As vantagens de adotar um servidor na nuvem

Com um bom servidor na nuvem para empresas, gestores devem ter percebido de imediato o quanto a solução rende economia ao orçamento corporativo.

Afinal de contas, o investimento em maquinários é reduzido, assim como a infraestrutura física pode ser menor, uma vez que não vai ser necessário alocar os robustos equipamentos dentro da empresa.

Vale destacar, também, a economia em licenças de software, energia elétrica e também em outros softwares.

Manutenção

Outro ponto de valor no servidor na nuvem é que você não precisa gastar, periodicamente, com manutenções. As atualizações são automáticas e você só precisa se preocupar em usar os dados compartilhados nesse tipo de serviço. Simples assim.

Mobilidade

Usamos esse exemplo anteriormente, mas vale o reforço para explicar essa vantagem do serviço de servidor na nuvem para empresas: a mobilidade gerada por ter os dados em uma solução digital.

Afinal de contas, com isso os colaboradores de uma organização podem acessá-los de qualquer lugar, bastando ter o acesso à plataforma. Isso favorece o home office e também o trabalho à distância para que todos tenham acesso às mesmas informações, atualizadas em tempo real para todos.

Escalabilidade

Imagine que uma empresa acabou de dar um salto de desenvolvimento e precisa reformular a quantidade de funcionários, dados compartilhados, clientes satisfeitos… Isso demanda mais espaço no servidor, certo?

Pois então, a facilidade com a qual o servidor na nuvem faz isso é impressionante. Imediata, quase, adaptando-se às suas demandas sem problemas para implementar.

O mesmo vale para os usuários que têm o hábito de encher a capacidade dos seus dispositivos móveis. Com o servidor na nuvem, o espaço é aumentado imediatamente, permitindo que você guarde seus arquivos favoritos — e muito mais — na nuvem.

Segurança

Camadas de proteção costumam servir de escudo para os serviços de servidor na nuvem. Com isso, os dados dos clientes permanecem em elevado grau de segurança. Sem falar que as possibilidades de backup tornam os seus arquivos ainda mais protegidos contra perdas, extravios ou mesmo roubos.

O backup, inclusive, é por si só uma medida extra de segurança. Os temores de que a perda de arquivos seja definitiva se encerram com a chegada do servidor na nuvem.

Tendência

Falar em tecnologia e tendência, hoje em dia, é bastante comum. No entanto, com o advento do Big Data, Inteligência Artificial e outras tecnologias, percebemos que o servidor na nuvem é também uma realidade já consolidada.

Precisamos de mobilidade, urgência e flexibilidade — coisas que um servidor físico não consegue proporcionar com a mesma eficiência, atualmente. Então, trata-se de um meio eficiente de colocar uma empresa em novo patamar com a aquisição desse tipo de solução digital.

Importante ainda destacar dois pontos relevantes:

  • O servidor na nuvem já faz parte da estrutura de TI. Tudo por conta das grandes tecnologias usadas, hoje em dia, que funcionam melhor com o auxílio desse tipo de serviço tão versátil;
  • O Brasil já está acompanhando essa transformação. Atualmente, o país é o oitavo colocado no ranking global de preparação para a nuvem. Isso significa que, com a popularidade do serviço, ele vai se tornar ainda mais acessível e eficiente, munido de mais tecnologia para os seus clientes.

Por isso, é seguro dizer que o servidor na nuvem é uma tendência, sim. Mas uma que chegou para ficar e já deu amplas amostras disso no mercado de TI.

Sustentabilidade

Sustentabilidade é também uma tendência definitiva. Demos passos importantes para reduzir o impacto das nossas ações no meio ambiente e, hoje em dia, muitas soluções móveis e digitais contribuem para essa redução.

O servidor na nuvem é uma delas. Afinal de contas, a necessidade de menos espaço, um consumo reduzido de energia elétrica e o impacto menor causado por sistemas de refrigeração (tão necessários para os servidores físicos, por exemplo) auxiliam amplamente na emissão reduzida de dióxido de carbono na atmosfera.

Sem falar que o servidor na nuvem encoraja os colaboradores a atuarem mais de casa, também, minimizando o impacto da sociedade urbana em tráfego constante nas ruas. Soa ganhos direta e indiretamente associados ao uso desse tipo de solução. O que vale a pena ficar de olho!

O post As vantagens de adotar um servidor na nuvem apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre As vantagens de adotar um servidor na nuvem. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages