Como o design influencia a credibilidade no e-commerce?

Nem todas as pessoas que ousam empreender online reconhecem a importância do design para a credibilidade no e-commerce. Mas o fato é que esse fator influencia as vendas digitais para o bem ou para o mal.

Para você ter uma ideia, bastam apenas 50 milissegundos para os usuários formarem uma opinião sobre o seu site, o que determina se eles gostam ou não, se vão sair ou ficar, segundo estudos citados pelo site Taylor e Francis Group.

Isso significa que se em um piscar de olhos os consumidores virem algo fora do lugar ou tiverem uma percepção de usabilidade ruim em sua loja virtual, eles poderão nunca mais voltar e, pior, fugir para a loja virtual do seu concorrente.

O design, vale dizer, tem a ver com o look and feel, isto é, com o olhar e o sentir, com a forma e a função, com o visual e a usabilidade. Em outras palavras, não se trata só de aparência, mas também do funcionamento.

Pois neste artigo mostrarei 10 números que revelam a importância de contar com um bom design para obter uma ótima credibilidade no e-commerce e assim poder fazer mais vendas. Além disso, você acessará dicas de otimização. Acompanhe!

Credibilidade no e-commerce: 10 números sobre a influência do design

O design impacta na credibilidade de um e-commerce, como nos revelam estes números:

  • 94% das primeiras impressões estão relacionadas ao design de um site (WebFX);
  • 67% (dois terços) das pessoas prefeririam ler algo com um design bonito do que algo simples (Adobe citada por HubSpot);
  • 38% das pessoas deixarão de se envolver com um site se o conteúdo ou o layout não forem atraentes (Adobe citada por HubSpot);
  • 75% dos internautas admitem julgar a credibilidade de uma empresa com base no design de seu site (pesquisa Stanford citada por Kinesis);
  • 92,6% das pessoas afirmam que a dimensão visual influencia a decisão de compra (infográfico da KISSmetrics citado por Neil Patel);
  • 90% da avaliação da dimensão visual de um site é baseada apenas nas cores (infográfico da KISSmetrics citado por Neil Patel);
  • 57% dos internautas dizem que não recomendam uma empresa com site mal projetado no celular (infográfico da Formstack citado por socPub);
  • 40% das pessoas mudam para um resultado de pesquisa diferente se o primeiro não for compatível com dispositivos móveis (SAGipl);
  • 68% das empresas com site que prioriza o celular aumentaram suas vendas (Review42);
  • 200% de aumento na taxa de conversão é o que obtém um site com ótima interface de usuário (Forbes citada por Techjury).
  • E o bom design, é importante mencionar, é essencial não apenas na homepage, mas nas demais páginas também. A saber, 47% dos visitantes de um loja consultam a página de produtos antes de acessar qualquer outra seção, segundo estudo da KoMarketing.

    Portanto, tenha um bom projeto de design para o seu comércio eletrônico. Você deve abranger todos os aspectos de um site. Além disso, leve em conta todos os dispositivos, desde os desktops e notebooks com suas telas grandes até os mobiles como os smartphones e tablets com suas telas pequenas.

    Dicas de design para e-commerce

    O primeiro passo para otimizar ou projetar um bom site de e-commerce é levar em consideração os conceitos de alinhamento, balanço, contraste, proximidade, repetição, proporção e aplicação das cores da Teoria do Design.

    As cores no e-commerce, é fundamental informar, produzem efeito direto na decisão de compra dos consumidores. Por isso, você deve dar atenção especial a elas. Descubra quais as preferidas do seu público e use-as, se possível.

    Além disso, ao projetar uma loja online é preciso eliminar a chamada ilusão de completude e, desse modo, garantir uma experiência de navegação contínua aos consumidores, evitando que eles deixem de ver informações importantes.

    Ademais, o design, como já dito, não é só forma, mas é função também. Sendo assim, além de ser bonito ele deve proporcionar à loja virtual agilidade e facilidade de uso.

    Só para contextualizar, 44% dos visitantes desenvolverão uma imagem negativa de uma empresa que tem um site com carregamento lento, segundo a Truconversion. Mas basta um aumento na velocidade do site de 8 para 2 segundos para a taxa de conversão subir 74%, conforme dados do Mach Metrics.

    Enfim, um bom projeto de loja virtual deve levar em conta os dispositivos móveis. Além de ser adaptável, uma loja deve ser fácil de usar em telas pequenas. Ela deve passar com facilidade em testes como o de Mobile Friendly e Zona do Polegar.

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    Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como o design influencia a credibilidade no e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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