEO, deixando o restante para as estratégias off-page, como o ganho de links e divulgações em veículos de notícias.

Um outro ponto que reforça a importância de backlinks, mas que geralmente não é levado em consideração, é que a divulgação de conteúdos e notícias em outros sites que falam sobre sua empresa se tornam mais um possível ponto de contato da sua marca com a jornada do consumidor do consumidor do seu cliente.

Tendo em vista que pensar em uma construção de links para seu site de forma consistente e contextual vai fazer toda a diferença nos seus resultados nos mecanismos de busca, como o Google. Separei  alguns pontos, muitas vezes tido como mitos, e que devem ser levados em consideração em sua estratégia. 

Produzir conteúdo de qualidade continua sendo fundamental

O primeiro conselho dos especialistas do Google quando falam sobre conquista links é o foco que devemos ter na qualidade do conteúdo. Gosto de acrescentar também a importância do contexto. Tanto para os conteúdos que estão no seu site, como aqueles que você está ofertando para outros veículos na expectativa de receber backlinks. 

Se você ainda não tem esse fator como ponto de partida principal. Pare a leitura aqui e comece a focar agora mesmo seus esforços em produzir conteúdos relevantes.  De forma resumida, estou querendo dizer que os seus conteúdos internos devem ser úteis e atraentes. 

Da mesma maneira, pende também na importância da distribuição de conteúdos externos. Eles devem se adequar aos veículos por meio do que chamamos de gancho, que nada mais é do que ligar o assunto à realidade do leitor. 

Conquistar apenas alguns links pode não ser suficiente

Sei que focar em uma estratégia de link building não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, exige dedicação, análise e tempo. Existe todo um trabalho de avaliação das métricas e dos veículos-alvo. Além disso, é preciso investir uma outra parte dos esforços em relacionamento humano, que vai além de um simples envio de e-mail. 

Esses  são alguns dos motivos pelo qual muitos optam por uma estratégia mais lenta ou inconsistente de ganho de links. Mas, dependendo do nicho no qual você atua, pode ter certeza que seus concorrentes estão trabalhando para  que os links cheguem com mais recorrência.

Procure investir em análises que te dê um panorama de quantos links e domínios de referência de qualidade você precisa para entrar na competição pelas palavras-chave importantes para suas vendas e negócio. 

Não tenha medo de ganhar muitos backlinks

Sim. Cuidado e cautela são fundamentais quando você decide investir em uma estratégia de link building. Estratégias de black hat podem ser perigosas e botar boa parte do seu negócio a perder.

Entretanto, pare para observar a quantidade de conteúdos que se tornam virais e rendem uma quantidade relevante de backlinks para alguns sites, sem causar qualquer tipo de problema. Pelo contrário, em muitos casos ajudam a construir uma autoridade web ainda maior.

Gosto sempre de frisar. Se um backlink tiver qualidade e contexto, é sempre bem-vindo.

Cuide dos textos-âncoras nos seus links

Os hiperlinks que são inseridos nas palavras que vão compor link que leva até o seu site devem ser sempre avaliados com muito cuidado. Eles vão ajudar a construir a maneira como o Google vai entender o seu site.

O excesso de textos-âncora colocados em uma mesma palavra-chave pode fazer com que a sua estratégia pareça manipulada. Em algumas atualizações realizadas em algoritmos do Google, como o Peguin, um dos fatores avaliados foi o excesso de textos-âncora com correspondência exata.

Para decidir sobre a proporção de textos-âncora variados que você deve usar, avalie os conteúdos que estão ranqueando nas primeiras posições para os termos que você deseja competir. 

Pode soar repetitivo, mas é importante que todo e qualquer link tenha contexto e seja realmente visto com uma função útil dentro de uma página, texto, imagem ou elemento de um site.

Conclusão

Apesar de parecerem simples, esses itens são poucos abordados quando discutimos estratégias de link building.  Mas, em tempos no qual o mercado digital ganha uma importância cada vez maior, é fundamental que nos esforcemos para elevar as nossas estratégias de vendas para um patamar mais competitivo, e a maneira como você lida com o ganho de links do seu site pode fazer toda diferença.

O post Estratégias de backlinks como diferencial competitivo em tempos de pandemia apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Estratégias de backlinks como diferencial competitivo em tempos de pandemia. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages