Regra 80/20: descubra como ela impulsionará seu negócio online

Muitos especialistas acreditam que redes sociais não são lugar de vender. De fato, as redes sociais funcionam mais como uma captação de novos leads para a nutrição que leva a conversão — especialmente se seu produto tiver um alto ticket médio.

Entretanto, isso não significa que você nunca deve trabalhar com publicações comerciais. Um erro grave de uma marca é entregar “apenas” conteúdo e se esquecer de falar a que veio ao mercado.

Por isso, siga minhas dicas e saiba como utilizar as publicações comerciais com estratégia.

O que é a regra 80/20?

A regra 80/20 consiste, basicamente, em produzir e entregar 80% de conteúdo e 20% de publicações comerciais.

Aqui abordarei mais a regra em relação aos conteúdos de redes sociais. Porém, também é válida para lojistas que trabalham com produção de artigos para blog.

O objetivo desta regra é mostrar ao consumidor a relevância da marca, o quanto ela é entendedora daquele assunto, passar confiança, educar e já entregar algo antes mesmo do contato comercial. Pensando nisso, os 20% de publicações comerciais são essenciais para o cliente não esquecer que aquele perfil é de uma marca — e, é claro, aumentar sua possibilidade de vendas.

Como aplicá-la no dia a dia da criação de conteúdo?

Planejamento é a palavra! Se você não trabalhar com um planejamento bem estruturado, vai ser difícil mensurar e analisar os conteúdos para conseguir seguir essa regra.

Além de o planejamento auxiliar no equilíbrio da categoria das publicações, ele também garante a frequência.

Hoje as redes sociais são baseadas em algoritmo. O algoritmo só entregará seu conteúdo ao usuário se ele se mostrar relevante. Essa relevância se mede em qualidade e também na frequência em que seu perfil posta.

Não adianta postar cinco vezes na segunda-feira para não precisar postar no resto da semana. Afinal, o algoritmo entende esse comportamento e sabe que cada dia da semana tem suas próprias características para engajar o conteúdo. Não estou decretando que é necessário postar diariamente, pois tudo está passível a testes. Teste e verifique em qual frequência sua página atinge o maior pico de engajamento.

Sendo assim, monte seu planejamento separando 80% de conteúdo e 20% comercial, além de se atentar na frequência das postagens. Sua marca precisa ser relembrada pela audiência!

Em qual rede social utilizar?

A regra 80/20 pode ser utilizada em qualquer rede social. Porém, cada rede social possui suas particularidades.

É muito difícil bombar o mesmo conteúdo no Instagram e no LinkedIn. Afinal. trata-se de duas redes sociais com comportamentos e objetivos diferentes.

Logo, quando falo de planejamento, é necessário que cada rede social utilizada pela marca tenha o seu. De fato, sabemos o quanto isso é difícil. Então, mantenha o foco! Não é necessário estar em todas as redes sociais. É importante, sim, estar no lugar certo.

Além disso, devo destacar que a regra 80/20 pode ser aplicada em vídeos, anúncios, fotos ou em qualquer outro formato.

Como montar uma publicação comercial de qualidade

Compre, compre, compre é passado. Mostre relevância! Foto ambientada, imagem de alta qualidade, preço, CTA, descrição detalhada e melhores benefícios. Essas são as características que sua publicação comercial precisa ter para ser completa!

Destaque para o preço: sim, deixe o preço claro. Afinal, pedir para “chamar no direct” pode afastar seu cliente.

Gostou da regra 80/20? Aplique e veja o resultado!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Regra 80/20: descubra como ela impulsionará seu negócio online. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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