Como gerar leads pelo Instagram: Tudo o que você precisa em 4 passos

A captação de leads é uma parte fundamental de uma estratégia de vendas atual. Pensar nos canais que podem trazer mais contatos qualificados para seu negócio vai ampliar as chances de você criar um banco de dados relevante. Por isso, a seguir, separamos 5 dicas de como gerar leads pelo Instagram.

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo e já conta com 800 milhões de usuários ATIVOS!

Provavelmente você passa um bom tempo nessa rede social, então que tal começar a usá-la para gerar negócios? 

Como gerar leads pelo Instagram: 4 estratégias que você precisa colocar em prática

Dentro das etapas de Inbound Marketing, a geração de leads é uma das fases mais decisivas da jornada do cliente.

Quando um usuário se transforma em lead você passa a ter mais controle sobre o tipo de conteúdo que ele irá receber em cada etapa do funil de vendas, até a concretização da compra e fidelização. 

O Instagram é um canal de relacionamento e atração, por isso usá-lo para levar visitantes até suas ofertas e páginas de conversão é uma forma estratégica de usar o canal de mais completa.

Então, acompanha como fazer isso nas dicas abaixo!

1. Link na Bio que direciona para uma oferta de alto valor

Você já deve ter visto alguns conteúdos de feed que tem a seguinte frase “acesse o link na bio” ou “saiba mais no link da bio”.

Durante muito tempo o “link na bio” foi a única forma de inserir um link externo em seu perfil do Instagram.

Até hoje, entretanto, ele é relevante para negócios ampliarem o tráfego em seus sites por meio dessa rede social. Por isso, use com inteligência essa chamada. 

Crie um conteúdo relevante para divulgar o link da bio. Por exemplo, um carrossel com 5 dias práticas de como fazer o controle financeiro pessoal em tempos de crise. O exemplo do perfil @mepoupenaweb é exatamente esse!

Como gerar leads pelo instagram

Usar conteúdo relevante que possui uma chamada criativa e compartilha informações importantes para a persona é a chave para realmente fazer o usuário se direcionar para a área da bio, clicar no seu link e se cadastrar em sua landing page, por exemplo.

Leia também: Como criar personas para o seu negócio

2. Stories e o famoso “arrasta para cima”

Assim como o feed, o stories exige que você ofereça um conteúdo interessante que realmente faça o usuário ter curiosidade de conhecer mais sobre sua oferta.

O stories ainda tem uma vantagem: é possível inserir um link no próprio conteúdo. Assim você não tem que fazer o usuário sair do que está vendo e ir até a bio clicar no link.

O famoso “arrasta para cima” facilita a vida do usuário e a sua, na busca por estratégias de como gerar leads pelo Instagram. 

3. Instagram Ads e o uso de anúncios para gerar leads

Os anúncios pagos também podem ser usados para algo além de alcance! O formato é ideal para quem deseja aprender como gerar leads pelo Instagram, afinal, permite uma segmentação de perfil criteriosa.

Ao montar seus anúncios é possível definir exatamente o público que você deseja, não apenas em relação a informações demográficas, mas também a interesses e comportamentos. Isso ajuda não apenas aumentar o volume de leads mas também a qualificar esses contatos.

Leia também: Como gerar lead no Facebook: do Sales Ads às boas práticas

O vídeo abaixo mostra como criar um anuncio no Instagram com o objetivo de captar leads. Vale a pena conferir o passo a passo.

4. Parceria com influenciadores

Os influenciadores digitais contribuem para atingir diferentes objetivos do negócio, entre eles, como gerar leads pelo Instagram. 

Mais uma vez o conteúdo tem que gerar interesse para a persona que você deseja atingir.

Crie uma oferta, monte uma campanha, convide influenciadores digitais e use o alcance que eles possuem para “espalhar” o link que vai levar o usuário para a página de conversão.

Sorteios, tutoriais, envio de brindes, lançamentos de produtos e webinars são bons exemplos de como gerar leads pelo Instagram usando os influenciadores. 

Leia mais em: TUTORIAL Como lançar um novo produto no mercado em 11 passos

O que fazer após a captação de leads?

Como dissemos ao longo do texto a captação de leads é apenas uma etapa do processo de Inbound Marketing. Por isso é preciso pensar em sua estratégia para as próximas etapas.

Após aprender como gerar leads pelo instagram, o que você vai fazer com os leads que fazem parte do seu banco de dados?

Campanhas de relacionamento, ou nutrição de leads, são fundamentais para transformar o lead em cliente.

E-mail marketing, SMS, automação de marketing são algumas das estratégias que podem fazer parte de seu planejamento de comunicação.

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing a captação de leads é só o começo, você ainda tem que se preocupar com o:

  • relacionamento;
  • venda;
  • fidelização. 

Usar softwares de automação de marketing é fundamental para que as próximas etapas sejam executadas da maneira correta, trazendo clientes para seu negócio. 

Sistemas de automação de marketing permitem que você faça a gestão de leads e assim transforme-os em clientes.

A LAHAR é uma ferramenta de automação que oferece funcionalidades para atrair, nutrir e converter leads em clientes. Por isso ela é uma parceira importante se você quiser, além de gerar leads pelo Instagram, transformar esses leads em clientes. Entre as funcionalidades que vão agregar ao seu trabalho estão:

  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • automação de fluxo de e-mail marketing;
  • realização de teste AB;
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

O post Como gerar leads pelo Instagram: Tudo o que você precisa em 4 passos apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como gerar leads pelo Instagram: Tudo o que você precisa em 4 passos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages