Saiba como monetizar seu blog em 4 passos

Sua estratégia de inbound commerce está bem encaixada para e-mail marketing e mídia paga, mas ainda falta trabalhar melhor o conteúdo e monetizar o blog? O conteúdo tem papel central no sucesso das ações de inbound marketing para e-commerce, mas quando não existe uma clara linha editorial e um entendimento profundo da persona os resultados não vêm.

Se você quer saber como o conteúdo pode te ajudar no e-commerce e ainda mais, como vender pelo blog, siga na leitura deste artigo!

Qual o papel do blog no e-commerce?

O papel central do blog é se relacionar com o cliente, mostrando que a loja não está ali exclusivamente para vender produtos. O canal também busca fortalecer o posicionamento da marca por meio da criação de conteúdos úteis e que gerem valor para os leitores.

O blog tem viés educativo, vai ajudar a marca a construir autoridade no segmento e também vai preparar o consumidor para a compra, esclarecendo dúvidas sobre os produtos ao mesmo tempo que guia o leitor para o e-commerce.

A estratégia de conteúdo no blog segue o funil de vendas, com textos cobrindo todas as jornadas do funil: topo, meio e fundo.

No topo, os textos são mais abrangentes e atingem maior número de pessoas, que estão reconhecendo que têm um problema. No meio do funil, os conteúdos vão atender os leitores que estão analisando as melhores soluções para o dilema, e é nessa hora que a marca pode se apresentar como uma opção.

Conteúdos de fundo do funil são dedicados a falar sobre a marca, os produtos ou os serviços, e a direcionar o leitor para comprar no e-commerce. Nesse ponto, é importante frisar que embora o canal não exista com o intuito de vender, ele pode ser uma fonte de receita para a empresa. Mas como monetizar o blog?

1º passo: aprimore as páginas de conversão no e-commerce

Você fez um trabalho espetacular no blog e conseguiu levar os leitores para o e-commerce, mas o esforço corre o risco de ser em vão se o site da loja não estiver otimizado para a experiência do usuário.

Para que as conversões aconteçam, as páginas devem carregar rapidamente; as descrições dos produtos precisam ser completas, informativas e convincentes; e os preços devem ser atrativos. Se nada disso estiver funcionando plenamente, o leitor sairá do e-commerce sem clicar em nada, e, além de não vender, seu site pode ver a taxa de rejeição crescer, elemento que impacta negativamente no SEO.

2º passo: crie conteúdos com palavras que levem as pessoas ao e-commerce

Para estimular a venda pelo blog, desenvolva conteúdos que utilizem as palavras-chave que mais levam as pessoas à loja virtual. Essa consulta pode ser feita no Google Analytics do e-commerce (Aquisição -> Search Console -> Consultas).

Essa análise será muito útil para entender o comportamento dos consumidores e para preencher gaps de conteúdo da sua marca. Se você é um site que vende produtos para gatos e um dos termos que mais levam as pessoas à sua loja é “como escolher areia sanitária” e você ainda não tem um texto no blog sobre isso, é hora de criar um, focado em meio e fundo de funil.

3º passo: atualize conteúdos antigos do blog

Posts antigos do blog têm enorme potencial e devem ser atualizados, embora essa ação seja pouco explorada. Selecione os conteúdos mais visitados e os que mais geram tráfego para o e-commerce e trace um plano de otimização, que inclua: atualização e inserção de novas informações, edição do texto, revisão de linkagem interna e externa, entre outros.

A atualização de um post antigo, que já recebe grande volume de tráfego, é valorizada pelos buscadores e pode favorecer o ranqueamento do conteúdo nas primeiras posições.

4º passo: aplique CTAs no momento e no volume certo

Mesmo se você estiver tentando vender pelo blog, não cometa o erro de poluir o post com botões, banners e links para o e-commerce. Forçar a barra só fará aumentar a taxa de rejeição, prejudicando o posicionamento do conteúdo nos buscadores.

Lembre-se que o principal objetivo do blog na estratégia de inbound marketing para e-commerce é instruir o leitor, com a venda sendo uma consequência do bom relacionamento.

Use os posts de meio e de fundo de funil para criar gatilhos e levar as pessoas à loja, a partir de formulários, botões de compra, fotos de produtos, banners e links.

Quando as primeiras vendas pelo blog acontecerem, não se apegue ao total faturado, mas, sim, ao número de pessoas que você conseguiu direcionar para o e-commerce de forma orgânica, ou seja, sem custo por clique.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Saiba como monetizar seu blog em 4 passos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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