Ads Top

7 Ferramentas de SEO Gratuitas que Você Deveria Estar Usando

Coisas grátis são ótimas. Especialmente quando essa coisa “grátis” está te dando tráfego extra, dinheiro, rankings, reputação, riquezas, etc.

Felizmente, existem toneladas de ferramentas gratuitas no mundo de SEO. A desvantagem é que algumas dessas ferramentas gratuitas são ruins.

Quero dar a você uma coleção das principais ferramentas gratuitas de SEO. Elas são intuitivas, fáceis, eficazes, poderosas e – o melhor de tudo – absolutamente gratuitas.

1. Google Analytics

O Google Analytics é para o profissional de marketing online o mesmo que o ar é para o ser humano. Você não consegue viver sem ele.

Se você ainda não está usando o Google Analytics, eu recomendo que você comece o mais rápido possível. Não existe outra fonte de dados que ofereça informações detalhadas e de alta qualidade como o Google Analytics. Em uma era dominada pelo Google, é o que temos para trabalhar. A maioria das outras ferramentas de dados simplesmente pega carona nos dados do Google usando o API.

Análise

Você não pode ignorar o Google Analytics. Praticamente todos os dados importantes e acionáveis sobre visitantes do site, tráfego, etc, vêm dessa fonte.

Mais Informações

2. Google Search Console

Se o Google Analytics é o ar que um profissional de marketing online respira, então o Google Search Console (anteriormente Webmaster Tootls) é o alimento que o profissional de marketing online consome.

A palavra “webmaster” no antigo nome é um termo meio impróprio. A ferramenta é para mais do que webmasters. É para SEOs. O foco principal da ferramenta tem a ver com “pesquisa” e “otimização.”

Algumas das melhores ideias do Google Search Console vêm apenas de se olhar a dashboard. SEOs e profissionais de marketing precisam acompanhar o dashboard regularmente.

webmaster tools

O Google Search Console fornece alguns dos mesmos dados que o Analytics, mas de uma maneira mais simples e direta. Há menos ajustes que você pode fazer com os números, mas um acesso mais fácil a eles.

search queries

Um dos datasets mais importantes são os dados de link. (Tráfego de Pesquisa → Links para o Seu Site → Mais). Manter-se atualizado com backlinks tóxicos é uma das ações de defesa mais importantes que você pode executar.

download latest links

Se você precisar lidar com a temida penalidade manual, ou se estiver rejeitando rotineiramente links de spam teimosos, você vai se familiarizar bastante com o Google Search Console.

webmaster tools site messages

Análise

Claramente, o Google Search Console é indispensável. Você precisa dos dados, das ferramentas e do poder. Eu queria que mais SEOs percebessem o valor da ferramenta e a usassem mais.

Mais Informações

Confira um tutorial sobre o uso do Google Webmaster Tools.

3. Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta de SEO multifuncional projetada para ajudar você a ganhar no jogo de SEO. Uma grande parte do sucesso do SEO é saber o que você está fazendo, o que seus concorrentes estão fazendo e como ajustar sua estratégia para aproveitar as brechas no mercado.

Começar a usar o Ubersuggest é tão simples quanto digitar um domínio ou palavra-chave na barra de pesquisa.

A partir daí, você ganha acesso instantâneo a um relatório para o domínio ou palavra-chave escolhida.

Para este post, quero me concentrar nos recursos de pesquisa de palavras-chave do Ubersuggest. É uma ótima alternativa para a ferramenta Google Keyword Planner, que perdeu parte do seu brilho ao longo dos anos.

Depois de fazer uma pesquisa pela sua palavra-chave principal, veja como você pode usar o Ubersuggest para descobrir palavras-chave relacionadas para incluir no seu conteúdo.

Passo nº1: Clique em “Ideias de Palavra-chave”

Localizado no menu esquerdo, clique em “Ideias de Palavra-chave” para ser levado a um relatório completo.

Passo nº2: Revise os Resultados

Aqui é onde a diversão começa. Você receberá uma longa lista de palavras-chave relacionadas à sua palavra-chave principal.

Existem quatro colunas com dados correspondentes para cada palavra-chave:

  • Volume – Número médio de pesquisas mensais que a palavra-chave possui no Google.
  • CPC – Custo médio por clique de um anúncio do Google para a palavra-chave.
  • PD – Concorrência estimada na pesquisa paga (quanto maior o número, mais competitiva).
  • SD – Concorrência estimada na pesquisa orgânica (quanto maior o número, mais competitiva).

