Aprenda como implementar AMP em sua página do WordPress

Aprender como implementar o AMP vai pode ser o empurrão que seu site precisa para melhorar ainda mais os seus resultados.

Aumentar a velocidade de carregamento das páginas é uma constante exigências de mecanismos de pesquisas como Google.

Aprender como implementar o AMP é a solução, não só para que você possa ter seu site melhor classificado nos resultados de pesquisa, mas também para melhorar a experiência do seus usuários.

Estudos mostram resultados muito positivos em sites que implementaram AMP. No estudo realizado os resultados mostraram um aumento expressivo em visualização e até mesmo 90% de aumento em engajamento.

Mas o que é e como implementar o AMP?

Neste nosso artigo você verá um pouco mais sobre o assunto e como ele irá ajudar o seu site a ter os melhores resultados.

Portanto, segue com a gente!

O que é o AMP?

As siglas AMP representam Accelerated Mobile Page que se traduzem em páginas com carregamentos mais rápido em um dispositivo mobile.

Este é um projeto Open Source, desenvolvido pelo Google em parceria com diversas empresas, entre elas Twitter, LinkedIn, WordPress.

A ideia por trás de como implementar o AMP é a de, além de diminuir o tempo de carregamento das páginas para dispositivos mobile, também levar uma melhor experiência ao usuário com uma página mais otimizada e de simples visualização.

A gigante Google, usando toda sua força, investiu pesado no incentivo a implementação do AMP, forçando o seu uso como um padrão para web. Logo todos puderam sentir as diferenças nos resultados alcançados ao fazer uso desta ferramenta.

Como funciona e onde implementar o AMP?

O AMP funciona como uma forma de simplificar o conteúdo de sua página. Com o AMP sua página não conta com todos os recursos visuais e ao invés disso, prioriza as informações escritas.

Portanto, ele não é um recurso para ser usado em todas as páginas de seu site.

Saber como implementar o AMP vai além da parte técnica (que veremos a seguir). Você precisa entender o seu propósito e aplicá-lo apenas onde ele se faz necessário.

A principal aplicação da AMP para conteúdos informativos acontece:

  • no blog;
  • na área de notícias e outras páginas onde o texto importa mais que os recursos visuais.

Portanto, a implementação do AMP deve ser feita apenas em páginas de seu site que apresentem, prioritariamente, textos. O que não significa que sua página não exibirá imagens também. Apenas que tudo deverá ser mais simples, otimizado e leve.

Aprendendo como implementar o AMP

Você pode aprender como implementar o AMP de duas formas:

  • editando manualmente o HTML de seu site
  • utilizando plugins para fazê-lo de forma automática.

Se você não é um usuário avançado e não tem domínio de todas ferramentas de programação de seu site, nossa recomendação é que você use plugin para este processo.

Existem vários plugins que podem fazer isso para você em diversas ferramentas como o WordPress.

Portanto vamos mostrá-lo como você faz para encontrá-los no CMS mais utilizado do mundo, o WordPress.

Como implementar AMP no WordPress

Como implementar AMP no WordPress de maneira bem simples? Utilizando plugins!

Para instalar plugins em seu site, utilizando o WordPress, basta você escolher entre os diversos plugins para implementar AMP disponíveis.

Nós vamos recomendar o plugin AMP for WordPress. Para instalá-lo basta seguir as seguintes instruções:

1° passo

Entre em seu WordPress e selecione a opção Plugins e em seguida Adicionar novo. Como na imagem abaixo:

Como implementar amp

2° passo

Basta você pesquisar por AMP na barra de pesquisa e procurar pela opção criada por AMP Project Contributors. Assim como você vê na imagem abaixo:

Como implementar amp

3° passo

Clique em Instalar agora e logo em seguida em Ativar.

Como implementar amp

Pronto! A partir deste momento todos os seus posts estarão automaticamente configurados com a opção AMP.

Este é um plugin bem simples, que apenas modifica os posts de seu blog, sem alterar sua página inicial nem outras páginas de seu site.

Customizando sua página AMP

Agora que você viu como implementar AMP em sua página de maneira simples, é a hora de aprender como você pode customizar a apresentação dela.

Mesmo que o seu layout seja simples e otimizado, não significa que ele tenha de ficar feio. Por isso vamos te mostrar um plugin, já muito conhecido, que vai te ajudar com esta customização.

O Yoast SEO é um dos melhores plugins de SEO do WordPress e, juntamente com o Glue for Yoast SEO & AMP, vai fazer um bom trabalho.

Para instalá-los é bem simples, como na instalação do AMP for WordPress.

1° passo

Abra a aba Plugins, selecione Adicionar novo e faça uma pesquisa utilizando a palavra Yoast.

Como implementar amp

Você terá diversos resultados. Se atente apenas para as opções Yoast SEO e Glue for Yoast SEO & AMP.

2° passo

Instale primeiramente o Yoast SEO e ative-o. E logo após, instale o Glue for Yoast SEO & AMP e também o ative.

Como implementar amp

3° passo

Agora que eles estão instalados, eles poderão ser usados em conjunto com o AMP. Basta que você entre no menu SEO (que foi criado com o Yoast) e selecionar a opção AMP. Como na imagem abaixo:

Como implementar amp

4° passo

Você agora terá diversas opções configuráveis, como a apresentação de mídias e diversas outras opções de design, customização e inclusive Google Analytics.

Como implementar amp

Pronto para implementar o AMP?

Agora que você viu a maneira mais fácil de como implementar AMP em sua página e até mesmo configurá-lo da melhor forma. Mãos à obra e comece já a otimizar o conteúdo de sua página.

Você sentirá a diferença positiva que esta solução pode trazer para os conteúdos e a experiência dos usuários em seu site.

Caso você tenha algum profissional programador, vale a pena também conversar com ele e assim aprimorar ainda mais o seu site e as opções de otimização disponíveis para que você tenha um melhor resultado.

Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais.

Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

O post Aprenda como implementar AMP em sua página do WordPress apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Aprenda como implementar AMP em sua página do WordPress. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages