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Marketing de afiliados: o que você precisa saber em 2021

O objetivo desse artigo é responder às perguntas mais frequentes sobre marketing de afiliados, ao mesmo tempo que lembro das vantagens para empresas e afiliados – desse negócio de bilhões que ajuda empresas a aumentar suas vendas, e ajuda alguns usuários a enriquecer rapidamente.

  • O que é o Marketing de Afiliados?
  • Como funciona e quem faz Marketing de Afiliados?
  • Principais benefícios para os intervenientes?
  • Como começar no marketing de afiliados- Passos a tomar para Anunciantes
  • Como começar no marketing de afiliados – Passos a tomar Afiliados
  • Como são pagos os afiliados?

Em resumo…

O que é o Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é um método de publicidade baseado em desempenho em que as empresas pagam uma comissão sobre as conversões a um afiliado.

Essencialmente, um afiliado ganha dinheiro promovendo e vendendo produtos de outras pessoas, sem ter nenhum estoque, ter que cumprir pedidos ou lidar com serviços ao cliente.

As vendas são rastreadas por meio de links afiliados para permitir que as comissões sejam calculadas.

Você é um empresário experiente em busca de outra fonte de renda? Talvez você seja um freelancer procurando melhorar suas habilidades e começar a ganhar mais? Talvez você tenha um ou mais sites que estão recebendo volumes significativos de tráfego e esteja procurando uma maneira de monetizar isso?

O marketing de afiliados pode ser uma boa hipótese para você. Mas como funciona?

Como funciona e quem faz Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados funciona como uma colaboração entre um anunciante e seus afiliados.

Mas vamos a esclarecer qualquer confusão e colocar todo o mundo na mesma página:

Como funciona o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados funciona de forma muito simples, com 4 etapas principais:

  • Um cliente potencial visita o site ou vê a postagem de um afiliado
  • O cliente clica em um link de afiliado que o leva ao site do anunciante ou a uma página de destino criada especialmente
  • O cliente compra um produto ou executa uma ação predeterminada
  • O afiliado recebe uma comissão
  • Anunciante (comerciante ou varejista) – a empresa que está vendendo o produto ou serviço e a quem o cliente entrega o dinheiro.

    Afiliado (publisher) – o afiliado promove o conteúdo/produtos da empresa para atrair clientes e recebe uma comissão por uma venda bem-sucedida (ou às vezes por um lead ou um clique).

    Cliente –  quem efetivamente compra o produto online.

    Como as empresas usam o marketing de afiliados

    As empresas usam o marketing de afiliados como um canal de seu mix de marketing. Isso permite que eles se beneficiem (em termos de vendas e leads) da estratégia de marketing e do público de outra pessoa (do afiliado).

    A variedade de empresas que aproveitam esse canal é grande e variam desde as que vendem produtos físicos por meio de uma loja de e-commerce até serviços financeiros (seguros, cartões de crédito etc.) e ferramentas de SaaS (Software as a Service) até produtos virtuais (pense em e-books e cursos de treinamento virtuais).

    São muito poucas as empresas que não poderiam impulsionar as vendas por meio do marketing de afiliados. Contanto que os afiliados certas estejam disponíveis para promover os produtos e serviços.

    Quando um anunciante colabora com um afiliado, ele fornece links de rastreamento para permitir que a comissão seja calculada e, muitas vezes, ativos promocionais, bem como ofertas exclusivas (para atrair um público), como códigos de desconto.

    Em muitos casos, os anunciantes trabalham com uma rede de afiliados para gerenciar seu esquema de afiliados em seu nome para remover muitos administradores associados.  No entanto, as marcas maiores, às vezes, gerenciam isso internamente.

    Para qualquer anunciante que esteja considerando usar este canal pela primeira vez, é importante saber que grande parte do processo geralmente pode ser feito por um especialista que irá configurar e gerenciar o programa em seu nome, incluindo a  integração e pagando a comissão devida.

    Como afiliados promovem produtos e serviços

    Em muitos casos, cabe a um afiliado alavancar sua própria rede para promover produtos e serviços de uma forma que funcione para eles.

    Afinal, quanto mais vendas um afiliado fizer, mais dinheiro terá para ambas as partes.

    Muitos profissionais de marketing e empreendedores buscam um nicho e desenvolvem uma estratégia de marketing completa para ganhar tráfego para promover um determinado setor e, neste caso, é como começar um negócio do zero, embora seja feito com base em potenciais de alto ganho.

    Por outro lado, blogueiros e influenciadores podem usar o marketing de afiliados como uma forma de monetizar um canal ou público que eles já construíram.

    O processo em ambos permanece bastante semelhante.

    Depois de se inscreverem em um esquema de afiliados (ou, de preferência, em uma série deles), os afiliados podem usar várias táticas de marketing diferentes para direcionar o tráfego para um anunciante (seja diretamente ou por meio de seu próprio site ou plataforma) e, com sorte, gerar uma venda ou lead.

    Os canais de marketing mais populares para afiliados incluem:

    SEO – um bom site populado com as keywords corretas atrai muito mais tráfego orgânico.

    PPC – Dinheiro gera dinheiro! Campanhas de PPC podem resultar num grande volume de tráfego. (Mas tenha cuidado ao ler os termos dos acordos de afiliados para ver se licitar nos termos de “marca” de um anunciante é permitido)

    Mídia Social – Especialmente popular entre influenciadores, porque chega no público-alvo de forma mais rápida e certa, capitalizando na credibilidade do influenciador.

    E-mail Marketing – é um canal mais intrusivo mas que ainda funciona muito bem com boas e grandes bases de contatos.

    Marketing de conteúdo – Estratégia que funciona muito bem em vários canais, seja mídia social, site ou Youtube. Conteúdo relevante e sistemático gera audiência. Por isso é também um dos favoritos dos influenciadores digitais.

    Mas, na realidade, se um afiliado tem uma fonte de tráfego de qualidade, o potencial de ganhos pode ser igualmente rentável.

    Principais benefícios para os intervenientes

    Em termos simples, o marketing de afiliados é um modelo de marketing baseado em desempenho que recompensa os parceiros afiliados por conduzirem uma ação desejada.

    Essas ações podem incluir visitas ao site, preenchimento de um formulário de lead e/ou vendas convertidas. Essa forma de marketing pode ser incrivelmente benéfica e de baixo risco para ambos, empresas e afiliados.

    Benefícios para Empresas (Anunciantes)

  • É baseado no desempenho
  • A principal vantagem de ter um programa de afiliados é que ele é totalmente baseado no desempenho. Como os afiliados só recebem uma comissão depois que a ação desejada ocorre, eles ficam mais motivados para gerar a conversão que você está procurando.

  • Ajuda a ampliar seu público
  • Afiliados podem ser encontrados em todos os mercados e categorias de produtos que existem hoje. Esteja você procurando entrar em algo específico, como brinquedos vintage feitos à mão, sempre haverá sites relevantes para se alinhar.

    A boa notícia é que muitos desses afiliados já têm uma base de visitantes estabelecida. Essas parcerias oferecem a oportunidade de expandir para novos mercados que, de outra forma, você não teria a largura de banda para explorar ou para saturar ainda mais seus mercados-alvo existentes, dando à sua marca uma presença online muito mais forte.

  • Afiliados podem impulsionar sua reputação
  • Ao fazer parceria com blogueiros ​​e sites confiáveis, você pode aumentar a reputação de sua marca e de seus produtos. Esses parceiros defenderão seus produtos e ajudarão a solidificar ainda mais a confiança do consumidor em seu produto ou serviço.

  • É econômico
  • Por muitas das razões listadas acima, o marketing de afiliados pode ser extremamente econômico. Se você está pagando comissões apenas quando ocorre a conversão desejada, não está desperdiçando verbas publicitárias em canais que não têm valor comprovado.

  • Afiliados podem escalar rapidamente seu tráfego e vendas
  • Em conjunto com seus outros esforços de marketing, recrutar afiliados para o seu programa permitirá que você dimensione o tráfego mais rapidamente. Quanto mais sites vinculam às suas páginas, mais oportunidades você terá de converter esses usuários em clientes pagantes.

    Além de um nível mais alto de tráfego de referência, quase sempre você pode esperar um aumento em seu tráfego direto e orgânico.

    Benefícios para Afiliados

  • É uma indústria lucrativa e de longo alcance
  • Já foi mencionado que o marketing de afiliados como um todo é uma indústria de bilhões de dólares? Em um campo tão amplo, é muito fácil procurar produtos que você pode realmente usar, acreditar e promover com toda a honestidade para seu público.

  • É uma oportunidade de negócio de baixo custo
  • Você sempre quis abrir um negócio, mas nunca pareceu ser capaz de economizar a quantia certa de dinheiro para começar um? O marketing de afiliados é a resposta aos seus desejos.

    Praticamente não há barreiras para a adesão. Tudo que você precisa é eletricidade, um computador e conectividade com a Internet.

  • Nenhuma experiência necessária
  • Você não precisa ser um guru do marketing de afiliados para ter sucesso. Não imediatamente. Este é um campo onde a prática leva à perfeição.

    Você é livre para escolher quais campanhas testar e qual método de aprendizagem deseja usar para se tornar melhor em seu negócio.

  • É uma boa fonte complementar de renda
  • Com o marketing de afiliados, você não é obrigado a abandonar o seu trabalho. Você pode apenas usá-lo como seu projeto paralelo e ver quanto você pode ganhar ao longo do tempo.

    Ainda está em debate quanto trabalho um investimento de renda passiva requer. Ainda assim, o marketing de afiliados é promovido por muitas pessoas porque até agora tem conseguido bons resultados.

  • Independência, Flexibilidade e Conveniência.
  • Assim como a maioria das oportunidades de renda passiva, o marketing de afiliados permite que você trabalhe quando quiser, se quiser.

    Você está livre para trabalhar em um horário e ambiente flexíveis de sua escolha.

    Você nem mesmo precisa se preocupar com o cliente pós-venda. Você pode simplesmente passá-lo para a própria equipe de suporte ao cliente do anunciante.

    Como começar no marketing de afiliados – Passos a tomar para Anunciantes

    Decida sobre o seu produto

    Este é tecnicamente o ponto de partida. Decida o que você gostaria de vender como empresa. Ou apenas deseja criar consciência de marca para o seu próprio negócio? Decida o que quer fazer e planeje de acordo com o objetivo.

    Teste o mercado

    Sempre teste o mercado ao iniciar qualquer novo negócio, mas principalmente se pretende criar um produto físico. O que você pode considerar uma boa ideia pode não funcionar para as pessoas para as quais você espera vendê-la. E se ninguém quiser comprá-la, seus esforços serão em vão.

    Você pode fazer isso de várias maneiras. Simplesmente perguntar a um público já amplo é um grande começo. Encontre grupos e fóruns relevantes para a sua ideia e reúna as opiniões das pessoas.

    Você pode até executar campanhas de anúncios de teste nas mídias sociais direcionadas às páginas de destino e ver quantos cliques você recebe. Analise esses números.

    Certifique-se de consultar uma ampla gama de pessoas e analise objetivamente o feedback e os dados que isso pode lhe fornecer.

    Junte-se a uma rede de afiliados

    Depois de confirmar que sua ideia é viável, é hora de entrar em uma rede de afiliados. A Awin dá acesso a afiliados em todo o mundo com uma variedade de públicos para atender às suas necessidades.

    Podemos guiá-lo através do processo com nossa experiência, mas também temos uma grande variedade de informações e materiais para você se aprofundar no mundo do marketing de afiliados.

    Conecte-se com os afiliados certos

    Não é suficiente apenas atrair muitos afiliados a bordo de sua campanha. Seu objetivo deve ser conseguir os afiliados certos a bordo. Isso significa aqueles com um público no espaço em que você espera crescer.

    Você pode procurar ativamente por aqueles que se encaixam em seu nicho ou por aqueles que se alinham aos valores de sua marca. Uma boa conexão será benéfica para ambas as partes.

    Crie materiais para seus afiliados

    Alguns afiliados exigirão garantias para ajudar a divulgar sua marca para seu público. Você precisará ser capaz de fornecer a eles imagens de alta qualidade em uma variedade de formatos e tamanhos. Eles podem precisar de logotipos ou banners digitais.

    Alguns podem exigir conteúdo de vídeo de seus produtos ou do próprio produto físico. Tudo isso vai depender de quem você se conecta e do seu nicho.

    Será útil ter o máximo possível de material promocional disponível ao convidar afiliados para participar de sua campanha. No entanto, leva tempo para entender completamente o que um afiliado pode precisar de você para tornar mais fácil sua capacidade de promovê-lo.

    Como começar no marketing de afiliados – Passos a tomar para afiliados

    Começando do zero ou incorporando seu negócio

    Se você está começando do zero, precisa concluir algumas etapas básicas antes de olhar para os programas de afiliados. Você precisa decidir sobre um nicho no qual está interessado e que tenha potencial para ganhar dinheiro.

    Então, você pode começar a construir seu público criando conteúdo relevante para este tópico.

    Quando você tiver construído um público, comece a pesquisar programas de afiliados que se encaixem em seu nicho e inscreva-se para aqueles dos quais seu público se beneficiará.

    Crie continuamente conteúdo em torno de seus programas e promova para seus seguidores, certificando-se de incluir o link de afiliado.

    Se você já tem um negócio, é principalmente uma questão de escolher um programa de afiliados para promover e divulgar para seus seguidores.

    Encontrando seu nicho

    A importância de escolher o seu nicho (o assunto ou a indústria em que deseja se concentrar) não pode ser subestimada. É uma das decisões mais importantes a se tomar, mas pode ser a mais desafiadora. Ao decidir, considere estes pontos:

    No que você já tem conhecimento? Por quais áreas você é apaixonado? As outras pessoas estão igualmente interessadas? Existem programas de afiliados para este assunto?

    O nicho tem um bom histórico de vendas de produtos/serviços? É lucrativo?

    Para responder a essas perguntas, você precisará fazer uma pesquisa detalhada, em vez de confiar no instinto.

    Um assunto no qual você está interessado é sempre um bom ponto de partida, pois é mais provável que você consiga escrever conteúdo semana após semana. No entanto, só porque isso o fascina, não significa que outros estejam igualmente interessados.

    Demanda dos clientes 

    A demanda de compradores em potencial é o aspecto mais importante, e você não pode confiar em suposições para avaliar isso.

    Você deve ter algumas idéias sobre o tipo de nicho que deseja desenvolver, mas como saber se há demanda de potenciais compradores? Executar algumas etapas pode ajudá-lo a descobrir se vale a pena prosseguir.

    • Verifique o volume de pesquisa. Você pode fazer isso usando a pesquisa por palavra-chave do Google ou um software semelhante para ter uma ideia de quantas pessoas estão procurando por seu nicho.
    • Procure produtos à venda no nicho. Se houver muitos, é um bom sinal.
    • Pesquise programas de afiliados. Se houver muitos para escolher, isso não apenas mostra que é um nicho popular e muito procurado, mas também haverá muitos produtos e serviços à venda. Ao ingressar em uma rede, como a Awin, você também pode encontrar informações adicionais sobre os produtos em relação às vendas até o momento e quantos afiliados estão vendendo cada produto.
    • Use o termo de pesquisa “[seu nicho] + programa de afiliados. Isso mostrará todos os resultados para empresas em seu nicho que oferecem programas de afiliados.
    • Confira outros sites e blogs em seu nicho, bem como páginas de mídia social. Há muita atividade online, como comentários, compartilhamentos, grande público?
    • Faça uma pesquisa de exibição de compras para ver quantos produtos existem no feed de compras do Google.

    Os resultados positivos dessas pesquisas demonstram uma demanda saudável por produtos no nicho escolhido, com muitos programas de afiliados à sua escolha. Tudo isso indica que você pode ganhar dinheiro como um afiliado em seu nicho preferido.

    Com o seu nicho decidido, é hora de se tornar um afiliado.

    Como posso me tornar um afiliado?

    Para se tornar um afiliado, você precisa se inscrever em programas de afiliado em seu nicho. Sua pesquisa deve ter exposto vários que se adequam ao seu público e têm potencial para ganhar dinheiro.

    Depois que sua conta for aprovada, comece a comercializar e promover suas ofertas. Para ser capaz de se autodenominar um afiliado, você simplesmente precisa fazer pelo menos uma venda por meio de um link de afiliado que você promoveu.

    Assim que tiver recebido a primeira comissão, você será oficialmente um afiliado.

    Como são pagos os afiliados?

    Conforme já mencionado acima, existem várias maneiras diferentes de pagar os afiliados. Isso geralmente depende do produto ou serviço que está sendo vendido e do valor desses produtos.

    As estruturas de pagamento comuns para afiliados incluem:

    Custo por venda (Taxa fixa): é onde uma comissão de taxa fixa é paga ao afiliado toda vez que uma venda é feita, independentemente do valor do pedido.

    Custo por venda (porcentagem/comissão): o valor da comissão paga é uma porcentagem do preço de venda ou do valor do pedido.

    Custo por Lead : Uma taxa fixa é paga toda vez que um lead qualificado ou consulta é feita.

    Custo por Clique: Uma (pequena) taxa fixa é paga cada vez que um clique é enviado ao site do anunciante pelo afiliado.

    A estrutura de pagamento usada depende muito de cada anunciante  e do nicho em que operam. Em alguns casos, os afiliados terão a opção de escolher entre diferentes estruturas de pagamento e serão incentivados de acordo.

    Em resumo…

    O marketing de afiliados pode ser um investimento muito eficaz e de baixo risco para ajudar a expandir seus esforços de marketing além da largura de banda tradicional de uma pequena empresa.

    Pelas razões listadas aqui, o marketing de afiliados quase sempre vale o investimento e pode levar sua loja online a novos patamares.

    Assim, quer seja alguém que está experimentando pela primeira vez para ter uma renda extra, ou um empresário que quer ver suas vendas aumentarem, esse guia ajuda você a dar os primeiros passos para ter sucesso com uma estratégia de marketing de afiliados.

    O post Marketing de afiliados: o que você precisa saber em 2021 apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

    Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Marketing de afiliados: o que você precisa saber em 2021. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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