Sustentabilidade como diferencial competitivo da logística no e-commerce

As práticas das políticas e indicadores Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) se tornaram essenciais entre empresas de todos os portes. Um levantamento feito pela consultoria Grant Thornton Brasil, com a participação de 5 mil empresários de 29 países, indicou que 89% dos entrevistados confirmam a importância do ESG nos negócios. Além disso, mais de 90% afirmam que essas práticas podem melhorar a imagem das companhias. E, quando falamos de relacionamento com fornecedores, 54% acreditam que as relações também podem ser aproximadas.

Demandas e tendências atuais

Essas diretrizes levam à uma melhor resposta em relação às demandas da sociedade que vêm crescendo Isso porque exigem das empresas que cumpram o seu papel, incluindo:

  • questões de bem-estar dos colaboradores;
  • maior diversidade no universo corporativo;
  • além da preocupação com o meio ambiente em seus planejamentos empresariais.

Posso destacar algumas tendências que vêm moldando a indústria no decorrer dos anos. São elas:

  • necessidade de resiliência;
  • maturidade tecnológica nas organizações da cadeia de fornecimento;
  • e, sem sombra de dúvidas, a sustentabilidade.
imagem de uma mão segurando o planeta terra, representando sustentabilidade
O futuro depende de uma logística sustentável e os modais alternativos devem se integrar cada vez mais.

No setor de logística do e-commerce brasileiro não é diferente. Ainda mais quando eu falo do aumento da demanda de entregas durante a pandemia — que deixou o setor em evidência no cenário econômico mundial. Pesquisas apontam que o comércio eletrônico continua a crescer cerca de 20% por ano. Aliás, as vendas podem ultrapassar os US$ 4 trilhões neste ano. Portanto, à medida em que as vendas aumentam, lojas virtuais expandem e diversificam as suas ofertas. Consequentemente, isso leva à uma evolução de modelos operacionais.

Atenção à sustentabilidade

Nesse sentido, vale a reflexão de que não é possível criar impacto positivo duradouro sem uma estratégia clara e bem elaborada. Neste caso, ela deve envolver, também, fornecedores e parceiros. Por isso, as plataformas de compras online precisam olhar com seriedade para os aspectos de sustentabilidade. Afinal, elas detêm parte da responsabilidade pela diminuição dos resíduos poluentes na atmosfera, uma vez que podem criar mecanismos e direcionar a cultura. Para tanto, precisam buscar parceiros logísticos que tenham compromisso com o meio ambiente como diferencial competitivo e alinhado aos seus valores.

Também ressalto a importância que as decisões tomadas hoje vão impactar no mundo que teremos nos próximos anos. Por isso, a mudança pede urgência! Mais do que nunca, os desequilíbrios ecológicos e a demanda crescente de clientes e governos pelo cultivo de uma necessidade urgente de práticas ecológicas nas cadeias de abastecimento (da extração de matéria-prima até o gerenciamento do fim da vida útil do produto). Conecto a isso a mobilidade com emissão zero e soluções de compensação de carbono para instalações, impulsos esse que ajudarão a indústria de logística a se tornar verde.

Para os líderes de e-commerce, sugiro alguns pontos básicos que podem direcionar a escolha das empresas de logísticas mais sustentáveis. Entre eles, exemplos como:

  • manter a revisão dos veículos em dia;
  • otimizar as rotas de entrega;
  • circular com os caminhões sempre carregados (evitando o período ocioso).

Tecnologias para a redução do impacto ambiental

Além disso, existem observo experiências diferentes sendo testadas em vários países. Elas incluem o uso de barcos, scooters elétricas, drones, armários inteligentes, entre outras alternativas mais ecológicas. No Brasil temos visto uma presença ativa do uso de bicicletas, veículos elétricos e lockers de autoatendimento.

Implementar embalagens inteligentes e práticas, recicláveis, retornáveis e reutilizáveis, também é fundamental. Afinal, conseguimos diminuir o impacto ambiental, uma vez que plástico, papelão, vidro e outros materiais possuem elevado custo de aquisição, manuseio e descarte — além de serem altamente poluentes.

Portanto, o futuro depende de uma logística sustentável e os modais alternativos devem se integrar cada vez mais ao nosso cotidiano. Contar com parceiros que sigam esses princípios cria uma rede de relacionamentos comerciais focada na proteção ao meio ambiente. Além disso, no mundo atual, a proteção ambiental e o sucesso dos negócios estão intimamente interligados. Afinal, além de contribuir com a vida no planeta, a sustentabilidade ainda soma como diferencial competitivo nas decisões de compra de consumidores e investidores. Assim, a logística verde no e-commerce garante que a marca conta com uma operação limpa em toda a sua cadeia de vendas.

O post Sustentabilidade como diferencial competitivo da logística no e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Sustentabilidade como diferencial competitivo da logística no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages