E-commerce de produtos automotivos: 3 formas de vender mais

De carros Jeep a óleo semissintético, passando por pneus, peças e outros equipamentos. Sim, dá para vender de tudo em um e-commerce de produtos automotivos. No entanto, é vital entender que o momento não é muito positivo para isso, o que faz com que seja necessário se adaptar para conseguir formas de vender mais e alcançar maior sucesso no segmento. Mas como fazer isso na prática? Existe alguma dica ou truque específico?

O mercado nacional de e-commerce começa a crescer de forma consistente já há algum tempo. Em 2020, o mercado chegou a um faturamento de R$100 bilhões graças a entrada de 13 milhões de pessoas no segmento, algo derivado da pandemia do novo Coronavírus (que acelerou esse pessoal para dentro do setor). Com base nisso, muitas novas empresas e lojas online passaram a poder existir, vendendo de tudo na Internet.

Quer entender quais as formas de vender mais em e-commerce de produtos automotivos? Então siga a leitura das dicas abaixo!

3 formas de vender mais no e-commerce de produtos automotivos

1 – Use as redes sociais ao seu favor

O ano é 2021 e não há mais desculpas para não engajar a sua loja em redes sociais, principalmente se tratando de e-commerce. As principais redes, como Instagram e Facebook, são fundamentais para construir uma forte relação com a clientela, e expandir o comércio para todo o país. Nelas você pode atualizar as pessoas a respeito de produtos, formas de comprar, avaliações positivas, e agregar valor à sua loja, criando um vínculo de fidelização.

O YouTube também é uma boa plataforma para divulgar seu e-commerce automotivo. Por exemplo, nele você pode fazer demonstração de suas peças, tirar dúvidas sobre os produtos e educar seus espectadores e futuros clientes sobre assuntos gerais relacionados à área de seu comércio.

2 – Encontre seu público

Não existe uma fórmula mágica para fazer um e-commerce de sucesso, mas existem diferentes degraus que, percorridos com dedicação, levarão sua loja ao topo das vendas. Encontrar o público de seu site é um dos degraus mais importantes, a base sólida onde você construirá seu império. E como fazer isso?

Primeiro você deve escrever, em uma folha de papel ou no computador, como você imagina o seu público ideal. Descreva a faixa etária, classe social, quais seus costumes e hobbies. Para que este documento seja mais detalhado, um bom exercício é estudar o público de seus concorrentes. Assim você pode aprender mais sobre como chegar em seu objetivo e como atrair seus clientes.

Quando tiver tudo pronto, é hora de ir para a ação. Agora que você sabe o que seu público-alvo faz no dia a dia, é só tornar seu e-commerce visível nesses espaços. Por exemplo, se a faixa etária de seu público é entre 30 e 40 anos, e são pessoas que têm como hábito passar o tempo livre em jogos de celular, seu e-commerce pode focar os investimentos em publicidade focada no Google Ads. Assim, seus clientes em potencial terão acesso à sua loja nos anúncios que aparecem em aplicativos de jogos.

3 – Tenha um blog

Você sabia que um blog pode ajudar a vender mais no e-commerce de produtos automotivos? Isso mesmo! A produção de conteúdos em formato de artigos, ebooks e outras mídias é muito útil para atrair potenciais consumidores, nutri-los e direcioná-las para a venda.

Funciona assim: você produz artigos que possam interessar ao seu cliente em potencial. Por exemplo, suponha um material explicando “De quanto em quanto tempo trocar o óleo do motor?”.

Nesse conteúdo, você explica como o óleo do motor funciona e deve ser trocado com frequência. No entanto, diz que a frequência exata depende de cada modelo e tipo de óleo.

Então, sugira ao leitor baixar um ebook intitulado “Tipos de óleos: como escolher entre mineral, sintético ou semissintético”. O leitor baixa o livro e é nutrido com mais informações, entendendo as diferenças entre os tipos de óleo e finalmente sabendo escolher o ideal para ele.

Aqui, você pode mandar um cupom de desconto ou o link para que ele compre um óleo em seu site, garantindo dessa forma uma venda para a sua empresa.

Esse processo pode (e deve!) se repetir centenas de vezes em uma única semana ou mês, gerando milhares de dólares para a sua loja virtual. Basta saber exatamente como usar a ferramenta e como montar conteúdos para a captação e nutrição dos seus clientes em potencial.

Agora que você já viu essas formas de vender mais em e-commerce de produtos automotivos, é hora de colocar as minhas sugestões em prática. Monte uma estratégia completa de marketing digital, contando com a fase de atração, nutrição e conversão do cliente. Faça anúncios pagos e trabalhe com tráfego orgânico. Busque diferentes pontos de entrada de clientes e monte uma estratégia robusta para ter vendas de vários lugares.

Gostou das dicas? Qual delas parece mais útil? Comente abaixo!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre E-commerce de produtos automotivos: 3 formas de vender mais. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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