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Transformação digital e inclusão no e-commerce para pequenos lojistas

No cenário atual, nossas vidas têm sido impactadas por diversas intervenções digitais. Tudo acaba passando por algum tipo de influência vinda do digital, inclusive nossas decisões de compras. Com esse advento, o comportamento do consumidor vem mudando cada vez mais. Hoje em dia, as compras online já fazem parte da nossa cultura de maneira bastante significativa — e os números nos mostram isso a cada dia.

De acordo com o eMarketer, o e-commerce mundial atingiu um faturamento de US$ 4,28 trilhões em 2020, o que representa um crescimento de 27,6% em relação a 2019. O Brasil teve uma excelente participação nesses resultados, crescendo 41%, com R$ 87,4 bilhões de vendas no período, segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit|Nielsen & Bexs Banco).

Miniatura de carrinho de supermercado em frente a um computador
Se você faz parte dos 31% de pequenos negócios fora do universo online, você está deixando de ganhar dinheiro.

Sua loja precisa estar online

Considerando essas tendências de crescimento e as transformações digitais que também não param de evoluir, sua loja precisa estar online. Especialmente você, pequeno lojista, que talvez ache que para isso acontecer é preciso muito investimento. Acredite, não é!

Atualmente, há diversas ferramentas que possibilitam colocar sua loja online investindo muito pouco ou nada. Isso mesmo, investimento zero para começar. Segundo um levantamento feito pelo SEBRAE, em pesquisa realizada entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2021, 69% dos pequenos negócios já vendem online no Brasil, avanço impulsionado pela pandemia da Covid-19.

Se você faz parte dos 31% de pequenos negócios, que ainda não fazem parte do universo online, saiba que você está perdendo a oportunidade de vender mais e expandir seu negócio. Por isso, listei alguns exemplos de como começar investindo pouco ou nada, e dar início as suas operações com e-commerce agora mesmo:

Use as redes sociais

As redes sociais têm sido um grande motivador de vendas online em todo mundo. Apenas no Brasil, conforme dados da consultoria Kantar, o Instagram, o Facebook e o WhatsApp cresceram em média 40% desde o início da pandemia. Além desse grande potencial de vendas, uma das vantagens dessas plataformas é que elas já estão à sua disposição e são gratuitas.

E por falar em WhatsApp, recentemente o aplicativo de mensagens instantâneas liberou a função pagamentos aqui no Brasil. Esse recurso abre portas para simplificar os métodos de pagamento. A opção está localizada junto aos botões de compartilhamento de documentos, fotos, vídeos etc. O aplicativo é usado atualmente por 160 milhões de usuários, inclusive para tratativas comerciais.

Quando o assunto é rede social, o que você precisa fazer é criar sua conta e investir tempo para publicar seus produtos ou serviços. Simples publicações já são suficientes para marcar presença, atrair audiência, engajamentos e conversões. Mas, claro que, com um pouquinho mais de dedicação, você pode dar uma visibilidade maior para o seu negócio. Quando as postagens são mais elaboradas, com bons textos, fotos e vídeos, geram mais atração e credibilidade do público.

É importante destacar que, a falta de conhecimento ou recursos para fazer isso, não podem ser motivo para deixar de atuar nesse segmento. Com as novas tecnologias e o avanço da transformação digital, temos milhares de recursos disponíveis para nos auxiliar e favorecer. Fotos e vídeos, por exemplo, podem ser feitos com o celular. Uma das características mais valorizadas hoje, em um smartphone, é o potencial de câmera. Até mesmo os mais simples disponíveis no mercado, já são úteis para solucionar esta questão.

A partir daí, é tudo uma questão de estética — quanto mais caprichado, melhor. Quando a questão é design, ainda é possível seguir usando novas tecnologias e recursos gratuitos, como o Canva.com, por exemplo. Mesmo na conta grátis, você encontra uma diversidade incrível de modelos prontos para usar nas redes sociais e em conteúdos associados aos seus produtos ou serviços. O importante é dar os primeiros passos e, com o tempo, ir compreendendo cada rede social, o que cada uma pode oferecer e onde você pode chegar com ela. Idem para os diversos recursos que podemos encontrar para auxiliar no visual e deixar as publicações mais atraentes, garantindo mais performance para suas publicações.

Você pode e deve ter um site

Como visto, as redes sociais são um excelente meio para começar e são essenciais para marcar presença da sua marca no universo online. Mas ainda assim, ter um site é primordial para escalar seu negócio. Esse passo, também pode ser uma grande barreira para muitos pequenos e até médio empreendedores. Não saber por onde começar e acreditar que isso seja um investimento alto e incerto, acaba criando uma barreira. Mas você pode estar mais próximo de ter um site do que poderia imaginar.

Se você deseja fazer um baixo investimento, e ter acesso à uma plataforma simples, intuitiva e que te possibilitará para fazer o básico, o WordPress é uma boa opção. Com esse recurso você encontrará sites prontos e gratuitos e que podem ser complementados por meios de plug-ins. Estes são aplicações prontas e que ao serem instaladas, oferecem recursos extras ao site como gateways para todos os passos de pagamento, publicações de produtos, carinho de compras, fotos, vídeos e uma infinidade de recursos pagos e gratuitos que darão mais funcionalidades ao site.

Para usá-lo é fácil, basta acessar o site do WordPress e seguir um passo a passo de 3 etapas e você já terá um site. Depois, é só ir compreendendo os recursos da plataforma e moldar o seu site. Se preferir, pode contratar um servidor de internet de sua escolha (há serviços que chegam a R$ 300,00 por ano), que ofereça o recurso do WordPress e seguir pela plataforma do serviço.

Se você sente total necessidade de colocar seu negócio na internet, mas quer seguir neste momento no método grátis, a sugestão é usar o recurso do Google Sites. Pois é, o Google tem uma vasta gama de ferramentas que você pode usar para potencializar seu negócio online. Com este recurso você pode montar um site de forma totalmente gratuita, por meio de módulos. Embora os recursos ainda não estejam adaptados para e-commerce, com criatividade é possível ter um site bem atrativo para potencializar ainda mais suas vendas.

A importância de ter um site

O site é fundamental para o e-commerce. É por ele que você poderá institucionalizar sua marca, mostrar seus produtos e/ou serviços de forma mais detalhada, abrir um canal de atendimento e claro, aparecer para o seu público. E afinal, quem não quer aparecer para milhares de consumidores online?

O Google agora processa, em média, mais de 40 mil buscas por segundo, o que se traduz em mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia e 1,2 trilhão de pesquisas por ano, em todo o mundo, segundo dados do Internet Live Stats. Certamente, alguém está neste momento buscando por algo relacionado ao seu negócio.

No e-commerce os detalhes importam, e muito!

Embora seja muito importante ter um site, você precisa se atentar a alguns detalhes essenciais que vão além de simplesmente criar o site da sua loja. Para aparecer para o seu consumidor em potencial, é preciso ter boas estratégias para as publicações, assim como citei para as redes sociais. Você pode seguir os mesmos caminhos, e prezar ainda mais pelo conteúdo da descrição e títulos dos produtos e/ou serviços, além das informações sobre o seu negócio, deixando claro quem você é, o que você vende e como faz isso.

Lembre-se também de disponibilizar várias fotos dos produtos com ângulos diferentes, mostrando o maior número de detalhes possíveis, sem deixar de lado, é claro, vídeos que destaquem, ainda mais, os atributos e diferenciais. Valorizando cada um destes detalhes, você estará aplicando técnicas básicas de SEO (Search engine optimization), o que deixará seu conteúdo muito mais atrativo, para que seja encontrado de forma orgânica e nas primeiras posições da busca.

Por fim, atente-se sempre aos resultados de pesquisas diárias feitas no Google e ao potencial de vendas que você tem em suas mãos. A era digital está mais forte do que nunca. Diante disso, expandir as estratégias para internet é primordial para alcançar novos horizontes e potenciais clientes que ainda não se envolveram com o seu negócio. E o melhor, você pode fazer tudo de forma simplificada e financeiramente acessível, para que seja possível começar agora!

O post Transformação digital e inclusão no e-commerce para pequenos lojistas apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Transformação digital e inclusão no e-commerce para pequenos lojistas. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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