Marketing de Influência como estratégia para e-commerce

Do Inglês “Influencer Marketing”, o Marketing de Influência é um modo de divulgação que faz uso da alta credibilidade e audiência dos influencers, também chamados de influenciadores digitais, para conquistar pessoas. É possível usar esse tipo de Marketing como estratégia de divulgação de produtos e marcas no e-commerce.

Essa estratégia funciona porque os influenciadores são pessoas carismáticas, com grande poder de comunicação, e que com estas características conseguem convencer com relativa facilidade um público assíduo a aderir a uma causa, a uma ideia ou a uma marca, por exemplo.

Em geral, os influencers são famosos e assim conseguem captar a atenção e a confiança das pessoas. Desse modo, eles podem indicar produtos e serviços para um público que lhes é fiel. E se isso for usado a favor do seu e-commerce, então a sua loja virtual poderá sem dúvida aumentar o número de leads e também as vendas, entre outras vantagens.

Vale lembrar, porém, que também podem ser chamados influencers os clientes que já compraram no seu e-commerce e que escreveram e publicaram um review, isto é, uma avaliação do produto na página de vendas ou em um post nas redes sociais da sua marca. Ademais, os amigos e parentes que indicam produtos, de certo modo podem ser considerados influenciadores também.

Seja como for, o Marketing de Influência existe há muito tempo. Entretanto, com a facilidade de comunicação proporcionada pelo nascimento e desenvolvimento da internet, ele ganhou um destaque muito maior. No comércio eletrônico, sobretudo, esse tipo de Marketing tem feito enorme sucesso. Sendo assim, existem bons motivos para usá-lo como estratégia de divulgação.

7 motivos para investir em Marketing de Influência no e-commerce

De acordo com dados do estudo “The Influencer Marketing Hub” (2019), as empresas que investem em Marketing de Influência têm faturado em média US $5,20 (cinco dólares e vinte centavos) para cada dólar gasto com influenciadores.

Esse dado, por si só, já é animador para quem pretende usar essa estratégia no comércio eletrônico. Mas existem outros mais. Pois eu selecionei 7 estatísticas que representam 7 motivos para investir em Marketing de Influência no e-commerce, confira:

  • 40% dos usuários do Twitter dizem ter feito uma compra depois de terem visto um tweet de um influenciador (Influencer Marketing Hub);
  • 60% dos assinantes do Youtube seguiram conselhos de seu criador de conteúdo favorito sobre o que comprar (Influencer Marketing Hub);
  • 91% dos millennials (pessoas que nasceram entre 1981 e 2000) confiam nas avaliações online tanto quanto confiam nos parentes e nos amigos (BrightLocal, 2018);
  • 50% dos consumidores visitarão o site, entrarão em contato com a empresa ou farão outra ação após lerem um review positivo (BrightLocal);
  • 81% das decisões de compra dos consumidores são influenciadas por amigos nas redes sociais (Vivipins);
  • 89% dos entrevistados da pesquisa de Marketing de Influenciadores feita pela MediaKix em 2019 crêem que o ROI do Marketing de Influência é comparável ou até melhor do que o de outros canais de Marketing (MediaKix citada por Big Commerce);
  • 80% dos consumidores podem comprar algo depois de ter sido recomendado por um influenciador (Rakuten Marketing, 2019, citada por Oberlo).
  • Como se pode observar, o Marketing de Influência pode ser um grande aliado das marcas de comércio eletrônico. Com ele, lojistas como você podem gerar muito mais leads e mais vendas, entre outras vantagens.

    Vantagens e exemplos do Marketing de Influência

    O Marketing de Influência pode melhorar o seu e-commerce em muitos aspectos. Por meio dele você pode, por exemplo:

    • Gerar mais tráfego para a sua loja virtual e páginas de vendas;
    • Aumentar a conversão de vendas;
    • Gerar mais leads, os quais poderão ser convertidos em clientes via E-mail Marketing;
    • Aumentar o número de clientes e fregueses;
    • Aumentar o conhecimento da sua marca e-commerce no mercado;
    • Melhorar a credibilidade e a reputação da sua marca;
    • Alavancar novos públicos;
    • Aumentar o engajamento do público com a sua marca.

    Empresas como a Evino sabem muito bem dessas vantagens. Recentemente, este e-commerce de vinhos lançou uma loja virtual na qual o sommelier certificado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), José Augusto Inácio, recomenda e ajuda os consumidores em tempo real a comprarem vinhos. Ele é dessa forma um influencer a serviço da marca Evino.

    Outro exemplo de Marketing de Influência é o projeto Americanas ao Vivo, no qual vendedores (sellers) do marketplace B2W atuam como influencers. Em lives, eles mostram produtos em tempo real para o público no superapp da famosa rede de lojas. Os consumidores podem comprar enquanto a apresentação acontece.

    Mas além de funcionar bem dentro das próprias lojas virtuais e nos superapps, o Marketing de Influência também pode ser feito nas redes sociais como o Instagram, Facebook, Youtube, Tik Tok, Twitter e Linkedin, entre outras. Ou seja, não faltam canais de comunicação para usar essa estratégia.

    Usando o Marketing de Influência no e-commerce

    O primeiro passo para começar a usar o Marketing de Influência no e-commerce é fazer um planejamento. Defina o seu principal objetivo, descubra qual é o melhor canal de comunicação e contrate o melhor influenciador para o seu propósito.

    Aplique, então, a sua campanha de Marketing de Influência. Meça os resultados. Obtenha insights para melhorias das próximas campanhas. Separe, enfim, um percentual do seu orçamento só para fazer esse tipo de divulgação ao longo do ano.

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    Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Marketing de Influência como estratégia para e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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