Embora esses dados por si só sejam úteis, quero que você faça uma pesquisa mais profunda. Vamos continuar!

Passo nº3: Clique em uma Palavra-chave

Por exemplo, se você quer ranquear para a frase “agência de marketing de conteúdo”, clique nela para acessar o seguinte.

Agora, não há dúvida sobre o que você precisa fazer para chegar à primeira página do Google. Esses dados permitem que você trate de pontos como:

  • Quanto tráfego você pode esperar razoavelmente para cada posição na primeira página
  • O número de backlinks para seus concorrentes da primeira página
  • O número de compartilhamentos sociais para cada URL

Use esses dados para criar conteúdo 10x melhor que seus concorrentes.

Passo nº4: Filtre Sua Busca

Depois de obter uma visão geral clara das palavras-chave relacionadas que se alinham à sua empresa e seus objetivos, ative o recurso de filtro para restringir sua pesquisa. Aqui está um exemplo.

Você pode definir parâmetros adicionais, mas é aqui que eu gosto de começar ao pesquisar por palavras-chave de cauda longa. Você quer descobrir palavras-chave com volume de busca suficiente para mover a agulha, sem focar em nada que tenha uma pontuação de Dificuldade de SEO extremamente alta.

Mesmo que isso elimine mais de 400 palavras-chave, você fica com 12 que correspondem aos seus critérios exatos. “Exemplos de marketing de conteúdo” é uma das melhores palavras-chave da lista, apesar de um volume de pesquisa mensal médio de apenas 1.000. Ela tem a capacidade de gerar tráfego altamente direcionado ao seu site, e com um SD de 17, você tem uma boa chance de ranquear.

Análise

Você pode fazer muito mais do que pesquisa de palavras-chave com o Ubersuggest, mas ele definitivamente ajudará nesse departamento. Com isso, você tem o que precisa para selecionar palavras-chave que permitem que você crie conteúdo incrível que está destinado a ranquear.

Mais Informações

Você pode aprender mais lendo O Guia de Pesquisa de Palavras-chave.

4. MozBar

Conhecimento é o nome do jogo com o MozBar. Quando você pensa sobre, o SEO tem muito a ver com conhecer as coisas certas. O MozBar te ajuda a descobrir as coisas certas rapidamente.

O botão MozBar fica na barra de ferramentas do seu navegador – o local onde toda a ação acontece. Clique no MozBar e você vai gerar um relatório instantâneo sobre o site que está visitando.

page analysis

Você pode posicionar o MozBar no topo, lateral ou na parte inferior da sua janela de navegação a qualquer momento.

mozbar

A barra de ferramentas possui três categorias principais de dados – Elementos da Página, Atributos da Página e Dados de Link.

A Elementos da Página exibe os detalhes do SEO on-page. Há muitas informações acessíveis com um relance. Você pode ver as várias tags – título, descrição, H1s, etc.

A Atributos de Página exibe alguns recursos de otimização escondidos, como robôs, rel=”canonical” e tempo de carregamento. Além disso, você pode descobrir dados de link on-page.

A aba de Dados de Link possui fatores de ranking e mais informações sobre os links de um site. As informações completas estão disponíveis apenas com uma assinatura paga.

O verdadeiro poder do MozBar está disponível para os assinantes e é um serviço que vale o dinheiro. No entanto, se você ainda está na fase de início sem recursos, o pessoal do Moz é gentil o suficiente em fornecer essa versão robusta da ferramenta sem nenhum custo.

Mais informações:

5. SEOWorkers Analysis Tool

O Analysis Tool permite que você conecte o URL de um site – qualquer site, mesmo que não seja seu – e gere um relatório.

online seo tools

O SEOWorkers não fornece nada novo, mas ajuda a economizar muito tempo em análise. Além disso, fornece informações básicas sobre os dados.

O relatório é rápido e detalhado.

analyzed page

Alguns dados, como o HTTP Headers Check, são coisas secretas que você normalmente não pensaria em verificar.

http headers check

Outros recursos analisados fornecem ícones úteis para mostrar se você está se saindo bem ou se precisa prestar atenção em alguma coisa:

head elements

Aqui está o recurso exclusivo do SEOWorker. Eles ensinam você sobre SEO, além de mostrar os dados de SEO que são importantes. Dentro de cada categoria analisada, o relatório fornece uma discussão detalhada e, geralmente, um vídeo (com o Matt Cutts).

google webmaster help video

A análise de palavra-chave é abrangente. Ela exibe termos principais (palavras-chave únicas) e frases de duas, três e quatro palavras (palavras-chave de cauda longa).

single keywords two words

Análise

O SEOWorkers fornece muitas informações, e algumas delas são diferentes de outras ferramentas de relatório e SEO. No entanto, pode ser uma sobrecarga de informações. Para o SEO experiente, a discussão em cada seção é supérflua. Para novos profissionais de SEO que ainda estão aprendendo os truques do mercado, pode ser útil.

Mais Informações

http://www.seoworkers.com/tools/report.html

6. WooRank

À primeira vista, o WooRank parece ser apenas outro analisador de site freemium. Porém, com uma inspeção mais de perto, ele oferece informações úteis sobre algumas coisas não tão óbvias.

Você pode analisar qualquer site e gerar um relatório em segundos.

20 score qs

O WooRank exibe primeiro uma seção de “Prioridades Principais”. Infelizmente, aqui está uma das desvantagens da ferramenta. De alguma forma, ela acha que eu tenho um erro 404, não tenho um favicon e não tenho um arquivo robots.txt. Tudo isso é falso.

top priorities for Quicksprout

Por exemplo, quando eu clico em “Blog”, na seção de relatório de SEO, eu recebo esta mensagem.

We have not found a blog on this site

Estou confuso, já que marketing de conteúdo é o meu nome do meio, e o meu site definitivamente tem um blog ativo.

Vamos ver coisas mais positivas…

Os dados geográficos são perspicazes, apesar do Analytics fornecer informações semelhantes.

visitors for QuickSprout

A compartilhabilidade social é outra seção útil. Poucas ferramentas gratuitas de análises são capazes de agregar tantos dados de redes sociais em um único lugar.

Social characteristics of QuickSprout

O recurso mais marcante do WooRank que quero destacar é a seção mobile. Poucas ferramentas gratuitas de análise de SEO fornecem esse nível de dados e perspectiva.

Mobile QuickSprout

Análise

Por sua facilidade, interface e quantidade de dados, o WooRank recebe notas altas. Infelizmente, nem todos os dados parecem ser precisos.

O WooRank se redime com a visão geral da otimização mobile, que eu acho que é um recurso crítico para os profissionais de marketing de hoje.

Mais Informações

http://www.woorank.com/

7. Neil Patel SEO Analyzer

Suponho que você já conheça meu analisador de site gratuito. No entanto, acho que vale a pena mencioná-lo como uma ferramenta gratuita final à sua disposição.

O layout visual é limpo e intuitivo, fornecendo muitas informações cruciais:

nike vs. reebok

Um recurso no qual trabalhei duro é a análise competitiva. Parte do sucesso do marketing online é saber como seus concorrentes estão se saindo. Informações sobre os sites deles são gratuitas para olhar:

competitive analysis table

Análise

Deixando de lado minha parcialidade, acho que meu analisador de sites fornece uma perspectiva muito útil tanto sobre o seu próprio site quanto em uma comparação com seus concorrentes.

Mais Informações

http://tools.quicksprout.com/

Conclusão

Se você é sério sobre SEO, precisará investir dinheiro para obter as ferramentas certas. Você não conseguirá fazer um trabalho completo de SEO sem uma assinatura paga de algo.

Aqui estão as coisas que normalmente não estão disponíveis gratuitamente:

  • Mapas de calor. Se você está interessado em usabilidade, conversões e SEO, uma ferramenta de mapeamento de calor como a Crazy Egg é crucial.
  • Relatórios de Rankings. Saber onde seu site ranqueia nas SERPs para certas palavras-chave é uma parte importante de um bom SEO. Os rastreadores de ranking permitem que você veja em qual página e em qual posição você está, e que acompanhe o seu ranking com o tempo.
  • Análise de Backlink. Processar todos os dados por trás dos backlinks — texto âncora, nível DA, qualidade do site, informações de contato do webmaster, velocidade — é necessário quando você estiver fazendo qualquer tipo de auditoria de backlink. As ferramentas que fornecem essa análise são sofisticadas, mas geralmente não são gratuitas.

Quais são outras ferramentas de SEO que você acha úteis?

The post 7 Ferramentas de SEO Gratuitas que Você Deveria Estar Usando appeared first on Neil Patel.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 7 Ferramentas de SEO Gratuitas que Você Deveria Estar Usando. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.