Dicas de Como Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais

Como aumentar o engajamento é uma das principais preocupações de quem usa as redes sociais em sua estratégia de marketing digital.

Portanto, ter um público engajado é um dos principais indicadores de sucesso desse meio.

Por este motivo, fizemos esta matéria com dicas práticas e simples que vão te ajudar a aumentar o engajamento nas suas redes sociais.

Se esse é o seu objetivo, continue lendo o nosso artigo.

O que é engajamento?

aumentar o engajamento

Antes de falarmos sobre como aumentar o engajamento, é preciso saber exatamente o que significa este termo.

Se você chegou até esse post, é por que já tem uma ideia sobre o que se trata e quer dicas de como aumentá-lo. Entretanto, o conceito do que é engajamento pode ser um pouco diferente do que as pessoas acreditam que seja.

Engajamento é o envolvimento com alguma ação ou atividade proposta pela sua empresa. No entanto, este envolvimento tem que ser mensurável.

Parece óbvio, mas muitas pessoas – e acredite – até empresas, pensam que engajamento é o número de visualizações de determinada postagem, por exemplo.

Vamos dar alguns exemplos o que é engajamento:

  • Curtidas em postagens.
  • Compartilhamentos.
  • Inscrições em canal no Youtube.
  • Inscrições em newsletter de um blog ou site.

Estes são apenas alguns dos exemplos do que é engajamento. Existem diversas outras formas. No entanto, os exemplos acima já são um bom norte para que você entenda de fato o que é.

Dicas de como aumentar o engajamento

Agora que você já tem uma ideia melhor do que é engajamento, deve estar ansioso para ver as dicas que preparamos, certo?

Como dito anteriormente, são técnicas simples que você pode colocar em prática desde já nas suas postagens em redes sociais.

Vale ressaltar que a maioria dessas dicas atinem quase que a totalidade dos modelos de negócios.

Vamos lá?

1 – Faça perguntas

aumentar engajamento

A maioria das empresas quer dar respostas nas redes social, mas algo que elas nunca fazem é perguntar. É como querer vender pneus sem saber se as pessoas têm carro.

As perguntas são um termômetro das estratégias que você utiliza. São elas que indicam se você está no caminho correto, se precisa fazer adequações na rota ou até mesmo uma mudança completa.

Além do mais, as perguntas exigem respostas e respostas são uma forma de engajamento.

Alguns tipos de perguntas que você pode fazer ao seu cliente:

  • Gostou do nosso conteúdo? Responda nos comentários.
  • Achou nossa matéria completa? 
  • Esquecemos algo que deveríamos ter acrescentado nesse post? (vídeo, stories, etc.).

As perguntas devem se adequar ao tipo de conteúdo publicado. Porém, deve sempre ser pertinente ao que você deseja produzir.

Fazer perguntas é pedir dicas para a sua audiência.

Instigue as pessoas a tomar ações

As chamadas para ações, ou CTA (call to action) são uma das técnicas mais utilizadas no marketing para aumentar engajamento.

Muitas pessoas querem tomar determinadas ações. Porém, não se sentem muito confortáveis ou acham que não é o momento correto.

Alguns tipos de CTA’s que podem ser utilizados:

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  • Leia também esse post.

Perceba que os CTA’s não são sugestões. Você não sugere que determinada pessoa faça algo, você a convida a fazer.

Ouça a sua audiência

Ouvir é um dos segredos do sucesso de qualquer empresa. Portanto, quando sua audiência falar, escute-a.

Tem uma frase de Jeff Bezos que diz: “Imitar a concorrência pode te impedir de ficar para trás, mas ouvir os seus clientes é o que vai te fazer sair na frente.”

Bezos é o dono da Amazon e atualmente o homem mais rico do mundo. Então, é melhor dar credibilidade ao que ele tem a dizer.

Pessoas interagirem com uma empresa e simplesmente serem ignoradas é mais comum do que você imagina. E muitas vezes, esse público está te dando dicas de como ganhar mais dinheiro.

A Netflix fazia postagens sobre seus lançamentos, anúncio de novas temporadas e etc.

Até que ela percebeu que, ao fazer uma postagem anunciando o lançamento de um filme de suspense, a maioria dos comentários era: E Harry Potter? Quando vai ter?

Então, a empresa de streaming resolveu responder aos engajamentos lançando Harry Potter em seu catálogo.

Para isso ela publicou um caça-palavras com dicas do que iria lançar e aparecia nomes como: “Henry Potter, Harry Potter, H4rr1 P0tt3r, etc.

Estas publicações tiveram um dos maiores engajamentos da história da empresa.

Logo após, enfim, veio o anúncio de que Harry Potter havia entrado no catálogo. A internet quase “explodiu”.

Publique nos melhores horários

Talvez você não tenha conseguido aumentar engajamento pelo simples fato de postar nos horários errados.

As redes sociais possuem hábitos diferentes por parte dos seus usuários. O Facebook, Instagram, Twitter, todos eles têm horários de pico para engajamento.

No entanto, cada nicho interage em horários diferentes e em redes diferentes.

Portanto, o mais correto a se fazer é testar os horários em os usuários mais reagem com as suas publicações.

Utilize as hashtags a seu favor

As hashtags são amplamente utilizadas em todas as redes sociais. Elas determinam sobre o que fala a sua postagem. E são através delas que as pessoas encontram determinados conteúdos quando fazem suas buscas nas redes.

Sendo assim elas podem ser aliadas importantes para que suas publicações sejam encontradas.

Mas existem pessoas que exageram demais nas hashtags, e isto é um erro grave. O mais recomendado é que você utilize de 2 a 5 hashtags por postagem.

Antes de incluir as hashtags, pense nas seguintes perguntas:

  • Qual a palavra-chave do meu conteúdo?
  • Sobre o que diz meu conteúdo?
  • Se eu quisesse achar o que estou dizendo nas postagens quais termos eu usaria para buscar?

Ao pensar nessas perguntas ficará muito mais claro quais você deve utilizar.

Conclusão

Estar nas redes sociais e não possuir engajamento é quase a mesma coisa de ter um canal de tv que não possui audiência.

Claro que não significa que as pessoas não estão vendo suas publicações. Porém, ser visualizado e ignorado é pior do que não ser visto.

No entanto, aumentar engajamento é um processo. Não acontece da noite pro dia. Mas estas dicas podem te ajudar muito.

Agora que você já sabe como aumentar engajamento, que tal assinar nossa Newsletter e receber nossos posts em primeira mão?

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Fique por dentro.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Dicas de Como Aumentar o Engajamento nas Redes Sociais. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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