Ads Top

Big Data é o futuro do seu e-commerce, e o futuro é agora!

Diariamente, são gerados 2,5 quintilhões de bytes em todo mundo. Movimentações financeiras, publicações de usuários e inúmeros conteúdos, dados que são de extrema importância para que as organizações consigam entender o comportamento e as reais demandas dos consumidores.

Em um mundo múltiplo conectado, dinâmico e competitivo, as organizações que conseguem se antecipar em tecnologia e variações mercadológicas sobrevivem à concorrência. E é este o objetivo real do gerenciamento de Big Data enquanto todo volume de dados – oriundos de diversos dispositivos, online ou offline, processos internos e todas as redes sociais – produzidos e armazenados por indivíduos e empresas, exigindo ferramentas de TI que possibilitam a captura, análise e arquivamento de dados, real time.

A principal vantagem em usar ferramentas especializadas em Big Data é a centralização e análise de toda massa de registros e dados. Com tudo isso armazenado, analistas conseguem descobrir novas tendências de mercado, detectar problemas ou oportunidades e trabalhar com o consumidor com precisão.

Ter um conhecimento prévio sobre as diversas possibilidades adotadas e entender as principais tendências garantem que sua marca vai se destacar no mercado e oferecer uma experiência ainda mais completa para o cliente.

Destaco as principais tendências da área que moldarão o futuro do seu e-commerce, do seu negócio.

1- Inteligência Artificial

O uso da inteligência artificial está mudando a forma como aprendemos, trabalhamos e compramos. Com a inovação voltada para entender os novos comportamentos dos usuários, a experiência em IA oferece múltiplas facilidades para esse consumidor.

De acordo com a Gartner, até o final de 2021 80% dos consumidores tomarão suas decisões de compra guiados por tecnologia de inteligência artificial.

2- Evolução do Dashboard

Com o big data mais incorporado nas organizações, o storytelling de dados não será apenas um painel visual, mas uma verdadeira experiência automatizada, intuitiva e dinâmica, simplificando cada vez mais a leitura de métricas e resultados do seu site.

Isso significa ganho de tempo e produtividade para gestores que precisam desses relatórios sempre em mãos. Cada área também conseguirá visualizar seus KPIs mais importantes com base em seu contexto, sua função e seu uso.

3- Decisões estratégicas mais inteligentes

Até 2023, mais de 33% das empresas terão analistas com foco nas decisões estratégicas e usando o big data como fonte facilitadora dos novos processos adotados pela organização.

A tomada de decisões tornar-se á ainda mais rápida e eficaz, com menos intervenção em cima de planilhas e planilhas de dados. Tudo integrado, automatizado e fluido, reunindo várias disciplinas para ajudar a projetar resultados, modelar processos, alinhar KPIs, executar ações e ajustar seu e-commerce, de acordo com os dados de comportamento do usuário final.

4- A nuvem se torna indispensável

Para estar cada vez mais na frente do mercado digital é essencial que todo armazenamento e análises sejam feitos com tecnologias cloud-based, ou seja, com implementação direta na nuvem.

Desta forma, os tomadores de decisão no seu e-commerce terão como aliados recursos que aprimoram as estratégias da marca e com foco na otimização de processos que antes tinham perda de tempo e energia para executar.

5- Analytics X Dados

Usamos dados e analytics para mensurar os principais indicadores do e-commerce, mas ambos são gerenciados separadamente. A colisão entre eles pode afetar diretamente as tecnologias ou os recursos, as pessoas e os processos.

Para convergir esses dois construtivamente, é preciso implementar ferramentas, recursos de dados e análises como analytics stack.

Além de todas as novas ferramentas, trabalhar a comunicação e a colaboração entre os universos de data science e analytics vai ficar mais simples e ágil.

6- Blockchain

A tecnologia de blockchain traz ao seu negócio uma série de benefícios, como a transparência financeira.

No universo de data science, o blockchain habilita novas ferramentas para rastreamento e gerenciamento de dados diretamente, garantindo, assim, mais vantagens competitivas.

7- Gerenciamento de estoque

Outra tendência facilitadora no universo do Big Data é na gestão de estoque, direcionando ações estrategicamente com base nas flutuações do mercado, registros de entrada e saída, prazos, quantidade de itens, precificação e por aí vai.

Com o monitoramento desses dados, se consegue avaliar todas as demandas principais da loja virtual, identificar sazonalidade e antecipar tendências, garantindo sempre que seu estoque esteja pronto para atender os consumidores.

Além de claro, identificar os produtos do seu mix com baixa saída e implementar promoções para liquidar.

8- Relacionamento

Um dos pilares do marketing é justamente o relacionamento com os consumidores, conhecer o público-alvo mais a fundo e segmentar campanhas para ser mais assertivo. Com o big data monitorando os dados do seu cliente, através de ações em seu site ou nas redes sociais, você consegue identificar padrões de comportamento, motivações, dores, desejos e necessidades reais do seu público.

Dessa forma é possível construir ações corretas e que impactem quem realmente precisa, construindo um relacionamento mais sólido.

O Big Data pode aumentar e impactar diretamente as vendas do seu e-commerce ao conseguir agrupar todos os dados necessários dos seus consumidores, cruzar com as tendências de mercado e criar ofertas pertinentes. O Big Data não é mais uma escolha, ele é o presente e o futuro das organizações que buscam inovação, diferenciação e um relacionamento sólido com os consumidores.

O post Big Data é o futuro do seu e-commerce, e o futuro é agora! apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Big Data é o futuro do seu e-commerce, e o futuro é agora!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.